Connect with us

Lucas do Rio Verde

Mês da Mulher é marcado por ações de combate a violência doméstica

Publicado

em

Fechando as ações do Mês da Mulher, a Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde organizou uma programação extensa para propagar os tipos de violência doméstica e os canais de denúncia.

Para fechar os trabalhos, na quarta-feira (27), por meio dos Centros de Referências de Assistência Social (Cras), territórios I e II, foram organizadas rodas de conversas com mulheres em acompanhamento dos serviços. A programação sob o tema Dia D – Assistência Social no Enfrentamento a Violência Contra as Mulheres é uma ação desenvolvida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e efetuada em Lucas do Rio Verde.

“Foram ações intensas para informar o mal que é a violência doméstica e dar voz a essas mulheres que já passaram por isso. A ação da Setasc vem somar com as nossas, para concluir o mês temático”, acrescentou a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.

Momento Mulher abrindo a programação (Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

Março iniciou com dois grandes encontros, o “Momento Mulher”, que reuniu mulheres servidoras públicas e da sociedade para se divertirem, confraternizarem, visando trabalhar a autoestima.

O Núcleo de Violência Doméstica realizou, no dia 11 de março, no auditório do Paço Municipal, uma palestra com a delegada de polícia do Estado de Mato Grosso, drª Juda Marcondes, que abordou o tema “Violência Doméstica Contra a Mulher: Feminicídio e os Fatores de Risco e Violência Psicológica”. 

Uma parceria entre a senadora Margareth Buzzetti, secretária de Assistência Social e Habitação Janice Ribeiro, presidente da Câmara de Municipal, vereadora Sandra Barzotto, resultou na Audiência Pública da Comissão de Direitos Humanos (CDH) – “Você não está sozinha – Debatendo o combate à violência doméstica”, com participação de autoridades nacionais e estaduais, entre elas, a primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Senado.

Projeto Precisamos Falar com servidores públicos (Foto: Ascom Prefeitura/Maíra Matos)

As comunidades de São Cristóvão, Groslândia e Itambiquara receberam palestras pela equipe volante do Cras sobre a invisibilidade do trabalho doméstico e a sobrecarga no cuidado com os filhos.

O Projeto Precisamos Falar – rodas de conversas promovidas pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou 15 encontros, sendo 3 momentos com os homens do Paço Municipal. O objetivo é falar sobre violência doméstica somente com homens.

Reuniões com mulheres em bairros e determinados grupos da sociedade também foram organizados, com objetivo de criar um espaço intimista para abordar o assunto.

Roda de conversa Momento Mulher nos bairros (Foto: Ascom Prefeitura/Maíra Matos)

Um encontro com mulheres servidoras públicas foi realizado pelo Espaço V.i.d.a.s (Valorização, Inclusão, Desenvolvimento Humano e Acolhimento dos Servidores), no dia 28 de março, com palestra e roda de conversa para debater o tema “O papel único da mulher e seus riscos”. Na ocasião, psicólogas que atendem no Espaço V.i.d.a.s promoveram o momento.

Organizado pela Polícia Judiciária Civil de Lucas do Rio Verde, o projeto Papo de Homem pra Homem foi realizado neste dia 28, pela manhã, no Pátio de Obras da Prefeitura para os homens servidores públicos, com o intuito de conscientizar e mitigar a ignorância sobre a Lei Maria da Penha e sensibilizar o público masculino.

“E fica um alerta para que possamos realizar esses momentos todos os anos e com ações que tragam a conscientização da nossa sociedade, da importância do tema, de nos unirmos realmente. Homens e mulheres, unidos para conseguirmos realmente combater esta violência doméstica que atinge tantas pessoas, principalmente as nossas crianças, mulheres e crianças”, concluiu a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Abertura dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses é marcada por animação

Publicado

em

Por

A abertura dos Jogos Escolares Mato-grossenses e os Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses na noite desta sexta-feira (26) surpreendeu o público e atletas que competirão até o dia 01 de maio nas modalidades de voleibol, basquete, handebol e futsal, nas categorias feminino e masculino.

A programação conta com jogos em cinco espaços esportivos da cidade, entre ginásios e quadras de escolas. Ao todo a competição inclui 1.200 atletas e dez (10) municípios da região, entre eles Ipiranga do Norte, Santa Carmem, Sinop, Lucas do Rio Verde, Vera, Cláudia, Tapurah, Sorriso, Nova Mutum e Santa Rita do Trivelato.

As melhores equipes classificadas durante a competição terão vaga garantida nos jogos estaduais, que também serão sediados em Lucas do Rio Verde no mês de julho.

Os Jogos Escolares são voltados para crianças e adolescentes de 12 a 14 anos. Já os Jogos Estudantis para atletas de seleções com idade entre 15 a 17 anos.

“Mais uma vez é uma grande satisfação que o nosso município vem a ser sede dos Jogos Regionais Estudantis, recebendo os atletas de todos os municípios aqui da região, com toda estrutura que eles merecem. O esporte transforma as pessoas e acompanhar isso de perto é uma honra, mostrando que Lucas Rio Verde está preparada sim para sediar jogos de grande número de atletas. Agradeço o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer que engrandece o evento desse porte”, reforçou o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz.

“Ser escolhido como município em nosso estado de Mato Grosso a sediar os jogos mostra que estamos no caminho certo pelos esforços e compromisso com o esporte na cidade. É com dedicação da equipe que proporcionamos ao cidadão luverdense a vivência das competições que trazem entretenimento para as famílias e para os atletas a oportunidade de crescimento e desenvolvimento” explicou o secretário de Esporte e Lazer do Município, André de Matto.

“Nós que estamos há muito tempo nessa militância na área do esporte, da Educação Física, sentimos honrados em estar aqui em Lucas do Rio Verde prestigiando essa linda festa. Ir a um jogo, não importa a modalidade, a sensação é sempre de ser a primeira vez, pela emoção que o esporte traz. E você vê no semblante dos atletas a emoção e a satisfação de estar aqui participando de um evento como esse”, elogiou o vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física da 17ª Região do Estado de Mato Grosso, Antonio Duarte de Figueiredo Neto (Toninho).

Para a execução dos hinos Nacional e de Lucas do Rio Verde, a cerimônia contou com a entrada das bandeiras pelos representantes da Guarda Civil Municipal. O Hino Nacional foi tocado e cantado pelos alunos da Associação Espaço Esperança.

A entrada do fogo simbólico e o acendimento da pira olímpica foi um dos momentos mais esperados. A tocha foi carregada pelas atletas paralímpicas do Viva Lucas.

Para o encerramento da abertura dos Jogos Escolares Mato-grossenses e os Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses, o evento contou com a participação dos Ginasloucos, que animou o público com show de enterradas – termo usado em basquetebol para identificar um arremesso no qual o jogador salta, atira a bola se pendurando no aro da cesta de cima para baixo com a mão que realiza o arremesso posicionada sobre ele.

Sobre os jogos

Os Jogos Escolares Mato-grossenses e os Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses envolvem handebol, voleibol, futsal e basquetebol. As partidas por modalidade foram distribuídas da seguinte maneira:

  • De maneira simultânea, as partidas terão início às 8h no sábado (27), com rodadas de handebol no ginásio Didé Martins. Já os jogos de voleibol serão no ginásio do Colégio La Salle. As disputas de basquetebol serão no ginásio da Escola Estadual ngelo Nadin. O futsal será dividido em dois locais, no Ginásio Pimpão e Rio Verde.
  • As modalidades podem ser conferidas na tabela em anexo a esta matéria e também podem ser assistidas pelo link – https://www.youtube.com/@Esportenatelamt

O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer e Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e Programa Viva Lucas.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora