Connect with us

MATO GROSSO

Mesa técnica do TCE-MT garante continuidade de obras do novo Hospital Júlio Müller

Publicado

em

Foto: Tony Ribeiro/TCE-MT

Por meio de mesa técnica, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) garantiu a continuidade da construção do novo Hospital Universitário Júlio Müller, em Cuiabá. Em reunião com representantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Secretaria de Estado se Infraestrutura (Sinfra), nesta quarta-feira (24), foi apontada a viabilidade de ajustes nos critérios de medições e pagamentos para a aquisição de equipamentos necessários ao serviço.

Com base em manifestação da Secretaria de Normas e Jurisprudência (SNJur), o assunto foi deliberado pela Comissão Permanente de Normas, Jurisprudência e Consensualismo (CPNJur), presidida pelo conselheiro Valter Albano, que relatou o processo. Constatou-se a legalidade de aditivo ao contrato 51/2020/00/00, celebrado com a empresa Consórcio Jota-Ele-MBM, responsável pela obra. 

“A situação não é nova no mercado de construções, mas não estava prevista no edital daquela licitação. Para formalizar a encomenda destes equipamentos é necessário pagar, ou inteiramente ou em parte, ao fornecedor. Então, o que se resolveu hoje é que governo e universidade poderão pagar pelo que a empresa desembolsar nestas aquisições, tão logo isso seja devidamente comprovado”, explicou o relator.

Albano também destacou que o consensualismo faz parte da visão estratégica da gestão do presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli. “Se isso não fosse feito, terminaria por ter que se encaminhar uma nova licitação, gastando mais anos e anos para a conclusão de uma obra tão importante. Desta forma se faz um controle externo que não é prévio, mas que é anterior a possível ocorrência de erros e fraudes.”

A mesa técnica foi requerida pela Sinfra-MT. “Essas discussões trazem um ganho imenso, tanto social, quanto financeiro, porque o estado deixa gastar e passa a ter as obras e os serviços equacionados, resolvidos. O Tribunal de Contas saiu na vanguarda, trazendo soluções para os problemas que os gestores públicos enfrentam”, explicou o titular da Pasta, Marcelo de Oliveira. 

Localizada na MT-040, o novo hospital é fruto de um convênio entre governo e UFMT. O investimento de R$ 218 milhões resultará em 58,3 mil metros quadrados de área construída e oito blocos, com 228 leitos de internação, 68 leitos de repouso, 63 leitos de UTI, sendo 18 pediátricos e 25 neonatais. Além disso, haverá 12 centros cirúrgicos, 85 consultórios, 45 salas de exame e 21 salas para banco de sangue e triagem.

Na reunião, a vice-reitora da UFMT, Rosaline Lunardi, avaliou que a mesa técnica foi essencial para superar um impasse jurídico que poderia resultar na paralisação dos trabalhos. “O maior beneficiário é a população, porque o hospital estará disponível em outubro de 2024, atendendo três vezes mais pacientes. A própria universidade também será beneficiada com um novo cenário para a formação de recursos humanos na saúde.”

Já o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson de Alencar, reforçou que a solução técnico-jurídica apresentada vai evitar demandas judiciais e extrajudiciais e potenciais prejuízos ao erário e à sociedade. “Esse ajuste contratual permitirá que o serviço seja realizado da forma mais rápida possível. E que no final de 2024 tenhamos um hospital universitário novo entregue à sociedade.”

Mesa Técnica

 As mesas técnicas são voltadas ao consenso e eficiência na solução de questões complexas relacionadas à administração pública. A ferramenta legitima o processo decisório e amplia a segurança jurídica aos fiscalizados, privilegiando ações de controle externo preventivo antes de processos sancionadores.

Instituídas em 2022, elas estão em consonância com a postura adotada pela Corte de Contas na gestão do presidente, conselheiro José Carlos Novelli, que vem estreitando o relacionamento entre o órgão e seus jurisdicionados ao prestigiar o diálogo e a cooperação.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Projeto de jiu-jitsu fortalece protagonismo e identidade cultural de estudantes indígenas em Brasnorte

Publicado

em

Por

A Escola Estadual Indígena Tapurá Irantxe, localizada no município de Brasnorte, tem promovido a integração entre educação, esporte e valorização cultural por meio do Projeto Tamukan. A iniciativa utiliza o jiu-jitsu como ferramenta de formação para estudantes, profissionais da educação e membros da comunidade do povo Manoki.

Desenvolvido no ambiente escolar, o projeto busca incentivar hábitos saudáveis, fortalecer a saúde física e mental, promover a defesa pessoal e contribuir para a prevenção da violência. A iniciativa também reforça a valorização da identidade cultural indígena, ampliando as oportunidades de desenvolvimento para crianças e jovens da comunidade.

Reconhecida como a primeira equipe indígena de jiu-jitsu de Mato Grosso, o Projeto Tamukan tem se consolidado como um espaço de aprendizagem, disciplina e fortalecimento do protagonismo juvenil. As atividades são realizadas sob orientação técnica do professor Felipe Tamuxi e contam com o apoio da gestão escolar.

De acordo com o diretor da unidade, Edivaldo Mampuche, o projeto nasceu da necessidade de oferecer aos jovens uma oportunidade de crescimento na própria comunidade. Ele destaca que, desde o início, a escola busca unir esporte, educação e cultura, fortalecendo valores como disciplina, responsabilidade e respeito, sem perder a conexão com as tradições do povo Manoki.

“Nosso objetivo, ao implantar o projeto, foi oferecer aos estudantes uma oportunidade de prática esportiva na comunidade, evitando deslocamentos e garantindo mais segurança para eles. Ao mesmo tempo, buscamos construir uma iniciativa que fortalecesse a disciplina, o compromisso com os estudos e a participação dos jovens nas atividades culturais e comunitárias”, disse.

Ainda segundo ele, “o jiu-jitsu tem se mostrado uma importante ferramenta de formação, contribuindo para o fortalecimento da identidade do povo Manoki e para o desenvolvimento dos estudantes”, completou o diretor.

Os resultados obtidos pelos atletas em competições esportivas refletem o trabalho desenvolvido ao longo do ano. Na etapa Norte do Campeonato Mato-grossense de Jiu-jitsu 2026, realizada na última semana, entre os dias 30 e 31 de maio, em Sorriso, a equipe conquistou sete medalhas: uma de ouro, uma de prata e cinco de bronze.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora