Connect with us

MATO GROSSO

MT Ciências leva interatividade e experiências científicas a estudantes de Juína

Publicado

em

A carreta do MT Ciências desembarca, nesta terça-feira (13.06), no município de Juína (745 km de Cuiabá), para uma série de ações junto a estudantes de municipais e estaduais, com o objetivo de popularizar o conhecimento científico.

O projeto faz parte do Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso, organizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), e conta com parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Dentro da carreta, os estudantes poderão experienciar atividades interativas e acessar a Sala de Tecnologia e Inovação, com óculos de realidade virtual e o planetário digital. Também serão disponibilizados outros dois ambientes externos.

Além disso, o circuito conta com experiências com microscópios, espelhos côncavos e convexos, câmaras escuras e o modelo de olho, vórtex e globos de plasma. Os visitantes ainda terão a possibilidade de presenciar experimentos de ilusões de óptica, anamorfose, além de um gerador Van de Graaff – que produz energia eletrostática e deixa os cabelos arrepiados.

Conhecerão as instalações os estudantes das escolas municipais Paulo Freire, José De Anchieta, Maria Hilda Panas e 9 De Maio. Também, das escolas estaduais Marechal Rondon e Dr. Artur Antunes Maciel, do Colégio Salesiano São Gonçalo de Juína e Colégio Presbiteriano de Juína. Os alunos do Instituto Federal de Mato Grosso também terão espaço na programação.

Os atendimentos vão ocorrer das 7h às 11h e das 13h às 17h, e seguem até sexta-feira (16), dia do padroeiro da cidade, quando a programação estará aberta para toda a população no período vespertino.

Na última semana, o circuito passou pelo município de Nova Mutum (240 km de Cuiabá), contando com a participação de mais de 1,8 mil estudantes. Outros municípios também vão receber o projeto, como Lucas do Rio Verde e Araguaína. Para acompanhar as ações, clique aqui.

MT Ciências

O MT Ciências é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, realizado pela Seciteci, em convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). As ações itinerantes têm como objetivo levar para os 141 municípios conhecimentos importantes que cercam a ciência e mobilizam o cotidiano das pessoas.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros combate princípio de incêndio em indústria de produção de algodão

Publicado

em

Por

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado, na noite desta quinta-feira (16 de abril), para atender a uma ocorrência de princípio de incêndio em uma instalação industrial de produção de algodão no Distrito Industrial de Campo Novo do Parecis (a 402 km de Cuiabá).

O 3º Núcleo Bombeiro Militar (3º NBM) recebeu o chamado por volta das 22h30. Ao chegar, os bombeiros constataram que a brigada de incêndio da própria empresa já realizava o combate inicial e que a situação estava controlada, com ações de resfriamento em fardos de caroço de algodão e em um galpão adjacente, evitando a propagação das chamas.

Os militares reforçaram o combate com o estabelecimento de uma linha pelo lado oposto do barracão, intensificando o resfriamento da área atingida. Também foi orientado ao responsável pela empresa que providenciasse maquinário para a remoção do material combustível.

Com o apoio de um trator, entre 35 e 40 fardos de caroço de algodão em combustão foram retirados e levados para uma área externa, onde foi realizado o rescaldo, eliminando focos remanescentes. As chamas foram completamente extintas por volta da 1h. Não houve registro de vítimas.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora