Empreendedorismo nas escolas de Lambari

Por DA REDAÇÃO 19/11/2019 - 12:38 hs

Sebrae e Prefeitura Municipal, apresenta Projeto JEPP e a Educação Empreendedora nas Unidades Escolares em Lambari D’Oeste. O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) foi desenvolvido na Escola Municipal Expedito Barbosa e na Escola Fernão Dias Paes.

No início do ano letivo de 2019 o Sebrae realizou a formação para os professores e corpo técnico de educação na sede do município de Lambari, sobre o programa, que foi aplicado no ensino fundamental, aos alunos com idade entre 6 e 14 anos no decorrer do ano.

Jovens Empreendedores 

O objetivo do Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) é incentivar o espírito empreendedor e a orientação para os negócios nas novas gerações. A metodologia se integra ao conteúdo em que a escola já aplica, e chega para agregar inovação, dinâmica, formas diferentes de ensinar, com capacitação em que o professor participa na íntegra, e multiplica na sala de aula; é o facilitador desse conhecimento e os alunos são os atores do JEPP.

De acordo com a secretária de Educação que implantou o projeto na época, Edineia Bento Gonçalves, o apoio e parceria com o Sebrae foi imprescindível para o município. Segundo ela,  o apoio do prefeito Edvaldo Santos e da primeira dama Maxlene foi imprescindível para o sucesso do programa..

A realização do Programa de Educação Empreendedora, trouxe uma perspectiva melhor para as escolas, com  resultados positivos, primeiro para a família que está recebendo um aluno com informações diferenciadas, voltando para casa e contribuindo com os pais, que fala de economia doméstica, ecologia, plantação, preço, planejamento, um aluno que está saindo da escola com mentes diferentes.

A coordenação do programa no município aproveita para agradecer e parabenizar, não apenas os professores, os técnicos, o pessoal de apoio, diretores e coordenadores, também todos os alunos pelo belíssimo trabalho com o projeto. Enfim, as escolas demonstraram que empreender se aprende desde cedo.

Agradecimento especiais para os consultoras de Educação Empreendedora do JEPP/Sebrae, Izabel Cristina Faneli de Paula e Gleice Simone Faneli do Nascimento, que revelaram que ser um professor empreendedor é investir onde se está, é investir na profissão, é ser um cidadão empreendedor e investir na comunidade. 

“O Programa de Educação Empreendedora vem justamente com esse viés de transformar a educação, não somente trabalhar a questão do empresariado, mas o intra empreendedorismo, transformar pessoas em empreendedores, que esses jovens possam

sair da escola querendo empreender na comunidade, achar soluções solidárias para que possam sair da escola sendo cidadãos empreendedores”, comentou Edinéia.

No final, foi realizada uma feira de tudo que foi produzido em sala de aula. Esse foi o momento de dar resposta para a sociedade e para os pais. As crianças venderam e praticaram todos os comportamentos que aprenderam durante a capacitação, e o recurso da venda dos produtos pode ser revertido num benefício para a escola. Esse é o momento, de realmente, buscar conhecimento e transformar. .

O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) foi apresentado nas quadras das escolas municipais.