Ampara faz concurso de vídeo para comemorar Dia Nacional da Adoção

Por Nadja Vasques 12/05/2020 - 13:44 hs

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Em tempos de pandemia de coronavírus, grupos de apoio à adoção de todo o país têm adotado diferentes estratégias para marcar o Dia Nacional da Adoção, 25 de maio. Sem poder realizar qualquer evento público que leve a sociedade a refletir sobre a necessidade de cada indivíduo pertencer a uma família que lhe dê amor e cuidados, a Associação Mato-Grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara) está promovendo o I Concurso de Vídeo com o tema “Eu apoio a adoção”.

Presidente da Ampara, Lindacir Rocha Bernardon explica que em todo o país, o mês de maio é marcado pela luta de todos os grupos de apoio à adoção para que cada criança e adolescente tenha um lar de amor. A cada ano, a entidade realiza em maio um grande evento, com capacitações, caminhadas, e outras atividades que coloquem a adoção em foco. No entanto, em razão do isolamento social causado pela Covid-19, a ideia foi realizar um concurso de vídeo, onde qualquer pessoa, de família adotante ou não, possa expressar o motivo de apoiar a adoção.
 
Segundo Lindacir, os vídeos precisam ser curtos, de no máximo 60 segundos, e devem ser enviados para o endereço eletrônico amparacba@gmail.com. Os vídeos serão disponibilizados na página da Ampara www.ampara.org.br. A seleção dos melhores vídeos será por votação pública e os três primeiros colocados receberão um kit de brindes da Ampara (camiseta, caneca e um livro). “Essa ação visa envolver a sociedade no fortalecimento da cultura da adoção legal e responsável, sem mitos e preconceitos”, ressaltou Lindacir.
 
Presidente da Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção (Angaad), Sara Vargas considerou brilhante a ideia da Ampara de realizar um concurso de vídeo. “Já que não podemos caminhar nas ruas, vamos caminhar nas redes socias”. Ressaltou ainda a importância de cada grupo de apoio definir novos caminhos e estratégias para marcar o mês e o dia em que se comemora no Brasil o Dia Nacional da Adoção, instituído em 1996.