Ex-prefeito destaca luta dos pioneiros

Por DA REDAÇÃO 14/05/2020 - 20:54 hs

Da Redação
O município de Mirassol D'Oeste celebra no dia 14 de maio de 2020 seus 44 anos de independência política e administrativa. A data é lembrada com muito orgulho pelos personagens da luta pela emancipação do município. Um dos pioneiros que lutaram pela independência é Edvaldo Rodrigues Paiva, que também se elegeu prefeito, com a execução de grandes obras de infraestrutura básica até hoje lembradas pela população local.
Neste mês de independência do município, Edvaldo faz questão de ressaltar a data e cumprimentar toda a população. "Parabéns Mirassol D'Oeste, que vi nascer,  crescer e se tornar emancipado há  44 anos, com muita luta e determinação das lideranças políticas locais e de usa gente trabalhadora", celebra o pioneiro.
Edvaldo Paiva faz questão de lembrar e citar outras personalidades que estiveram na linha de frente de todo o processo de luta, entre eles Samuel Greve, Amadeu Tamandaré, Airton Reis e Hamilton Reis e Dr. Ivo. "Foram bravos guerreiros que tornaram um sonho realidade, com muita luta e determinação", enfatiza Edvaldo.
A luta obrigou uma comissão local se deslocar até Brasília para pressionar os representantes federais de MT e o governo central. Antes, eles passaram uma semana em Cuiabá para garantir que um plebiscito pela emancipação fosse validado, mas sem sucesso.
Paiva lembra que, diante do  não reconhecimento da votação local, uma comitiva foi formada e três automóveis se dirigiram para a capital federal. " O recurso final seria Brasília e nós fomos atrás do nosso objetivo e da nossa população", recorda o pioneiro."Saímos no sábado de Mirassol e chegamos no domingo em Brasília: Eu, Toninho Braga e Dr.Hélio no meu corcel azul; Dr. Ivo, Dr. Queiroz e Samuel Greve, no corcel GT; e Dr. Deomar Afonso, Gerson Clemente e Durvalino Serrano, em um Fusca bordô", relembra Edvaldo.
O pioneiro relata que foi uma semana de luta em Brasília. "Na sexta-feira tivemos a boa notícia que era matéria política e dependia do governador. Na época, o então governador José Garcia Neto determinou a  Assembleia que marcasse sessão extra para sábado, que ele criaria o nosso querido município O deputado Nelson Ramos, então presidente da Assembleia imediatamente convocou os deputados e  um avião foi em Brasília buscar o deputado Airton Reis para juntos com os demais deputados,  criarem, em 14 de maio de 1.976, os municípios de Mirassol D'Oeste  e Vicentina, hoje no Mato Grosso do Sul", detalha.
Para Edvaldo Paiva, comemorar os 44 anos de Mirassol D´Oeste é um orgulho, por ter participado dessa luta e da história e continuar vivo. Além do município, Edvaldo também celebra seu nascimento na data de 14 de maio, completando 72 anos (por erro, foi registrado com outra data) . "Me sinto feliz e orgulhoso pela saúde e vida útil e sempre participando dessa história", comenta Edvaldo, lamentando a partida de outros "heróis" pela emancipação, que não estão mais vivos. "Graças à Deus estamos aqui para relembrar a verdadeira história do no nosso querido município", agradece o pioneiro, ex-prefeito e até hoje uma da mais expressivas e importantes lideranças políticas de Mirassol D'Oeste.