CASA DO ARTESÃO É OPÇÃO PARA COMPRAR PEÇAS ARTESANAIS VALORIZANDO A ARTE
A Casa do Artesão de Mirassol D'Oeste-MT é bem mais que um lugar comercial.
A Casa do Artesão de Mirassol D'Oeste-MT é bem mais que um lugar comercial.
Por: Cleo alves
Criado em 2014na administração Elias Mendes Leal Filho, o projeto foi uma iniciativa da então primeira dama e secretária municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Iris Marques Leal.
Dona Íris admirava os trabalhos artesanais desenvolvidos pelas mulheres rurais e quis oportunizar não somente a exposição, mas principalmente a venda desses trabalhos não apenas no encontro anual de mulheres rurais, mas todos os dias na sede do município.
O projeto foi aprimorado e passou a incluir as artesãs da zona urbana.
Quando foi inaugurado no dia 14 de maio de 2014, a Casa do Artesão contava com 35 participantes.
O poder público municipal cedeu o espaço para o funcionamento, no entanto a pessoa responsável pelo atendimento diário ao público, seria de responsabilidade das artesãs.
O revezamento, entre elas, foi a saída encontrada para manter a Casa, porém as mulheres rurais, enfrentando inúmeras dificuldades de locomoção até à sede, dentre outros empecilhos, acabaram por desistir do projeto.
Atualmente a Casa do Artesão conta com 12 ( doze) integrantes, sendo 4 ( quatro) de comunidades rurais.
A reportagem procurou a Casa do Artesão para falar sobre o assunto e as dificuldades enfrentadas pelas artesãs. Dona Geni Fernandes da Cunha Leite, com o aval das demais, informou que a Casa do Artesão sempre esteve e sempre estará de portas abertas, à disposição, de todos os artesãos, sejam eles da cidade ou do campo, desde que estejam dentro dos limites do município de Mirassol D'Oeste.
Enfim, a Casa do Artesão de Mirassol D'Oeste, como foi colocado no início, é bem mais que um lugar comercial. É um espaço aconchegante onde, além dos trabalhos expostos, os visitantes encontram a história de cada artesã, em suas criações detalhadamente elaboradas pelas suas próprias mãos, moldadas pela satisfação em fazê -las e, principalmente, carregadas de esperança de um dia, o mais breve possível, ver esses trabalhos artesanais serem notados e valorizados por quem ali chegar.
Sem sede própria, a Casa do Artesão está em pleno funcionamento na Praça Ataíde Pereira Leite, no espaço cedido pela prefeitura, na administração Euclides da Silva Paixão, (onde anteriormente funcionava a Biblioteca Municipal), de segunda à sexta-feira das 08 às 11 horas e das 13 às 17 horas.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.