O prefeito Hector Alvarez, de Mirassol D'Oeste, declarou estar esperançoso com a vacina, mas que ainda não é possível precisar a quantidade de doses que o município receberá.
Apesar da realidade tão próxima da vacinação, o prefeito disse que será preciso tomar outras medidas, que serão definidas no Comitê de Enfrentamento à Covid-19, que é formado por representantes de vários segmentos da sociedade. Essas medidas serão necessárias, segundo ele, devido "ao aumento abrupto e escancarado de casos de Covid-19 registrados nos últimos dias ".
"Esse aumento já era esperado por causa das festividades de final e início de ano" continuou o prefeito, esclarecendo ainda que, " juntamente com os prefeitos de, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos e Araputanga, estivemos na capital Cuiabá em uma reunião com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, para reivindicarmos o aluguel de mais 5 leitos de UTI do Hospital São Luís"." O secretário nos informou, pesaroso, que não tem mais leito de UTI " lamentou Hector, que é vice-presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde vai começar uma campanha de mobilização prol a conscientização da população para os riscos de se quebrar o distanciamento social. Para tanto, o prefeito Hector adiantou que o município busca parceria com as empresas instaladas no município e que vêm ajudando desde o início da pandemia.
Outra medida será a compra direta de hipoclorito para promover a limpeza das ruas e repartições públicas, como o Crass e o Creas, onde é grande o fluxo de pessoas. De acordo com o prefeito, 95% dos servidores lotados nesses locais, contrairam o SARS-CoV-2.
O prefeito aumentou a equipe do Centro de Covid-19, com mais um médico, um enfermeiro e um técnico e,"dentro do Hospital Samuel Greve, colocamos mais um médico ", informou.
"São duas portas no HSG", disse ele, " uma para urgência, emergência e ambulatório e outra para atendimento aos pacientes com sintomas de Coronavírus após o horário de expediente do Centro de Covid-19".
Ao ser indagado sobre a divergência de números de óbitos entre o Boletim Epidemiológico do Estado e do município, o prefeito já solicitou providências junto a Vigilância Epidemiológica para sanar o equívoco, "esteja ele de que lado estiver".
O Boletim do Estado de Mato Grosso registra 33 óbitos em Mirassol D'Oeste e o Boletim Municipal registra 32 mortes por Coronavírus no município.
Nota: o número de óbitos no Boletim Epidemiológico do município da data de 18 de janeiro já saiu com a correção, constando 33 óbitos, assim como no Boletim do Estado.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.