Connect with us

Sinop

Saúde Além: projeto faz levantamento e leva tratamento aos pacientes acamados

Publicado

em

O Projeto “Saúde Além” foi idealizado pelo departamento de Assistência Farmacêutica, com apoio da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde e de professores e alunos do curso de enfermagem, integrantes do GEPFEC (Grupo de Estudo e Pesquisa em Feridas e Curativos) da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Sinop. O projeto segue modelo do programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde.

O objetivo é caracterizar o perfil clínico epidemiológico da população acamada atendida na Atenção Básica e propor estratégias de melhorias da assistência de saúde, com foco na prevenção e tratamento de lesões de pele na população de acamados do Município. Uma pessoa acamada é uma pessoa que, por algum motivo, seja por doença, acidente, recuperação, entre outros, perdeu a mobilidade ou está com mobilidade reduzida.

O projeto piloto foi na UBS Primaveras, em maio deste ano. A unidade é responsável por atender usuários dos bairros: Primaveras, Residencial Norte e Parque das Araras, que somam uma estimativa de mais de 10,6 mil pessoas, deste total 1,6 mil são idosos, o que representa 12% da população idosa de Sinop. Até o momento 35 acamados estão sendo atendidos, com idades entre 10 a 99 anos.

A diretora da Assistência Farmacêutica, Ana Pala Muller, explica que a ideia surgiu como oportunidade de atender o paciente com demanda de cuidados específicos e promover o levantamento dos custos envolvidos com os insumos, de forma que os recursos disponíveis sejam aproveitados da melhor forma, em benefício ao paciente.

“O atendimento domiciliar é feito por uma equipe multiprofissional, composta por farmacêutico, nutricionista, psicóloga, enfermeiro, médico e assistente social, conforme demanda e dentro do calendário de agenda de visitas da unidade básica. Após as avaliações iniciais, são montadas estratégias de atendimentos em cada segmento profissional, proporcionando ao paciente um acompanhamento específico e com uso dos insumos de maneira mais eficaz. Pacientes que apresentam as lesões de pele, mais conhecidas como úlceras de pressão, são acompanhadas paralelamente pelo projeto de feridas e curativos, que fazem as orientações aos cuidadores e avaliam os progressos de cicatrização”, explicou.

O grupo de pesquisa GEPFEC é coordenado pelas professoras Patrícia Reis e Jânia Anchal, que dão suporte técnico e científico, para o levantamento de pacientes acamados e capacitando os profissionais da UBS para dar continuidade no tratamento. “Com o estudo piloto foi possível levantar a demanda das necessidades dos acamados dessa área. E os resultados possibilitam para a equipe a elaboração do plano terapêutico singular, que é um plano de atendimento em conjunto com toda a equipe da unidade, tornando assim assistência de saúde para esse paciente, para a família e os cuidadores uma forma de saúde mais integral e humanizada. O projeto já trouxe resultados positivos, proporcionando um melhor cuidado, efetividade no tratamento e cura de muitos deles”, enfatizou Patrícia Reis.

A coordenadora da Saúde da Pessoa Idosa e da Rede de Atenção a Doenças Crônicas, Karen Araújo de Souza Queiroz, destaca a importância desta parceria para o município. “O Projeto Saúde Além complementa o que a Atenção Primária à Saúde já vem realizando, que é o cuidado do usuário até mesmo no domicílio. Em Sinop temos muitos pacientes acamados que não conseguem ir até a unidade básica. O Projeto então leva para a casa do paciente vários profissionais além dos que já tem na unidade, proporcionando um tratamento mais integral”, pontuou.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue Lendo

Sinop

Projetos de Lei aprovados na Câmara atendem demandas dos servidores, criam cargos para concurso público e reestruturam secretarias

Publicado

em

Por

Os quatro Projetos de Lei encaminhados pela Prefeitura Municipal à Câmara foram aprovados pelos vereadores, nas últimas sessões legislativas, realizadas nos dias 25, 27 e hoje, terça-feira (02). Os Projetos tratam sobre correções pontuais nas carreiras dos servidores, criação de novos cargos para concurso público, que representam avanços significativos nas categorias funcionais, bem como desmembramento de secretarias, que vão trazer mais autonomia, recursos e desenvolvimento de áreas de grande importância para a consolidação do município como capital do nortão. Os projetos obtiveram pareceres favoráveis do jurídico e de todas as comissões os quais foram avaliados e foram aprovados com votos do presidente do legislativo, Paulinho Abreu e dos vereadores Juventino Silva, Célio Garcia, Lucinei Amaro, Toninho Bernardes, Celsinho do Sopão, Dilmair Calegaro e Moisés do Jardim do Ouro.

Um dos projetos, que foi aprovado em 2ª votação hoje, é o complementar N° 002/2024, que tem como objetivo estruturar os cargos da Administração Pública Municipal, pautado no desenvolvimento do município e no aprimoramento dos serviços prestados à comunidade. O Projeto autoriza a transformar, sem aumento de despesa, os cargos em comissão e funções de confiança, e ainda, ampliar o quantitativo de cargos e Secretarias, de 11 para 13, uma medida necessária para fortalecer o desenvolvimento, atraindo mais recursos, através da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, e melhorando a capacidade de gestão, com fortalecimento da Secretaria Educação, que passa a se dedicar exclusivamente à educação das novas gerações, competindo à nova Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo desempenhar com mais autonomia as ações da pasta. Também foi apreciado e aprovado pelos vereadores o projeto de Nº 009/2024, que cria a Corregedoria e Ouvidoria no âmbito da Guarda Civil Municipal, para atender as exigências da Lei Federal 13.022 de 2014 e da Polícia Federal.

Na sessão legislativa da última segunda-feira (25), outros dois projetos do executivo (007/2024 e 008/2024 ) foram votados e aprovados. As minutas foram encaminhadas pelo executivo à Câmara, após vários diálogos com os servidores, vereadores e aprovados em assembleia por representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, atendendo as demandas prioritárias apresentadas pela instituição. Um ponto importante dos projetos, é a criação de mais de 600 novas vagas, o que permitirá a realização, pela Prefeitura de Sinop, de um grande concurso público, para otimizar recursos, valorizar os servidores, corrigir distorções em algumas categorias e dar força à máquina pública. Os projetos representam avanços nas pautas prioritárias das categorias de classe que há anos vinham sendo demandadas sem êxito, sendo elas das áreas da saúde, educação, obras e fiscalização. Também foram reativados vários cargos em vacância, que haviam sido extintos, como motoristas, operadores de máquinas, entre outros.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora