Connect with us

Sorriso

Novo boletim aponta que casos de dengue estão aumentando

Publicado

em

Equipe pede que população inclua na lista das atividades de confraternização da Páscoa dez minutos para percorrer o próprio quintal

A Secretaria de Saúde divulgou nesta quinta-feira, 28 de março, o boletim 03/2024 com dados da dengue. E os números alertam: é necessário ficar de olho, pois o índice de infestação está aumentando em vários pontos do Município. Os casos também aumentaram: no dia 26 de fevereiro os relatórios apontavam para 17 confirmações; hoje, pouco mais de um mês depois são 86 casos positivos para dengue. Há ainda um registro de Zika em janeiro e dois casos de Chikungunya, sendo um em janeiro e outro em fevereiro.

Entre os pontos que levantam preocupação está o Assentamento Jonas Pinheiro com índice de infestação de 16,06 para o Aedes aegypti. Já o Residencial São Francisco fechou em 13,04% no último levantamento; no Loteamento do Valo o índice foi de 10,34%; no Industrial Nova Prata o número chegou a 10,15% e no Fraternidade a 9,3%; todos índices de alto risco. Independente da área – urbana ou rural – o índice aceitável pelo Ministério de Saúde é de até 1%.

“Desde o início do ano vínhamos alertando para a necessidade da colaboração de todos para evitarmos o aumento no número de casos, precisamos interromper o ciclo de proliferação do mosquito”, alerta a coordenadora de Vigilância em saúde, Taynná Vacaro. “E para isso precisamos da colaboração de todos; todos somos responsáveis por nossas casas, nossa cidade”, diz.

Por isso, o pedido é que na lista das atividades de confraternização da Páscoa a população inclua dez minutos para percorrer o próprio quintal. “Encontrou água parada? Elimine! Há lixo no quintal? Descarte corretamente. Tem caixa d’água à céu aberto? Tampe! São todas ações simples que podemos e devemos tomar por hábito fazer”, reforça.

Além do aumento de casos e do índice larvário, outra preocupação é a quantidade de lixo encontrada nos quintais e relatada pela equipe de ACEs. São situações em que o acúmulo de lixo também esconde animais peçonhentos como cobras, ratos, aranhas, escorpiões, dentre outros.

“Nossa equipe orienta, pede que o morador elimine esses focos de lixo, mas há casos extremos, inclusive reincidentes em que precisamos comunicar o NIF (Núcleo Integrado de Fiscalização) para acompanhamento e multa”, detalha a coordenadora do departamento de Vigilância em Saúde Ambiental, Claudete Damasceno. Hoje, 47 agentes de combate a endemias atuam diretamente à campo.

Confira algumas dicas da equipe para por em prática na Páscoa:

✅ Retire os pratinhos nos vasos de plantas e faça furos nos vasos para vazar a água;

✅ Coloque terra ou areia até a borda nos vasos;

✅ Mantenha a caixa d’água fechada;

✅ Retire as embalagens plásticas ou celofane usados em flores e arranjos naturais e de plástico;

✅ Não deixe recipientes como copos, garrafas, embalagens ou sacos plásticos pelo quintal;

✅ Descarte o lixo somente em lugares adequados – essa dica vale para quando você estiver na rua também;

✅ Verifique a situação das calhas de sua residência;

✅ Use repelentes; cuide-se.

E para dar aquela mãozinha na limpeza do quintal, a Prefeitura oferta o serviço de coleta de resíduos sólidos – confira aqui o calendário; em que são recolhidos móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; assim como restos da limpeza de jardins (folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada). “O que não pode é deixar de cuidar”, completa Claudete.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Alunos da rede municipal de ensino participam do Projeto Filhos no Campo

Publicado

em

Por

Projeto que trabalha com crianças de escolas municipais, mostra o dia a dia do campo é desenvolvido com crianças de nove a doze anos

Uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) leva a primeira turma do 5º ano, ao sítio Via Láctea, no Assentamento Jonas Pinheiro (Poranga).

O projeto tem como objetivo apresentar o universo do agronegócio às crianças, despertando nelas o interesse por futuras profissões no meio rural, bem como realizar atividades de caráter educativo e recreativo contribuindo para o desenvolvimento social e cultural das crianças, proporcionando a elas o conhecimento da realidade dos modelos de produção agropecuária do estado, despertando o interesse e vivenciando o dia a dia de uma propriedade rural que produz alimentos.

Nesta sexta-feira (17), os alunos da Escola São Domingos visitaram o sítio Vila Láctea, administrado pela produtora rural Rita de Cássia Pinto Hachya, primeira produtora de queijo do estado a receber o Selo Arte.

No sítio, os estudantes conheceram o cotidiano das pessoas, como a produção de leite e seus derivados, em especial queijos, cuidado com os animais e a relação com o meio ambiente.

Acompanharam os alunos as coordenadoras de Setor Projetos, Ivanete Ferro e Simone Macieiski Nicolak; a coordenadora, Roselene Barboza; o orientador escolar, Rodrigo Hahn e professores do 5º ano.

A secretária de Educação, Lúcia Drechsler, acompanhada da adjunta Roberta Novelo de Bem marcaram presença no evento.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora