Connect with us

POLÍTICA

Novo programa da TVAL vai destacar as artes visuais e plásticas mato-grossenses

Publicado

em

O novo programa da TV Assembleia, Cores do Cerrado, vai contar a história das artes plásticas e visuais de Mato Grosso dando espaço e voz a seus artistas. A estreia da primeira temporada, que acontece no próximo sábado (27), às 13h15, será com Dalva de Barros, a mestra dos mestres. Dalva fez da tela um lugar para encantar e provocar, usando o pincel como instrumento artístico e político para retratar cenas do cotidiano, celebridades da vida comum e pessoas do povo.

A artista começou a pintar ainda criança, no sítio da família. Com a vocação, ou talento, identificado, ela foi estudar na Fundação Armando Álvares Penteado, em São Paulo, e depois na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. A primeira inspiração de Dalva de Barros veio do artista holandês Vicent Van Gogh, quando o viu em um filme ainda na infância. Mas a descoberta de Dalva enquanto artista veio a partir do reconhecimento da escritora e crítica Aline Figueiredo, responsável por organizar a primeira exposição da artista.

Dalva é considerada um ícone das artes mato-grossenses. Foi instrutora no Ateliê Livre, onde atuou ao lado de grandes artistas do estado e, entre outros motivos, escolhida para abrir a primeira temporada do programa Cores do Cerrado. Além de Dalva de Barros, mais 22 artistas participarão das duas temporadas preparadas pela TV Assembleia em parceria com a produtora Monkey Filmes. A seleção dos artistas traz representantes da nova geração e artistas já consagrados.

A produtora Bruna Obadowski, explica que a ideia era mesclar entre novos artistas e aqueles mais renomados, buscando representatividade e expressão em diferentes segmentos das artes plásticas e visuais. “Desde o convite para participar do programa, os entrevistados já ficaram felizes com a oportunidade de falar sobre o trabalho deles, a trajetória, as técnicas, a construção poética e artística de suas obras. Todos ficaram empolgados e reconheceram a iniciativa da TV Assembleia, enquanto TV pública, em dar um espaço para a cena cultural local”, afirma Bruna, que dividiu a produção com o assistente Luiz Merij.

Este será o quinto programa da TV Assembleia com foco na divulgação e no registro da cultura local. Além do “Cores do Cerrado”, a TV também já apresentou temporadas do Palavra Literária, Palco pra Dois, Em Cartaz e Todos os Ângulos, voltados para representantes da literatura, da música, do teatro e do cinema. 

O secretário-adjunto de Comunicação da ALMT, Everaldo Jota, explica que faz parte da política da Assembleia, por meio da Secom, utilizar os canais de comunicação pública para promover a cultura, sobretudo a arte que não tem espaço nos canais comerciais. “É função da TV Assembleia, da Rádio e de todos os canais de comunicação pública, democratizar o acesso à informação e à produção cultural da comunidade onde está inserida. Ao registrar e divulgar essa produção, nossos artistas e seus trabalhos, se fortalece e valoriza a cultura local, a memória e as tradições de um povo”.

O programa Cores do Cerrado será exibido aos sábados 13h15, com reprises às 21h15 e aos domingos, nos mesmos horários. A primeira temporada terá 12 episódios e haverá uma segunda temporada, ainda sem data de estreia, com 11 episódios.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Fonte: ALMT – MT

Continue Lendo

POLÍTICA

CST do Esporte é instalada na ALMT

Publicado

em

Por

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) instalou, nesta quinta-feira (9), a Câmara Setorial Temática (CST) do Esporte, requerida pelo deputado Beto Dois a Um (União). A CST tem 180 dias para concluir os trabalhos, podendo ser prorrogada por igual período. Na oportunidade, o parlamentar entregou três moções de aplausos a campeões do atletismo.

Durante sessão de instalação, o deputado Beto Dois a Um disse que a cultura e o esporte são pautas importantes para a sociedade. “Essa CST do Esporte é inédita aqui na ALMT. Estamos instalando ela hoje e será um fator de transformação social sendo discutida, para que políticas públicas permanentes se façam presentes em nosso estado e, assim, o esporte continue crescendo e avançando cada vez mais”, enfatizou o parlamentar.

O 2º vice-presidente do Conselho Federal de Educação Física (Confef), Carlos Alberto Eilert, falou da importância desta CST que poderá defender as pautas do esporte. “Hoje temos mais de 10 mil profissionais de educação física registrados. Acredito que as discussões voltadas a esse tema vão alavancar, principalmente, o esporte amador. Precisamos incentivar, conversar e viabilizar fundos para que o esporte em Mato Grosso possa alcançar altos níveis de competições”, explicou Eilert.

Edson Luiz Manfrin, presidente do Conselho Regional de Educação Física, CREF 17, falou que esse momento de instalação dessa CST do Esporte é um momento inédito para Mato Grosso. “O profissional de educação física está inserido diretamente no esporte. Temos pautas importantes a serem discutidas na CST, uma delas é a prática do esporte na escola. E essas reuniões futuras serão importantes para trazermos todos esses assuntos”, completou Manfrin.

Público lotou o Plenário da Assembleia Legislativa.

Foto: GILBERTO LEITE DE OLIVEIRA

Para o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, “a CST vai possibilitar dar voz ao esporte de todos os setores. Vamos debater aqui, por exemplo, a lei do Bolsa Atleta, para que possamos aperfeiçoar e dar mais alcance, além de ouvir os segmentos, os treinadores, árbitros e os atletas. Assim poderemos avançar no esporte máster, no profissional e no amador”.

Maurren Maggi, a primeira mulher brasileira a ter conquistado uma medalha de ouro olímpica em provas individuais, em 2008, em Pequim, recebeu moção de aplausos do deputado Beto Dois a Um.

“Agradeço a homenagem recebida hoje na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Além disso, as discussões do esporte, da educação, têm que continuar em qualquer plataforma governamental. Isso precisa ser pensado como uma política de Estado e de uma forma que gere desenvolvimento na economia. Cuiabá é uma das principais metrópoles que recebem o esporte de uma maneira nacional. Tivemos no ano passado o Troféu Brasil de Atletismo, esse ano o Campeonato Ibero-Americano, que está sendo agora este final de semana, e são competições importantes que podem dar visibilidade mundial para o esporte local”, explicou Maurren.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Fonte: ALMT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora