Connect with us

POLÍCIA

Operação Golpes S.A prende grupo criminoso que fez vítimas em 11 estados

Publicado

em

A Operação Golpes S.A., da Polícia Civil de Goiás, cumpriu nesta quinta-feira (29.08), com apoio da Polícia de Mato Grosso, mandados de prisão e de buscas em Cáceres contra investigados pelos crimes de fraude eletrônica, associação criminosa e lavagem de capitais.

Foram cumpridos 24 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão em Cáceres (MT) e outras seis cidades de Goiás – Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Caldas Novas, Piracanjuba e Firminópolis. Também foram bloqueadas mais de 240 contas bancárias dos investigados.

As ordens judiciais foram cumpridas por equipes da Delegacia Estadual de Investigações Criminais, Garra e Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes da Polícia Civil goiana junto com a Delegacia Regional de Cáceres.

A investigação de Goiás desarticulou um grupo criminoso especializado na prática de diversas modalidades de estelionato, como o falso número, golpe do intermediário, falso aluguel, e falso boleto; e ainda identificou a lavagem de capitais, mediante sucessivas transações financeiras.

Foram identificadas 25 vítimas em 11 estados e no Distrito Federal, o que confirma a atuação nacional do grupo criminoso altamente especializado.

A Polícia Civil goiana apontou que os criminosos formavam quatro núcleos distintos:
. Núcleo da engenharia social, responsável pelo contato com as vítimas e aplicação das fraudes;
. Núcleo dos “conteiros”: responsáveis por fornecer, mediante aluguel, contas bancárias para recebimento dos valores obtidos fraudulentamente;
. Núcleo de lavagem de capitais: responsáveis por fornecer contas bancárias e executar as sucessivas transações financeiras;
. Núcleo captador: responsável por integrar, agindo como elo, todos os demais núcleos, sem que uns tivessem contato com os outros.

Após o cumprimento dos mandados, os presos foram encaminhados a unidades prisionais nos respectivos estados e permanecem à disposição do Poder Judiciário.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo

POLÍCIA

Policiais civis de MT participam do curso básico de segurança de autoridades

Publicado

em

Por

Quinze policiais civis de Mato Grosso participaram do Curso Básico de Segurança de Autoridades, ministrado pela Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), entre os dias 13 a 17 de abril, em Cuiabá.

Com duração de cinco dias, carga horária de 40 horas, a capacitação é direcionada para a proteção de dignitários e conta com a supervisão pedagógica e certificação da Academia de Polícia Judiciária Civil (Acadepol).

Foram abordados temas como planejamento de segurança pessoal; avaliação de riscos e ameaças; rotinas seguras e prevenção; técnicas de escolta; técnicas de fuga; formação de equipe de segurança; procedimentos em eventos públicos; direção defensiva e evasiva; condução segura em situações de risco; dentre outros assuntos.

O treinamento faz parte do plano estratégico de formação continuada, visando aperfeiçoar e instruir servidores que exercem a função de assessores e condutores de viaturas dos diretores da instituição.

O principal objetivo do curso é habilitar e preparar os policiais civis para que possam acompanhar os diretores com mais técnica e de forma diferenciada de atuação profissional, proporcionando um grau maior de segurança para as autoridades.

O Curso Básico de Segurança de Autoridades trabalha a qualificação alinhada com procedimentos empregados pela Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), a qual possui a atribuição institucional dessa atividade.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora