Connect with us

MATO GROSSO

Outubro Movimente abre a programação de atividades do mês do servidor

Publicado

em

A 3ª edição do “Outubro Movimente” teve início nesta terça-feira (10.09) para impulsionar a cultura de inovação no serviço público de Mato Grosso. Organizado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Superintendência de Governança Digital e Inovação em Práticas Públicas, o evento segue até 20 de outubro, em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28.

Segundo a coordenadora de Intraempreendedorismo e Inovação, Angélica Monteiro, o tema “Movimente-se, agora é sua vez” é um convite para o servidor ser o centro da inovação.

“O servidor é o protagonista e o agente de inovação que faz o serviço público ser entregue com qualidade e excelência. Hoje estou como servidora, mas amanhã eu vou ao serviço público como cidadão. Então, é sempre importante fazermos essa reflexão”, enfatizou.

Este ano, o evento abrange uma ampla gama de atividades, incluindo palestras, oficinas e desafios de inovação e até mesmo atividades esportivas.

As iniciativas visam fortalecer o sistema de inovação no setor público não só pensando em um futuro mais eficiente e centrado no cidadão, mas também pensando na qualidade de vida do próprio servidor.

“Oferecendo possibilidades de movimentar, que é a ideia central do Outubro Movimente, conseguimos estabelecer uma estrutura para ajudar os servidores a pensar em novas ideias. Consequentemente, estas ideias vão reverberar na qualidade de vida profissional e pessoal”, destacou o secretário adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas da Seplag, Sandro Brandão.

Desafio de Inovação

Um dos destaques é o “Desafio de Inovação”, em que os participantes têm que encontrar soluções inovadoras para problemas reais enfrentados pela administração pública.

As propostas serão analisadas por especialistas da área e os vencedores serão premiados durante o encerramento do evento, no dia 20 de outubro.

Acesse o site para se inscrever e saber mais sobre a programação do Outubro Movimente.

*Com supervisão de Vitor Hugo Batista

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Polícia Civil deflagra operação com alvo em ex-gerente de casa de acolhimento envolvido em desvios de benefícios

Publicado

em

Por

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta quarta-feira (22.4), a Operação Broquel para cumprir ordens judiciais contra um esquema de desvio de benefícios de internos da Casa de Acolhimento Rogina Marques de Arruda, da Prefeitura de Várzea Grande.

São cumpridos mandados de busca e apreensão domiciliar e de afastamento de sigilo de dados de aparelhos eletrônicos, expedidos pela Segunda Vara Criminal de Várzea Grande. A operação tem como alvo principal o ex-gerente da unidade, que ocupou o cargo até 2024 e é investigado por crimes de peculato majorado praticados de forma continuada.

As investigações, conduzidas pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), apontam que o suspeito, valendo-se de sua função pública, da sua posição hierárquica sobre os acolhidos e da relação de confiança com eles construída, apropriou-se indevidamente de documentos pessoais, cartões bancários e benefícios assistenciais dos internos.

Saques e empréstimos

De acordo com os relatos colhidos, o ex-gerente realizava saques integrais dos benefícios e contraía empréstimos bancários não autorizados em nome das vítimas, pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social e psicológica.

Algumas das vítimas, além de viverem ou terem vivido em situação de rua, são analfabetas, possuem dificuldade de comunicação, dependência química e alcoólica ou ainda enfermidades de natureza psiquiátrica, características que, em efeito sinérgico, potencializam a condição de vulnerabilidade.

Em um dos casos documentados, um empréstimo consignado de mais de R$ 16 mil foi formalizado em nome de um acolhido, com indícios de fraude na contratação.

Além dos desvios financeiros, há denúncias de que o investigado utilizava a mão de obra dos internos para trabalhos não remunerados em sua propriedade particular e utilizava métodos de intimidação e coação psicológica para manter o controle sobre os valores desviados.

Suspensão de função pública

Contra o principal investigado, também foi determinada a suspensão do exercício da função pública, sendo ele atualmente ocupante de outro cargo na Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, bem como o impedimento de nomeação ou contratação para outro cargo pelo Poder Público Municipal.

Foram determinadas outras medidas cautelares, como a proibição de o investigado manter contato com vítimas e testemunhas e a proibição de acesso a todos os prédios e às dependências da Secretaria Municipal de Assistência Social de Várzea Grande.

Casa de Acolhimento

A Casa de Acolhimento Rogina Marques de Arruda é um equipamento público de execução direta da Secretaria Municipal de Assistência Social de Várzea Grande, destinado ao acolhimento de homens adultos em situação de rua.

O regimento interno da unidade proíbe a retenção de documentos ou valores como condição para permanência no local, prevendo que a guarda de pertences deve ser feita com segurança e devolvida integralmente aos assistidos.

As investigações prosseguem com a análise de materiais apreendidos e a identificação de possíveis novas vítimas do esquema.

Nome da operação

A Operação Broquel (termo que remete a um escudo de proteção) visa não apenas punir os desvios de recursos públicos e particulares, mas também interromper o ciclo de abusos contra cidadãos em estado de extrema hipossuficiência social e jurídica.

Operação Pharus

A operação integra os trabalhos do planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para o ano de 2026, por meio da Operação Pharus, dentro do Programa Tolerância Zero, do Governo do Estado.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora