Connect with us

MATO GROSSO

Período proibitivo para exploração do manejo florestal sustentável encerra na próxima segunda-feira (01)

Publicado

em

O período de proibição para exploração do manejo florestal sustentável em Mato Grosso termina na próxima segunda-feira (01.04). A restrição, que acontece todos os anos, se aplica ao corte, derrubada, arraste e transporte de toras. O objetivo é proteger o solo do impacto da retirada de madeira, principalmente no período das chuvas. 

Alguns municípios da região Noroeste, localizados na região amazônica, muito chuvosa, seguem com a proibição até o mês de maio. São eles: Aripuanã, Brasnorte, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juara, Juína, Juruena, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Rondolândia e Tabaporã.

Cerca de 6% do território mato-grossense é atingido pela proibição, totalizando 52 mil quilômetros quadrados de áreas que possuem Planos de Manejo Florestal Sustentável autorizados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).

A medida, em vigor desde o dia 1º de fevereiro, está prevista em resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e é regulamentada pela Câmara Técnica Florestal de Mato Grosso, por meio da resolução N°10/2017, que dispõe sobre o período proibitivo de exploração florestal sob o regime de Manejo Florestal Sustentável de Baixo Impacto.

Até o dia 1° de abril, só será possível emitir a guia florestal e transportar o volume e espécie das madeiras que foram estocadas na esplanada principal e cadastradas no sistema Sisflora antes do início do período proibitivo. O Manejo Florestal Sustentável tem como objetivo a exploração florestal com mínimo impacto. 

Segundo a superintendente de Gestão Florestal da Sema-MT, Tatiana Paula Marques de Arruda, respeitar essa fase de “reserva da madeira” é essencial para manter o equilíbrio entre o desenvolvimento ambiental, o econômico e social.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Bombeiros atendem ocorrência de acidente de trânsito envolvendo moto e carro

Publicado

em

Por

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na noite desta quinta-feira (25.04), por volta das 23 horas, para atender uma ocorrência de colisão entre um carro e uma motocicleta. O acidente ocorreu na Avenida Mato Grosso, no bairro Belvedere, em Campo Verde (139 km de Cuiabá).

A equipe da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) prontamente se deslocou até o local para prestar atendimento às vitimas envolvidas no acidente.

O condutor da motocicleta, um homem de 22 anos, foi encontrado no chão e estava consciente e orientado, mas apresentava dores no pescoço, além de escoriações nas pernas. Após receber os primeiros cuidados no local, ele foi encaminhado ao hospital municipal para receber atendimento médico especializado.

Já o condutor do carro, um jovem de 20 anos, estava caminhando no local do acidente e não apresentava queixas de dor ou lesões visíveis, e não necessitou de atendimento médico.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora