Connect with us

POLÍTICA

Personalidades são homenageadas em sessão especial no Parlamento

Publicado

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) homenageou, na noite de sexta-feira (24), personalidades que têm contribuído para o desenvolvimento do estado em diversos setores. Em sessão especial, requerida pelo deputado Wilson Santos (PSD), foram entregues as comendas Filinto Müller e Dante de Oliveira, títulos de cidadão mato-grossense, moções de aplausos e de congratulação.

A cerimônia foi aberta pela apresentação musical do trio Pescuma, Henrique e Claudinho que, na sequência, recebeu moção de aplausos pela referência como embaixadores da cultura mato-grossense, em especial, do Rasqueado Cuiabano. Outros representantes das artes foram homenageados, entre eles o ilustrador André Gorayeb, a escritora Luciene Carvalho (atual presidente da Academia Mato-Grossense de Letras) e Anselmo Parabá, músico e arte-educador responsável pela criação do projeto social Anjos da Lata.

Segundo Anselmo, o Anjos da Lata é uma startup social diretamente ligada à Associação de Empreendedores Criativos e que oferece, há onze anos, aulas gratuitas de percussão com instrumentos musicais produzidos a partir do reaproveitamento de materiais descartados. Atualmente, o grupo promove atividades para adultos no Centro Cultural Casa das Pretas, em Cuiabá, e aulas para crianças e jovens nos municípios de Várzea Grande e Tangará da Serra.

“Ao longo de mais de uma década de trabalho, desenvolvemos ações que alinham cultura, educação ambiental e transformação social. A partir disso, temos avançado, ampliamos as atividades e chegamos a ser finalistas do Prêmio Brasil Criativo, em 2016. Nosso objetivo agora é ter uma sede do projeto. Receber essa homenagem da Assembleia Legislativa fortalece o trabalho e nos incentiva a seguir em busca desse propósito”, disse Anselmo.

Anselmo Parabá, músico e arte-educador responsável pela criação do projeto social Anjos da Lata, também foi homenageado pelo parlamentar

Foto: GILBERTO LEITE DE OLIVEIRA

Para o deputado Wilson Santos, as homenagens realizadas durante a sessão especial são uma forma de reconhecer quem se dedica a Mato Grosso com excelência e faz do estado uma bandeira. “Muito se fala da economia, do dinheiro gerado nessas terras. É fundamental enaltecer as pessoas, porque são elas que fazem a grandiosidade deste estado. Portanto, nesta noite, quem presta as homenagens não é o deputado ou a Assembleia Legislativa, mas a própria sociedade”, destacou o parlamentar.

A Comenda Filinto Müller foi entregue ao jornalista Onofre Ribeiro. Segundo ele, participar da sessão foi uma oportunidade de relembrar sua história de vida, especialmente os caminhos que o trouxeram a Cuiabá, na década de 1970. Onofre acredita que receber esse tipo de homenagem traz o cidadão à consciência dos seus potenciais e da importância de cada pessoa para o desenvolvimento de Mato Grosso.

Veja quem foram os homenageados na sessão:

Comenda Filinto Müller

Onofre Ribeiro

Comenda Dante de Oliveira

Cleber Vasconcelos da Silva

Francisco de Arruda Machado (Chico Peixe)

Serys Marly Slhessarenko

Tenente-coronel Peterson Dias da Silva

Tenente-coronel Luís Fernando Tavares Ferreira

Título de Cidadão Mato-Grossense

Jerusa Mara Grossi

Moção de Aplausos

Gisele Moreno

Projeto Anjos da Lata

Luciene Carvalho

Michelle Diehl

Karilla Sulamita de Queiroz

Rogério Rodrigues da Silva

Flávio Martins Leite

Luiz Alexandre Barbosa

Hortêncio Paro

Kleber Pinho

André Gorayeb

Cuiabá Esporte Clube

Benedito Donizete de Morais (Pescuma)

Henrique Martins de Oliveira Neto

Cláudio Ferreira (Claudinho)

Carina Coutinho

Escola Estadual Dione Augusta

Patrícia Dourado Neves

Cleide Maria Anzil (secretária de Saúde de São José do Rio Claro)

Danimar da Silva

Sophie Moraes Silva

Moção de Congratulação

Loja Maçônica Arraial da Forquilha

Loja Maçônica Cuyabá

Museu de História Natural de Mato Grosso


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Fonte: ALMT – MT

Continue Lendo

POLÍTICA

Mato Grosso sedia III Simpósio Nacional de Patrulhamento Tático

Publicado

em

Por

Integrantes das forças de segurança de 11 estados participam, nesta sexta-feira (21), do III Simpósio Nacional de Patrulhamento Tático, realizado na sede do Palácio Paiaguás, em Cuiabá. O evento vai discutir este o ano combate ao crime organizado e terá palestra com autoridades nacionais sobre o assunto. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) é apoiadora do evento por meio de disponibilização de emenda parlamentar.

O deputado estadual e presidente da Comissão de Segurança da ALMT, deputado Elizeu Nascimento (PL), destinou uma emenda de R$ 50 mil para ajudar no custeio do evento. Policial militar desde 1998, Nascimento destacou a importância do Simpósio para a capacitação do efetivo, que todos os dias está rua para prevenir e combater o crime e proteger a sociedade.

“Fui procurado pelos meus irmãos da Rotam para ajudar na realização deste evento, que tem muito a contribuir com a segurança pública aqui no nosso estado. Teremos representantes da segurança pública de São Paulo, de Minas Gerais, pessoas muito qualificadas, como o capitão Derrite, que foi membro da Rota e atualmente é o secretário de segurança de São Paulo. É muito importante receber essas referências e com as palestras contribuir com a formação dos nossos policiais militares e dos membros da Rotam”, declarou Elizeu Nascimento.

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), participou da abertura do Simpósio e falou sobre os investimentos realizados nos últimos anos em segurança pública, mas alertou para a necessidade do endurecimento da legislação e das ações de combate para evitar o crescimento do crime organizado. “Hoje o crime organizado está em todos os locais, das menores currutelas até os grandes centros urbanos, ameaçando a população e cooptando nossos jovens para o crime. Se o Brasil não combater o crime de forma efetiva, rever sua legislação penal, vamos ser dominados pelas facções criminosas”.

O secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, César Roveri, destacou os investimentos do governo do estado na área da segurança. “A capacitação de nossos policiais também é um investimento, assim como armamento, viaturas, tecnologia. O próprio programa Vigia Mato Grosso vem dando resultados por meio do monitoramento por câmeras”.

Ao longo do dia, os participantes terão palestras com o secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo, Capitão Guilherme Derrite, com o procurador e secretário de Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco, com o comandante-geral da Polícia Militar (PM) de São Paulo, coronel Cássio Araújo de Freitas, com o comandante da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), tropa de elite da PM de São Paulo, tenente-coronel Leonardo Takahashi.

O evento é realizado pelo Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), que este ano completa 23 anos de atuação no estado.

Também participaram do evento o desembargador Hélio Nishiyama, o comandante-geral da PMMT, Coronel Mendes, o deputado estadual Gilberto Cattani, além de representantes da segurança de outros estados.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Fonte: ALMT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora