Connect with us

POLÍTICA

Personalidades são homenageadas em sessão especial no Parlamento

Publicado

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) homenageou, na noite de sexta-feira (24), personalidades que têm contribuído para o desenvolvimento do estado em diversos setores. Em sessão especial, requerida pelo deputado Wilson Santos (PSD), foram entregues as comendas Filinto Müller e Dante de Oliveira, títulos de cidadão mato-grossense, moções de aplausos e de congratulação.

A cerimônia foi aberta pela apresentação musical do trio Pescuma, Henrique e Claudinho que, na sequência, recebeu moção de aplausos pela referência como embaixadores da cultura mato-grossense, em especial, do Rasqueado Cuiabano. Outros representantes das artes foram homenageados, entre eles o ilustrador André Gorayeb, a escritora Luciene Carvalho (atual presidente da Academia Mato-Grossense de Letras) e Anselmo Parabá, músico e arte-educador responsável pela criação do projeto social Anjos da Lata.

Segundo Anselmo, o Anjos da Lata é uma startup social diretamente ligada à Associação de Empreendedores Criativos e que oferece, há onze anos, aulas gratuitas de percussão com instrumentos musicais produzidos a partir do reaproveitamento de materiais descartados. Atualmente, o grupo promove atividades para adultos no Centro Cultural Casa das Pretas, em Cuiabá, e aulas para crianças e jovens nos municípios de Várzea Grande e Tangará da Serra.

“Ao longo de mais de uma década de trabalho, desenvolvemos ações que alinham cultura, educação ambiental e transformação social. A partir disso, temos avançado, ampliamos as atividades e chegamos a ser finalistas do Prêmio Brasil Criativo, em 2016. Nosso objetivo agora é ter uma sede do projeto. Receber essa homenagem da Assembleia Legislativa fortalece o trabalho e nos incentiva a seguir em busca desse propósito”, disse Anselmo.

Anselmo Parabá, músico e arte-educador responsável pela criação do projeto social Anjos da Lata, também foi homenageado pelo parlamentar

Foto: GILBERTO LEITE DE OLIVEIRA

Para o deputado Wilson Santos, as homenagens realizadas durante a sessão especial são uma forma de reconhecer quem se dedica a Mato Grosso com excelência e faz do estado uma bandeira. “Muito se fala da economia, do dinheiro gerado nessas terras. É fundamental enaltecer as pessoas, porque são elas que fazem a grandiosidade deste estado. Portanto, nesta noite, quem presta as homenagens não é o deputado ou a Assembleia Legislativa, mas a própria sociedade”, destacou o parlamentar.

A Comenda Filinto Müller foi entregue ao jornalista Onofre Ribeiro. Segundo ele, participar da sessão foi uma oportunidade de relembrar sua história de vida, especialmente os caminhos que o trouxeram a Cuiabá, na década de 1970. Onofre acredita que receber esse tipo de homenagem traz o cidadão à consciência dos seus potenciais e da importância de cada pessoa para o desenvolvimento de Mato Grosso.

Veja quem foram os homenageados na sessão:

Comenda Filinto Müller

Onofre Ribeiro

Comenda Dante de Oliveira

Cleber Vasconcelos da Silva

Francisco de Arruda Machado (Chico Peixe)

Serys Marly Slhessarenko

Tenente-coronel Peterson Dias da Silva

Tenente-coronel Luís Fernando Tavares Ferreira

Título de Cidadão Mato-Grossense

Jerusa Mara Grossi

Moção de Aplausos

Gisele Moreno

Projeto Anjos da Lata

Luciene Carvalho

Michelle Diehl

Karilla Sulamita de Queiroz

Rogério Rodrigues da Silva

Flávio Martins Leite

Luiz Alexandre Barbosa

Hortêncio Paro

Kleber Pinho

André Gorayeb

Cuiabá Esporte Clube

Benedito Donizete de Morais (Pescuma)

Henrique Martins de Oliveira Neto

Cláudio Ferreira (Claudinho)

Carina Coutinho

Escola Estadual Dione Augusta

Patrícia Dourado Neves

Cleide Maria Anzil (secretária de Saúde de São José do Rio Claro)

Danimar da Silva

Sophie Moraes Silva

Moção de Congratulação

Loja Maçônica Arraial da Forquilha

Loja Maçônica Cuyabá

Museu de História Natural de Mato Grosso


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Fonte: ALMT – MT

Continue Lendo

POLÍTICA

Membros da CST da Moradia Popular da ALMT visitam loteamento em Rondonópolis

Publicado

em

Por

Membros da Câmara Setorial Temática (CST) da Moradia Popular da Assembleia Legislativa conferiram pessoalmente, em Rondonópolis, na sexta-feira (19), o sistema de loteamento urbano adotado como parte das políticas públicas para moradia no município.

O sistema integra os programas habitacionais desenvolvidos por Rondonópolis para atender a crescente demanda populacional, que registrou um aumento de 50 mil habitantes nos últimos dez anos. “É um projeto muito bem-sucedido que viemos ver. Em menos de oito anos, mais de 30 mil famílias foram atendidas pelos loteamentos criados com toda a infraestrutura de água, esgoto, luz e asfalto”, avaliou o presidente da CST, deputado Wilson Santos (PSD).

O parlamentar explicou que o intuito da visita foi conhecer a iniciativa adotada pelo município para suprir demanda habitacional, principalmente, na questão do lote urbano. “O loteamento é o que seria mais viável para tentar diminuir o déficit habitacional no estado, que hoje tem mais de 70 mil famílias aguardando investimentos na área”, destacou Wilson Santos. ”A prefeitura monta o loteamento com infraestrutura básica incluindo escola e atendimento básico de saúde e o cidadão a medida do possível vai construindo a sua casa”, complementou o presidente da CST.

O prefeito José Carlos do Pátio destacou que a concretização do planejamento urbano só foi possível por meio da parceria firmada entre Rondonópolis, governo do estado e União. “A experiência que nós temos aqui é essa, temos apartamentos construídos em parceria com o governo federal, mas também temos lotes urbanizados”, explicou. E aqueles que têm lotes urbanizados, nós criamos ferramentas para eles se estabelecerem lá, tranquilos, com alguns procedimentos de apoio, como uma bolsa de material de construção. Mas destaco que não damos para todo mundo, porque não temos condições; damos para aqueles que mais precisam”, afirmou Pátio.

O prefeito José Carlos do Pátio destacou que a concretização do planejamento urbano só foi possível por meio da parceria firmada entre Rondonópolis, governo do estado e União

O prefeito José Carlos do Pátio destacou que a concretização do planejamento urbano só foi possível por meio da parceria firmada entre Rondonópolis, governo do estado e União

Foto: GILBERTO LEITE DE OLIVEIRA

O prefeito explicou que a prioridade na distribuição de materiais de construção é para mulheres que são chefes de família, para as quais, além de ajuda, em alguns casos, o município também dispõe de equipe de mão de obra para ajudar numa parte da construção. “As mulheres, principalmente a mãe solo, a gente busca ajudar a construir a casa dela, e você vai criando instrumentos, ferramentas para ela se estabelecer no local”, justificou.

Maria Zenaide de Souza tem três filhos, trabalha como faxineira, e depois de mais de 15 anos de espera, viu o sonho da casa própria ganhar estrutura com a finalização das obras do primeiro imóvel próprio. “Foi muito custoso construir essa casa, então é uma conquista que foi muito difícil”, destacou. “Há três anos só tinha o lote e agora tem asfalto, tem água, tem luz e até a casa, não está pronta, mas já dá para morar”, comemorou.

FETHAB – Outro ponto levantado durante a visita foi sobre o uso do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). Para o presidente da CST, é preciso aumentar o percentual destinado a investimentos em moradias. “O Fethab foi criado em 2000 e praticamente vem sendo destinado só para a área rodoviária. E ele [Fethab] é para rodovia e habitação. Então nós vamos cobrar do governo que já no próximo orçamento, o de 2025, aumente o percentual de recursos para a área habitacional”, adiantou Wilson Santos.

Próximos encaminhamentos

No retorno do recesso parlamentar, no início de agosto, a CST tem visita programada para outros municípios com projetos de moradia bem-sucedidos e para regiões que apresentam dificuldade na área. “No final do ano, encerra-se o prazo [da CST] e nós vamos apresentar um relatório substancioso, com as análises das visitas in loco. Estamos ouvindo prefeitos, não só aqueles que são exitosos na política habitacional, como aqueles que têm dificuldade nesse setor”, afirmou o presidente da câmara setorial.

As próximas visitas devem acontecer em Alto Paraguai, Arenápolis e Nortelândia. “Queremos conhecer a realidade de regiões que estão no oposto de Rondonópolis e Lucas do Rio Verde”, defendeu Wilson Santos.

A CST da Moradia Popular foi criada em maio deste ano, a partir do Ato n° 14/2024, que também designou os componentes do grupo.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Fonte: ALMT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora