Connect with us

MATO GROSSO

Poder Judiciário participa de celebração dos 15 anos da Ampara

Publicado

em

A Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio a Adoção (Ampara) celebrou seus 15 anos de existência com a cerimônia de encerramento da 1ª edição do Projeto Ampara na Estrada e o pré-lançamento do livro “Mãos que Amparam. A força da adoção em histórias reais”. A celebração ocorreu nesta quarta-feira (22/05), no auditório Gervásio Leite, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), em Cuiabá.
 
O evento contou com a presença da juíza auxiliar da Corregedoria, Christiane da Costa Marques Neves, da secretária geral da Comissão Estadual Judiciária de Adoção do Estado de Mato Grosso (Ceja/MT), Elaine Zorgetti Pereira, psicólogos, assistentes sociais, conselheiros tutelares e demais atores da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente.
 
“Este momento é para celebrar as conquistas e desafios enfrentados na luta pelo direito de cada criança e adolescentes de ter uma família e na luta por politicas publicas de defesa do direito da criança e do adolescente. Sabemos que não chegamos aqui sozinhos, foram muitas mãos envolvidas seja de parceiros, voluntários e famílias para que a gente pudesse comemorar esses 15 anos”, destacou a presidente da Ampara, Guilem.
 
A juíza auxiliar da Corregedoria, Christiane da Costa Marques Neves, destacou a importância da entidade parceira do TJMT, que cumpre um papel essencial de divulgar, orientar e transmitir informações sobre a adoção. “A Ampara foi o primeiro Grupo de Apoio a Adoção do nosso Estado e nestes 15 anos tem cumprido com seu dever com muita responsabilidade, por isso o Poder Judiciário procura sempre acompanhá-los e está sempre disponível para ajuda-los quando pudermos. Além da celebração da data, do encerramento do projeto parabenizo a iniciativa do livro, que traz histórias das pessoas envolvidas, mais uma ação que espero que ajude a incentivar a adoção”, pontuou.

Ampara na Estrada – Durante o evento foram apresentados os resultados do projeto que tem como objetivo dialogar sobre adoção, principalmente a tardia, com os atores da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, promover a interação social entre os vários segmentos e contribuir para a criação de grupos de apoio nos municípios.
 
Ao todo onze comarcas foram visitadas e mais de 5000 mil quilômetros foram percorridos no Estado. Os municípios que receberam o projeto foram: Tangara da Serra, Cáceres, Diamantino, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças, Juína, Alta Floresta, São Feliz do Araguaia e Cuiabá. Além disso, oito novos grupos de apoio à adoção foram formados.
 
“Foram mais de 450 profissionais da rede de proteção atingidos entre psicólogos, assistentes sociais, conselheiros tutelares, equipe técnica que lida direta ou diretamente com as crianças e adolescentes. Também conseguimos cumprir com o objetivo de desmistificar a adoção e dar ênfase na adoção tardia. Pra isso buscamos levar informações sobre todo o processo judicial, dando ênfase na adoção na adolescência“, disse a gestora do projeto, Elisia Regina de Oliveira Cruz.
 
Livro – Ainda durante o evento foi realizado o pré-lançamento e pré-venda do livro “Mãos que Amparam. A força da adoção em histórias reais”, escrito por Thiago Menegaro e Guilherme Strapazzon Klann do Amaral e Silva. A obra conta a história da Ampara e traz exemplos de adoção.
 
“Este livro é fruto do esforço de várias pessoas e tem o desejo de levar os leitores a conhecerem a realidade por traz de cada construção familiar, trazendo um pouco da história de cada presidente da Ampara e de exemplos de adoção, como duas adolescentes. Como fundadora da Associação esse livro e essa celebração de 15 anos são muito especiais”, afirmou Lindacir Rocha Bernardon.
 
A secretária-geral da Ceja, Elaine Zorgetti, também parabenizou a Ampara pelas inciativas. “Estamos felizes em fazer parte dessa história e de celebrar essas conquistas com todos da associação. A Ampara cumpre com um importante papel social e proporciona a todas as crianças e adolescentes o direito de viver em família e a todas as famílias o acesso e as condições necessárias para manterem seus filhos com dignidade”.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1 – Descrição de imagem: Foto em plano aberto que mostra o auditório do TJMT, a frente do palco estão sentados as autoridades que participam do dispositivo de abertura do evento e os demais participantes estão sentados no auditório. Foto 2 – Descrição de imagem: A juíza auxiliar, Christiane da Costa está ao centro e ela segura o livro, a sua esquerda está a presidente da Ampara, Denise e a sua direita a fundadora da Ampara, Lindacir.

Larissa Klein
Assessoria de Comunicação da CGJ-MT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

“É muito emocionante ver o sentimento de gratidão no sorriso das pessoas”, afirma governador durante entrega de asfalto novo da MT-140

Publicado

em

Por

O governador Mauro Mendes afirmou que foi emocionante ver o sentimento de gratidão da população que participou da inauguração da MT-140.

O evento ocorreu neste sábado (15.06), em Nova Ubiratã e Santa Rita do Trivelato. Além dos 281,9 km de asfalto novo, também foram entregues 28 km de restauração e mais três pontes de concreto na região.

“É emocionante ouvir a história de pessoas que chegaram em Mato Grosso nas décadas de 70 e 80, e encontraram um estado que não possuía nada, era puro sofrimento, sem perspectiva de produção, criação e investimentos. Essas pessoas se fortaleceram de fé e determinação para construir um dos mais belos estados da nação brasileira. Me emociona ver o sentimento de gratidão no sorriso das pessoas, com mais uma entrega que vai mudar a vida de todos que vivem e passam por aqui”, afirmou.

De acordo com o governador, obras como essas só estão sendo possíveis graças à correta aplicação do dinheiro público.

“Tivemos que fazer o que era necessário para conseguir reerguer Mato Grosso e colocar a casa em ordem. Assumimos a duplicação da BR-163, e investimos mais de R$ 1,6 bilhão com recursos próprios nessa obra, para contribuir no escoamento de grãos e instalação de novas indústrias interessadas. Quem passa pela região já vê a diferença que esse e outros investimentos, como o da MT-140, fazem na vida do cidadão”, disse.

O governador finalizou ressaltando a parceria com as prefeituras. Desde o início da gestão, em 2019, o Governo já formalizou mais de R$5,5 bilhões em convênios, investindo em obras para melhorias na Infraestrutura, Educação e Saúde, entre outras áreas.

“O Governo de Mato Grosso tem se esforçado para fortalecer o regime de colaboração com todos os 142 municípios, investindo em obras que possam melhorar a qualidade de vida em todas as regiões do nosso estado aos mais de três milhões de mato-grossenses que estão fazendo parte dessa história ”, finalizou.

Também participaram da solenidade os senadores Wellington Fagundes e Margareth Buzetti; os deputados federais Nelson Barbudo e Gisela Simona; o deputados estaduais Carlos Avallone e Nininho, o presidente do Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos; o procurador-geral do Estado, Francisco Lopes; os secretário de Estado Fábio Garcia (Casa Civil), Marcelo Padeiro (Infraestrutura) e César Roveri (Segurança); o controlador-geral do Estado, Paulo Farias; o presidente da MT Par, Wener Santos; o presidente da Associação dos Beneficiários da Rodovia MT-140, Nestor Poletto; o presidentes da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa, além de demais autoridades e prefeitos da região.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora