Uma carga de 32 toneladas de carne bovina, avaliada em aproximadamente R$ 1 milhão, foi apreendida pela Polícia Civil de Mato Grosso, na quarta-feira (18.3), durante ação de fiscalização realizada pelos policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERFVA), em Várzea Grande.
Os policiais realizavam fiscalizações em estabelecimentos comerciais na Rodovia dos Imigrantes com o objetivo de localizar veículos ou peças ligados a crimes de roubos, furtos ou receptação. Durante a ação, os policiais civis identificaram diversos cavalos mecânicos e semirreboques estacionados no pátio das empresas vistoriadas, sendo que alguns veículos apresentavam indícios de adulteração nas numerações de chassi.
Um dos veículos chamou a atenção dos policiais, uma vez que estava com o sistema de refrigeração ligado mesmo em suposta manutenção. Ao realizarem a revista veicular, os investigadores localizaram a carne bovina armazenada em câmara fria.
Após diligências, a equipe entrou em contato com a empresa proprietária da carga, que confirmou o roubo ocorrido no dia anterior, na Rodovia Euclides da Cunha, em Urânia (SP). Na ocasião, o motorista do caminhão foi rendido por criminosos, mantido em cárcere durante a madrugada e liberado no dia seguinte, enquanto a carga, avaliada em cerca de R$ 928 mil, foi levada pelos suspeitos.
Um homem, identificado no local vistoriado pelos policiais, foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos. Questionado, ele afirmou que havia sido contratado por um terceiro para transportar o conjunto até a oficina para reparos, alegando não ter conhecimento sobre o conteúdo transportado. Como não havia indícios de envolvimento nos fatos, o motorista foi ouvido e liberado.
Diante dos fatos, o delegado Maurício Maciel Pereira Júnior, responsável pelas investigações, instaurou procedimento investigativo para apurar a possível prática dos crimes de receptação, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e eventual atuação de organização criminosa.
Também foram requisitadas perícias técnicas nos veículos e na carga apreendida, além de diligências junto à polícia paulista e à empresa vítima para confirmação da origem e rastreabilidade dos produtos. A carne também foi devolvida à empresa.
As investigações seguem em andamento para a identificação de outros possíveis envolvidos e para esclarecer a origem e o destino da carga apreendida.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado, na noite desta quinta-feira (16 de abril), para atender a uma ocorrência de princípio de incêndio em uma instalação industrial de produção de algodão no Distrito Industrial de Campo Novo do Parecis (a 402 km de Cuiabá).
O 3º Núcleo Bombeiro Militar (3º NBM) recebeu o chamado por volta das 22h30. Ao chegar, os bombeiros constataram que a brigada de incêndio da própria empresa já realizava o combate inicial e que a situação estava controlada, com ações de resfriamento em fardos de caroço de algodão e em um galpão adjacente, evitando a propagação das chamas.
Os militares reforçaram o combate com o estabelecimento de uma linha pelo lado oposto do barracão, intensificando o resfriamento da área atingida. Também foi orientado ao responsável pela empresa que providenciasse maquinário para a remoção do material combustível.
Com o apoio de um trator, entre 35 e 40 fardos de caroço de algodão em combustão foram retirados e levados para uma área externa, onde foi realizado o rescaldo, eliminando focos remanescentes. As chamas foram completamente extintas por volta da 1h. Não houve registro de vítimas.