Connect with us

POLÍCIA

Polícia Civil apreende 67 aparelhos em primeira fase da Operação Recupera na região metropolitana

Publicado

em

SOLTAR SÁBADO DE MANHÃ

As Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos de Cuiabá e de Várzea Grande iniciaram nesta semana a primeira fase da Operação Recupera para rastreio, recuperação e devolução de celulares smartphones furtados ou roubados na região metropolitana da capital.

Esta primeira fase faz parte da operação realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e executada pela Polícia Civil de Mato Grosso.

Na quinta-feira (14.11) foram ouvidas, nas delegacias especializadas, 150 pessoas identificadas como possíveis receptadoras dos aparelhos furtados e intimadas a prestar informações sobre os celulares. Foram apreendidos 67 aparelhos.

Iniciativa no Piauí

O projeto de Mato Grosso é baseado na iniciativa pioneira desenvolvida pela Polícia Civil do Piauí que recuperou, no ano passado, 3.500 aparelhos celulares.

Para desenvolver o projeto em Mato Grosso, uma equipe da Derf de Cuiabá visitou o estado nordestino e conheceu as estratégias criadas pela Secretaria de Segurança e Polícia Civil piauiense para recuperar e devolver aparelhos roubados aos verdadeiros donos.

Intimação e devolução

Mediante intimação enviada pela Polícia Civil via aplicativo Whatsapp, as pessoas comparecem à delegacia especializada para a oitiva e apreensão do aparelho. O comparecimento espontâneo é levado em consideração a favor do intimado.

Após a conclusão dos procedimentos, a Polícia Civil fará a devolução dos aparelhos aos proprietários.

“A operação pretende devolver a sensação de segurança em um dos crimes patrimoniais mais comuns e que mais atingem a população, a subtração de aparelhos celulares mediante roubo ou furto. E assim, dar uma resposta digna a esse crime e com a recuperação do bem da vítima”, pontua o delegado da Derf de Cuiabá, Daniel Paranhos Machado.

A delegada titular da Derf de Várzea Grande, Elaine Fernandes, destaca o esforço conjunto para ampliar o trabalho de recuperação dos celulares e devolução às vítimas.

“Na maioria dos casos, tratam-se de vítimas de menor poder aquisitivo que compram os aparelhos de forma parcelada. Para alguns, é apenas um smartphone, mas, para as vítimas era o único aparelho pelo qual tinha condições de pagar ou que ainda estava pagando”, disse a delegada.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo

POLÍCIA

Cavalaria da PM prende três homens e apreende espingardas e drogas em Matupá

Publicado

em

Por

A Polícia Militar prendeu três homens, entre 21 e 31 anos, por porte ilegal de arma e tráfico de drogas, na noite deste sábado (18.4), em Matupá. Na ação, foram apreendidas três espingardas e porções de cocaína e pasta base de cocaína.

Durante patrulhamento pela Operação Tolerância Zero, a equipe da Cavalaria recebeu denúncia anônima sobre uma chácara, nas proximidades da rodovia MT-322, que servia como ponto de venda de drogas. Segundo as informações repassadas, no local também estaria havendo disparos de arma de fogo.

Os policiais seguiram ao endereço e encontraram três suspeitos, que fugiram para uma região de mata. Nas buscas, dois homens foram encontrados enquanto tentavam entrar em um veículo de transporte por aplicativo. A dupla estava com uma sacola contendo porções de drogas e uma arma de fogo artesanal.

Os dois homens foram detidos e conduzidos para a delegacia da cidade. No momento em que a dupla estava sendo levada, os policiais flagraram mais um suspeito chegando ao local em uma motocicleta e fugindo em direção contrária ao ver a viatura da PM.

Uma parte dos policiais iniciaram perseguição e conseguiram abordar o suspeito. Ao ser perguntado sobre o motivo da fuga, o homem afirmou que teria ido ao local para comprar entorpecentes. Ele também confessou que teria duas armas de fogo guardadas em sua casa.

Os militares se deslocaram ao endereço do homem e encontraram duas espingardas, sendo uma de calibre 20 e outra de calibre 32. No local, também foram apreendidas munições para o armamento.

O suspeito também recebeu voz de prisão e foi conduzido junto com os dois primeiros homens para registro da ocorrência na delegacia de Matupá e entregues à Polícia Judiciária Civil.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: PM MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora