A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quinta-feira (5.3), a Operação Dose Certa, para cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão no município de Cáceres, que resultaram na apreensão de medicamentos emagrecedores, importados de forma irregular.
As ordens judiciais de buscas foram expedidas pela Justiça com base em investigações conduzidas pela Delegacia de Cáceres.
Durante o cumprimento dos mandados, uma pessoa foi presa em flagrante pelos crimes de falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais, previsto no artigo 273 § 1º-B I do Código Penal.
Em uma das residências alvo da investigação, os policiais localizaram frascos do medicamento conhecido comercialmente como “Monjaro”, produto importado de forma irregular e sem a devida autorização ou registro nos órgãos sanitários competentes. O material apreendido está avaliado em aproximadamente R$ 10 mil.
As investigações apontam indícios de que os investigados se passavam por médicos ou profissionais de saúde, oferecendo e manipulando os medicamentos de maneira clandestina, colocando em risco a saúde de pessoas que buscavam tratamento.
Em outro endereço alvo da operação, foi encontrada uma quantidade de tirzepatida, substância utilizada em tratamentos médicos específicos, porém importada de forma ilegal, sem nota fiscal e sem registro regular, sendo realizada a prisão em flagrante do responsável pelos produtos. No local ainda foram apreendidos anabolizantes importados de forma irregular.
Durante os trabalhos, também foram apreendidos outros materiais, possivelmente produtos contrabandeados, que ainda serão objeto de perícia.
O delegado responsável pela investigação, Mauro Apoitia, destacou os graves riscos à saúde pública decorrentes desse tipo de prática, uma vez que uso de medicamentos sem comprovação de origem ou procedência representa um sério risco à saúde.
“Há indícios de que, em alguns casos, os produtos sequer estavam sendo efetivamente aplicados, podendo ter sido substituídos por substâncias como soro fisiológico, sem qualquer efeito terapêutico. A população precisa estar atenta e buscar sempre tratamento médico regular, com profissionais habilitados e produtos devidamente registrados”, ressaltou o delegado.
A Polícia Civil segue com as investigações para identificar outros envolvidos e apurar a extensão do esquema, que pode envolver a comercialização irregular de medicamentos e eventual exercício ilegal da medicina.
Denúncias
A Polícia Civil reforça que a participação da sociedade é fundamental para identificar crimes que colocam em risco a saúde da população. Informações podem ser repassadas de forma anônima e sigilosa pelo Disque 197 ou diretamente nas unidades da Polícia Civil.
A Polícia Militar de Mato Grosso prendeu dois faccionados, de 22 e 26 anos, pelos crimes de lesão, sequestro e tortura, na madrugada deste sábado (6.6), na cidade de Aripuanã. Os suspeitos foram localizados enquanto mantinham um homem, de 30 anos, sob cárcere privado a mando de uma facção criminosa.
Conforme o boletim de ocorrência, as equipes policiais receberam denúncias sobre um homem que estava mantido sob tortura por membros de uma facção criminosa. Segundo as informações, o grupo estava reunido com a vítima em um bar da cidade.
Os militares seguiram ao endereço informado e entraram no local, onde flagraram a vítima amarrada por uma corda e com lesões características de atos de tortura. Os dois suspeitos também se encontravam no local e apresentaram resistência à abordagem da PM, sendo que um deles tentou agredir um dos militares. Os dois homens foram detidos e algemados.
Em depoimento aos policiais, a vítima afirmou que estava consumindo bebidas alcoólicas em outro bar, momento em que foi rendido pelos criminosos e levado até o cativeiro. O homem também relatou que a dupla mantinha contato por telefone com outros integrantes da facção e recebia ameaças de morte por parte dos criminosos.
Com os dois suspeitos, a PM também encontrou um alicate e um canivete, usado para tortura a vítima, e porções de maconha e cocaína e três celulares.
A vítima foi resgatada e encaminhada para uma unidade de saúde. Os dois faccionados receberam voz de prisão e foram levados para a delegacia da cidade para registro da ocorrência e demais procedimentos.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.