Buscando oferecer um atendimento especializado nos casos de crimes de violência contra a mulher, criança e vulneráveis, a Polícia Civil inaugurou na manhã desta segunda-feira (13.05), a Sala Lilás na Delegacia de Cocalinho (923 km a leste de Cuiabá).
A data da inauguração, 13 de maio, foi escolhida em razão do aniversário de Cocalinho, sendo a entrega da Sala Lilás um presente para toda a população do município.
A sala especial, voltada para atendimento de mulheres vítimas de violência sexual ou doméstica, crianças, adolescentes, idosos e outros grupos de vulneráveis foi estruturada especialmente para acolher as vítimas em um ambiente individual e humanizado.
A preparação e instalação do novo ambiente contou com apoio de diversos parceiros e colaboradores como a Prefeitura Municipal, Câmara, Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), sociedade organizada, além dos servidores da unidade.
Com a inauguração, a Delegacia de Cocalinho passa a ser a terceira unidade da Regional de Água Boa a oferecer um espaço especial para atendimento diferenciado às vítimas de violência doméstica. As duas outras salas de atendimento especial estão instaladas nas Delegacias de Água Boa e Querência.
Para o delegado Regional de Água Boa, Valmon Pereira da Silva, a inauguração é uma grande conquista para a Polícia Civil e para o município.
“Este é um trabalho de muitas mãos, envolvendo servidores, colaboradores e diversos parceiros que auxiliaram neste processo. Nada melhor do que aproveitarmos esta semana de festividades e inaugurarmos uma sala especializada, voltada para a melhora e aprimoramento do atendimento às vítimas de violência doméstica e vulneráveis”, disse o Regional.
A coordenadora de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis da Polícia Civil, delegada Jannira Laranjeira, prestigiou o evento e destacou a importância do olhar diferenciado para o atendimento de vítimas vulneráveis.
“A Polícia Civil e o Governo do Estado têm esse olhar diferenciado para mulheres e vulneráveis e temos a consciência que o trabalho de enfrentamento à violência doméstica tem que ser em rede. A Delegacia de Cocalinho deu um passo à frente em proporcionar um local para que essas mulheres se sintam mais seguras ao procurar a Polícia Civil, e relatar qualquer tipo de violência que estejam sofrendo”, destacou a coordenadora.
A Polícia Civil cumpriu, nesta quarta-feira (22.4), em Pedra Preta, um mandado de prisão em desfavor de um homem, de 26 anos, condenado pelo crime de estupro de vulnerável. A ação integra a Operação Regional Rondonópolis Segura, voltada ao cumprimento de ordens judiciais e intensificação do combate à criminalidade na região.
A ordem judicial, cumprida pela Delegacia de Pedra Preta, refere-se à regressão de regime, com pena remanescente de sete anos a ser cumprida inicialmente em regime fechado, expedida pela Vara Única da Comarca de Pedra Preta.
O caso ocorreu em 2017, quando a mãe da vítima procurou a Polícia Civil para relatar abusos praticados contra sua filha, que à época tinha 12 anos, enquanto o autor tinha 18 anos.
De posse do mandado judicial, a equipe policial deu início a diligências investigativas com o objetivo de localizar e prender o condenado, que se encontrava foragido. Após levantamento de informações, ele foi localizado na região da Vila Garça Branca, distrito de Pedra Preta.
Ele foi preso e não ofereceu resistência. Em seguida, foi conduzido à sede da Delegacia de Pedra Preta, onde foi apresentado à autoridade policial para as providências legais cabíveis.
“A ação evidencia o empenho investigativo da Polícia Civil no cumprimento de ordens judiciais e na responsabilização de autores de crimes graves, reforçando o compromisso institucional com a proteção de vítimas em situação de vulnerabilidade e a garantia da justiça”, destacou o delegado Fabricio Garcia Henriques.