Connect with us

MATO GROSSO

Polícia Civil localiza corpo de jovem desaparecido e prende quatro por homicídio e ocultação de cadáver

Publicado

em

Quatro pessoas foram presas pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (12.09), em Nova Olímpia, envolvidas em crime de homicídio qualificado e ocultação de cadáver de um jovem que estava desaparecido. A prisão ocorreu em operação deflagrada pela equipe da Delegacia do município com apoio da Delegacia Regional de Tangará da Serra.

Na operação coordenada pela Delegacia de Nova Olímpia, foram cumpridos cinco ordens judiciais, sendo dois mandados de busca e apreensão domiciliar e três de prisão, contra dois homens e uma mulher, envolvidos no crime. A quarta suspeita foi presa em flagrante pelo crime de ocultação de cadáver.

Além da prisão dos suspeitos, a ação resultou na localização do corpo da vítima Edson Diego dos Santos, de 18 anos, que estava desaparecido desde o último domingo (08).

As investigações iniciaram na segunda-feira (09), após familiares da vítima procurarem a Delegacia de Nova Olímpia para comunicar o desaparecimento do jovem, sendo montando uma força-tarefa para sua localização.

Durante a apuração dos fatos, as investigações evoluíram e foi possível identificar os envolvidos no crime por meio de imagens de câmeras de segurança, oitivas de testemunhas e outras diligências.

Com base nas investigações, o delegado Gustavo Espindula de Souza, representou pelas ordens judiciais contra os suspeitos, que foram deferidas pela Justiça e cumpridas nesta quinta-feira.

Após terem os mandados de prisão cumpridos, os suspeitos confessaram a participação no crime e indicaram o local onde estava o corpo da vítima, próximo a uma igreja na zona rural do município.

No local, os policiais encontraram o corpo com diversas dilacerações, sendo um facão a arma utilizada no crime, que foi apreendido nas proximidades da cena do crime.

As investigações apontaram que os suspeitos ficaram por mais de duas horas com a vítima, que foi cruelmente torturada antes da morte.

Segundo o delegado Gustavo Espíndula, as investigações seguem em andamento para apuração de algumas circunstâncias e esclarecimento da motivação do crime. “É um caso complexo, que teve rápida resposta da Polícia com a identificação e prisão dos autores, graças ao empenho dos policiais da Delegacia de Nova Olímpia que não mediram esforços para esclarecimento do crime”, disse o delegado.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Estudantes podem se inscrever para 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil até 24 de abril

Publicado

em

Por

Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.

A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.

Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.

O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.

Inscrições

As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.

A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.

Premiação

A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.

A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.

As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.

18º Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Cronograma

Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril

Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026

Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026

Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026

Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026

Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026

Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026

Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026

Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026

Final Presencial – 29/08/2026

Cerimônia de Premiação – 30/08/2026

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora