Connect with us

POLÍCIA

Polícia Civil passa orientações para proteção de dados pessoais

Publicado

em

Não aja por impulso, pois, os cibercriminosos se utilizam de mensagens para manipular o emocional das vítimas (promoção imperdível, recadastramento urgente etc);

– Busque a apreender sobre a segurança na internet;

– Jamais informe a outras pessoas códigos recebidos via mensagem em seu aparelho celular;

– Não clique em links recebidos, não baixe fotos e vídeos enviados por pessoas desconhecidas;

– Tenha antivírus (Ex. Kaspersky, Eset), ainda que grátis instalado nos computadores, celulares e tablets;

Atualize os programas e aplicativos de computadores e celulares;

– Ative a verificação de duas etapas/autenticação de dois fatores nos aplicativos do WhatsApp, Instagram, Facebook, Google, Uber, Mercado Livre e etc, e GUARDE OS CÓDIGOS DE RECUPERAÇÃO;

– Não acesse redes de Wi-fi pública e/ou disponibilizadas aos clientes em estabelecimentos comerciais;

Confira os dados dos beneficiários dos boletos a serem pagos;

– Desconfie sempre de propostas mirabolantes de negócios (veículo abaixo do preço por ex.);

Não repita as suas senhas em todos os cadastros. Crie senhas difíceis mínimo 08 dígitos com números, letras e caracteres especiais. Devendo alterá-las a cada 06(seis) meses no mínimo . Há GERENCIADORES DE SENHA, gratuitos e pagos, como LASTPASS e DASHLANE;

O Banco Central do Brasil – B.C.B. disponibiliza a funcionalidade do REGISTRATO por meio da qual o cidadão pode verificar quais contas bancárias, quais financiamentos, quais chaves PIX estão cadastrados em seu nome, basta acessar o site : https://registrato.bcb.gov.br/registrato/login/

– Cadastre os vossos CPF´s, o número do telefone celular e o e-mail como chaves PIX, pois, se criminosos tiverem acesso aos seus dados irão cadastrá-los para aplicar golpes e enganar pessoas próximas. Observa-se, porém, que é recomendado possuir chaves PIX aleatórias cadastradas para informar a desconhecidos quando necessário.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo

POLÍCIA

Polícia Civil prende autores de furto em obra e recupera ferramentas em Barra do Garças

Publicado

em

Por

Dois homens envolvidos no furto em uma obra em Barra do Garças foram presos em flagrante pela Polícia Civil, nesta sexta-feira (14.06), em ação realizada pelas equipes da 2ª Delegacia de Polícia e Delegacia Especializada do Adolescente (DEA) do município.

Os suspeitos, de 18 e 22 anos, estavam em posse das ferramentas e foram autuados em flagrante por crime de furto.

O crime ocorreu na quarta-feira (12), quando os suspeitos subtraíram diversas ferramentas de uma obra no bairro Palmares. Entre os itens furtados estava um compressor, uma makita e uma pistola de pintura da residência em construção.

Este foi o terceiro furto na mesma localidade em menos de trinta dias, levantando preocupações entre os moradores sobre a segurança no bairro.

Imediatamente após tomar conhecimento dos fatos, os investigadores da 2ª Delegacia de Polícia de Barra do Garças iniciaram um trabalho intenso de levantamento de informações para identificação dos autores do crime.

Utilizando técnicas avançadas de rastreamento em ambientes rurais e de difícil acesso, a equipe conseguiu localizar os suspeitos e recuperar os itens furtados. Os suspeitos foram conduzidos à delegacia para procedimentos legais e responderão pelo crime de furto.

Os moradores do bairro Palmares expressaram alívio e gratidão pelo rápido trabalho da Polícia Civil. A ação reforça o compromisso da polícia em manter a segurança e a ordem na comunidade, especialmente em áreas vulneráveis a crimes recorrentes.

A colaboração entre as diferentes delegacias e a eficiência das técnicas modernas de investigação foram fundamentais para solucionar o crime, mesmo em áreas de difícil acesso. As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos nos furtos anteriores e garantir que os responsáveis sejam levados à justiça.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora