A Polícia Civil de Mato Grosso homenageou na manhã desta quarta-feira (12.03), o artista plástico Gervane Ferreira de Paula e o restaurador de obras Ronaldo Rodrigues.
A honraria foi entregue durante visita na Diretoria-Geral, quando os homenageados receberam uma “Medalha Honorífica” em reconhecimento ao trabalho artístico entregue à instituição, que está exposto na sala da delegada-geral.
A obra retrata uma das frutas mais características de Mato Grosso, a “Manga Bourbon”, e foi pintada por Gervane Ferreira de Paula em 1990.
Conforme o autor, a pintura foi inspirada em sua vivência no bairro Araés, onde há centenas de árvores da fruta. “Depois de finalizada, a obra foi entrega ao Banco do Brasil, e posteriormente doada à Polícia Civil”, explicou Gervane.
Com o passar do tempo, a obra sofreu algumas deteriorações e foi recuperada pelo artista com nova pintura nas partes necessárias. E para valorizar ainda mais a obra, a tela passou por um processo de restauração e conservação, e foi emoldurada pelo profissional restaurador, Ronaldo Rodrigues.
“A obra de arte chama atenção pela beleza e delicadeza que transmitem ao ambiente”, elogiou a delegada-geral, Daniela Maidel.
Gervane de Paula é cuiabano, curador e artista plástico conhecido pela forte relação com os ecossistemas da região em que vive, como o Cerrado, a Floresta e o Pantanal, objetos de reflexão para sua produção, que se baseia em diferentes linguagens. Começou a pintar em 1976, frequentando o Ateliê Livre da Fundação Cultural de Mato Grosso. De humor refinado, é um dos mais conhecidos artistas plásticos mato-grossenses e iniciou produzindo festas populares, brincadeiras de infância, trechos de rua ou quintais cuiabanos.
A Polícia Militar de Mato Grosso prendeu dois faccionados, de 22 e 26 anos, pelos crimes de lesão, sequestro e tortura, na madrugada deste sábado (6.6), na cidade de Aripuanã. Os suspeitos foram localizados enquanto mantinham um homem, de 30 anos, sob cárcere privado a mando de uma facção criminosa.
Conforme o boletim de ocorrência, as equipes policiais receberam denúncias sobre um homem que estava mantido sob tortura por membros de uma facção criminosa. Segundo as informações, o grupo estava reunido com a vítima em um bar da cidade.
Os militares seguiram ao endereço informado e entraram no local, onde flagraram a vítima amarrada por uma corda e com lesões características de atos de tortura. Os dois suspeitos também se encontravam no local e apresentaram resistência à abordagem da PM, sendo que um deles tentou agredir um dos militares. Os dois homens foram detidos e algemados.
Em depoimento aos policiais, a vítima afirmou que estava consumindo bebidas alcoólicas em outro bar, momento em que foi rendido pelos criminosos e levado até o cativeiro. O homem também relatou que a dupla mantinha contato por telefone com outros integrantes da facção e recebia ameaças de morte por parte dos criminosos.
Com os dois suspeitos, a PM também encontrou um alicate e um canivete, usado para tortura a vítima, e porções de maconha e cocaína e três celulares.
A vítima foi resgatada e encaminhada para uma unidade de saúde. Os dois faccionados receberam voz de prisão e foram levados para a delegacia da cidade para registro da ocorrência e demais procedimentos.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.