Connect with us

Sorriso

Prefeito busca credenciamento da Clínica de Tratamento Renal pelo SUS

Publicado

em

Ainda ontem, o gestor também apresentou demandas à diretoria da ANTT

Credenciamento. Essa foi a palavra que norteou a pauta de uma reunião do prefeito Ari Lafin, ontem, 27 de março, no Ministério da Saúde em Brasília. Na capital federal o prefeito reiterou o pedido para o credenciamento da Clínica de Tratamento Renal construída pelo Município. Inclusive, na última segunda-feira, dia 25, a equipe do Instituto Nefrológico Ltda, que deve operar a Clínica visitou o espaço para alinhas os últimos detalhes.

No Ministério da Saúde, Ari destacou que inicialmente o Município irá arcar com os custos, avaliados inicialmente em R$ 300 mil mensais. Porém, solicitou ao Ministério que analise o processo para credenciamento da Clínica pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com o custeio dos serviços, uma vez que o serviço de hemodiálise é de alto custo, não sendo obrigação do Município.

Recentemente, no dia 26 de fevereiro, Ari e o secretário de Saúde do Município, Luis Fábio Marchioro, também estiveram em audiência com o governador Mauro Mendes para discutir a abertura do espaço. De acordo com o relatório apresentado ao governador, o centro abrirá ao público já atendendo 44 pacientes com necessidade mensal de aplicação de R$ 300 mil. Além dos 20 pacientes sorrisenses, com a operação da Clínica em Sorriso devem ser atendidos nove pacientes de Nova Mutum; 11 de Lucas do Rio Verde. Os outros quatro pacientes são dos municípios de Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Ubiratã e Tapurah.

“Estamos em busca desse credenciamento, entendemos o quão sofrido é este processo de estar doente, debilitado e necessitar numa mesma semana enfrentar a estrada várias vezes para tratamento”, diz o prefeito. Ari cita ainda o apoio que o Município recebeu do Legislativo nessa luta. “Todos os vereadores entenderam e apoiaram essa causa, agradecemos a todos e em especial ao vereador Leandro Damiani que tem levantado essa bandeira”, completa.

Na ANTT

Também ontem, dia 27, Ari esteve na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres. O encontro na ANTT foi para discutir o plano de acesso da rodovia à área urbana. Na pauta, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Oliveira, acompanhou o prefeito.

Ari detalhou o fato de a área urbana do Município ser cortada pela BR 163 com grande fluxo de caminhões; essa travessia urbana causa grande impacto no tráfego interno da cidade causando inclusive acidentes de trânsito. “Percebemos a necessidade de viabilizar o anel viário da BR 163 com desvio do centro da cidade para o lado direito da BR sentido Cuiabá- Sinop”, defende o prefeito.

Outra solicitação também apresentada à ANTT é a construção de uma ponte sobre o Rio Lira que faz a travessia da BR 163, como medida de segurança aos moradores e empresas instaladas no Bairro Verde Campos no momento do acesso.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Mato Grosso deve receber vacinas contra a dengue na próxima semana; Sorriso está na lista

Publicado

em

Por

As primeiras doses da vacina contra a dengue devem chegar em Mato Grosso na próxima semana, conforme o comunicado orientativo encaminhado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira, 25 de abril. As doses serão distribuídas para os 35 municípios selecionados pelo Ministério. Sorriso está na lista e deve receber 8.177 doses. Inicialmente, o público-alvo é formado por adolescentes de 10 a 14 anos.

No total, Mato Grosso deve receber 131.479 doses da vacina contra a dengue. A escolha dos municípios pelo Ministério da Saúde considerou o Painel de Monitoramento das Arboviroses, então receberão as doses os que estão com maiores índices.

Cuiabá e Várzea Grande foram contempladas com mais de 65 mil doses. Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde também estão na lista das cidades que devem receber as vacinas, somando mais 26 mil doses disponibilizadas para a região.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, reforçou que o público incluído nesta primeira fase da vacinação é de crianças entre 10 e 14 anos.

“O Ministério da Saúde segue as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI), por meio da recomendação feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que apontou um agravamento na faixa etária dos jovens de 10 a 14 anos em relação à doença”, esclareceu.

A definição do público-alvo e das regiões prioritárias para a imunização foi necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

Veja a lista completa de cidades contempladas:

Cuiabá; Várzea Grande; Chapada dos Guimarães; Santo Antônio de Leverger; Planalto da Serra; Nova Brasilândia; Nossa Senhora do Livramento; Jangada; Poconé; Acorizal; Barão de Melgaço; Sinop; Sorriso; Lucas do Rio Verde; Nova Mutum; Nova Ubiratã; Cláudia; Santa Carmem; União do Sul; Feliz Natal; Tapurah; Vera; Santa Rita do Trivelato; Itanhangá; Ipiranga do Norte; Tangará da Serra; Campo Novo do Parecis; Sapezal; Nova Olímpia; Barra do Bugres; Porto Estrela; Santo Afonso; Arenápolis; Nova Marilândia; Denise.

Cuidados

Em Sorriso, o secretário de Saúde, Luis Fábio Marchioro, pontua que além da vacina é essencial que a população continue mantendo cuidados essenciais para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

“Constantemente a nossa equipe orienta, pede que o morador elimine focos de lixo, de água parada limpa ou suja e reforçamos que cada um é responsável pela sua casa, pela sua empresa; precisamos agir em conjunto”, destaca. Hoje, 47 agentes de combate a endemias atuam diretamente à campo. “Mas cada um precisa fazer a sua parte”, complementa.

Confira aqui o último boletim divulgado em Sorriso com dados da dengue.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora