Connect with us

Cuiabá

Prefeito Emanuel Pinheiro participa de cerimônia de lançamento das obras de ampliação do Shopping Popular

Publicado

em

O prefeito Emanuel Pinheiro participou na noite desta sexta-feira (24) da cerimônia de inauguração das obras de ampliação do Shopping Popular, localizado no bairro Dom Aquino, em Cuiabá. A ação se deu graças à concessão entre a Prefeitura de Cuiabá e a Associação de Camelôs, através da Lei 9.600/2023, que garante a permuta na área pública municipal e a criação de uma usina solar que gerará economia ao Poder Municipal por meio do uso da energia nos prédios do Executivo.

“Ficamos felizes em virtude da realização de projetos e de sonhos. Nós trabalhamos incansavelmente para garantirmos essa ampliação do Shopping Popular, que é a cara de Cuiabá, faz parte da nossa história e tradição”, pontuou Emanuel Pinheiro.

A estimativa é que essa medida gere uma economia de aproximadamente R$ 300 milhões aos cofres municipais nos próximos 22 anos. Dessa forma, os valores economizados podem ser revertidos em melhorias em outras áreas como saúde, educação, mobilidade urbana, infraestrutura e lazer.

A ampliação garantirá 400% de aumento do total de vagas de estacionamento para os clientes em compras, além de ampliar a quantidade de quiosques para os permissionários.

O presidente do Shopping Popular, Misael Galvão, frisou a importância da Prefeitura de Cuiabá nestas conquistas para os camelôs. “Emanuel Pinheiro acreditou na nossa causa, acreditou na nossa história e lutou por nós, e agora estamos aqui para inaugurarmos essa obra que mudará a história de todos os permissionários do Shopping Popular. Só agradecemos à Prefeitura de Cuiabá por acreditar e lutar pela nossa causa”, disse Misael.

Além do prefeito Emanuel Pinheiro, marcaram presença no evento o vice-prefeito José Roberto Stopa, o secretário de Governo, Júnior Leite, e o diretor-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos, João Carlos Hauer.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Curso de tênis em cadeira de rodas capacita profissionais e reforça inclusão no esporte em Cuiabá

Publicado

em

Por

O Ginásio Dom Aquino, em Cuiabá, sedia nesta sexta-feira (17) e sábado (18) um curso de tênis em cadeira de rodas voltado à formação de profissionais e ao fortalecimento do esporte paralímpico na capital. A iniciativa reúne professores, atletas e interessados da comunidade, com participação de representantes locais e de outros municípios, como Sinop.

Realizado pela Federação Mato-grossense de Tênis em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, o curso acontece no Centro de Referência Paralímpico de Cuiabá e oferece capacitação técnica para atuação na modalidade. As atividades são gratuitas e incluem aulas teóricas e práticas, com programação nesta sexta-feira, das 14h às 18h, e no sábado, das 8h às 18h.

Segundo o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Otávio Rodrigo Palácio, a ação integra uma estratégia mais ampla de fortalecimento do paradesporto no município. “O curso representa uma oportunidade de qualificação para profissionais que atuarão diretamente com o tênis paralímpico. Ao ampliar o conhecimento técnico, conseguimos avançar na oferta de atividades inclusivas e no desenvolvimento da modalidade dentro do Centro de Referência”, afirmou.

Ele também destacou o papel da gestão municipal na consolidação dessas políticas. “Esse trabalho é conduzido com o apoio do secretário municipal Jefferson Neves, que tem priorizado iniciativas voltadas à inclusão e ao acesso ao esporte. A estruturação do Centro de Referência e a realização de cursos como este mostram um compromisso contínuo com o fortalecimento do paradesporto em Cuiabá”, completou.

O coordenador do Centro de Referência Paralímpico, professor Altemir Trapp, ressaltou o impacto da formação para o desenvolvimento local. “A realização deste curso deixa um legado importante de conhecimento sobre a modalidade. Isso contribui diretamente para a evolução das ações que já vêm sendo desenvolvidas no município e amplia a capacidade de atendimento no esporte paralímpico”, disse.

O curso conta ainda com a participação de um instrutor de referência internacional, o professor Léo Butija, o que, segundo a organização, agrega qualidade técnica à formação oferecida.

A iniciativa ocorre pouco mais de dois meses após a inauguração do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro de Cuiabá, lançado em fevereiro deste ano com o objetivo de ampliar o acesso de pessoas com deficiência à prática esportiva. O espaço foi estruturado para atender diferentes tipos de deficiência e oferecer modalidades adaptadas, promovendo inclusão social, desenvolvimento físico e oportunidades de formação esportiva.

Desde a abertura, a expectativa da gestão municipal é consolidar o centro como um polo de referência regional, tanto na iniciação quanto no alto rendimento. A realização de cursos de capacitação, como o de tênis em cadeira de rodas, é apontada como uma das estratégias para garantir a continuidade e a qualificação das atividades.

SERVIÇO

Evento: Curso de Tênis em Cadeira de Rodas
Local: Ginásio Dom Aquino – Centro de Referência Paralímpico de Cuiabá
Datas e horários:

Sexta-feira (17): 14h às 18h
Sábado (18): 8h às 18h
Público-alvo: Professores, acadêmicos, atletas e comunidade em geral
Realização: Federação Mato-grossense de Tênis
Parceria: Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Cuiabá / Centro de Referência Paralímpico Brasileiro de Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora