Connect with us

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá apoia o respeito à diversidade LGBTQIA+ e o combate à LGBTfobia

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá foi parceira da 20ª Parada do Orgulho LGBTQIA+, que aconteceu no final da tarde deste sábado (2) e percorreu as avenidas da cidade. Neste ano, o evento foi realizado pela Associação da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Mato Grosso (APOLGBTQIA+MT). A ativista pelos direitos das mulheres, da população LGBTQIA+, da população negra e das causas raciais e sociais, a adjunta de Direitos Humanos do Município, Christiany Fonseca e o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, estiveram presentes no ato, representando o prefeito Emanuel Pinheiro, apoiador da luta.

Nesta edição, a Parada do Orgulho comemorou seus 20 anos de existência e de afirmação de direitos. “A Parada do Orgulho LGBTQIA+ é muito mais do que uma festa. Ela é um momento de inclusão, ela é um momento de representação da liberdade, ela é um momento da representação do amor e da visibilidade. Ela vem para dar visibilidade para aqueles que são invisibilizados todos os dias. É importante que a gente quebre o preconceito em uma sociedade principalmente muito conservadora como a nossa. O estado de Mato Grosso ainda é um estado muito conservador e por isso eu sempre ratifico uma fala. Eu não preciso ser LGBTQIA+, para ser contra a LGBTfobia. Isso é uma obrigação de todos, todas e todes. E a gente precisa fazer a prática disso. A prefeitura de Cuiabá, ela vem se colocando como parceira da população LGBTQI+, ela vem apoiando políticas públicas em defesa da população LGBTQIA+. E eu tenho certeza que essa população pode contar com a prefeitura municipal de Cuiabá para efetivar políticas que são importantes, direitos que são fundamentais e que precisam ser garantidos.”, disse Christiany Fonseca.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, lembra que a gestão Emanuel Pinheiro preza pela inclusão e respeito. “Nós estamos presentes na Parada desde a sua primeira edição, porque nós reconhecemos nessa manifestação livre, uma manifestação espontânea, legítima de pessoas que trabalham, que produzem e de alguma forma significativa, contribui com progresso e o aumento de Cuiabá, do estado do Mato Grosso e do Brasil. Eu digo sempre que um estado melhor é possível, mas é importante usar a nossa voz, as nossas inteligências para poder fazer a diferença onde nós estivermos. Respeitar as diferenças”, disse ele.

Convidada deste ano para o evento foi a ativista, jornalista e Coordenadora Municipal de Diversidade de São Paulo, Léo Áquilla, que deu um show na festa, cantando o Hino Nacional do Brasil. Neste ano o evento contou com atrações de Djs, grupo de dança, shows, apresentações artísticas e bandas.

Presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBTQIA + e consultor e fundador do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual, Clovis Arantes, comenta que a cada edição da Parada do Orgulho, é uma oportunidade de destacar as conquistas alcançadas, bem como chamar a atenção para as barreiras que ainda precisam ser superadas.

“Neste ano, estamos completando vinte anos de Parada do Orgulho e precisamos dizer que nós nos orgulhamos dessa trajetória. E além disso, a Parada é um espaço pra gente também dizer que nós existimos, que nós estamos aqui e que nós exigimos respeito. Então esses vinte anos de orgulho dessa Parada é também esse motivo, da gente possa ter o que comemorar, porque se a gente for ficar somente com as estatísticas negativas a gente não caminha e queremos dizer que temos orgulho da nossa existência”, finalizou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Prefeitura e Iphan articulam parceria para destravar obras no Centro Histórico

Publicado

em

Por

O diálogo entre a Prefeitura de Cuiabá e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que já vinha sendo conduzido com a superintendência estadual, agora ganha encaminhamento em nível nacional. Neste sábado (18), representantes do Iphan estiveram no gabinete do prefeito Abilio Brunini, junto com o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Portocarrero, para discutir uma parceria voltada à desburocratização de reformas e intervenções no Centro Histórico da capital.

No mesmo dia também foi realizada a entrega do casarão restaurado na Praça do Rosário, no Centro Norte de Cuiabá, marcando o retorno da família ao imóvel e um avanço nas ações de preservação do patrimônio histórico. Durante o encontro institucional, o prefeito Abilio Brunini destacou a importância da cooperação entre os entes públicos para viabilizar a revitalização da região central.

“O nosso sonho é transformar o Centro Histórico em um espaço novamente frequentado pela cuiabania e pelos turistas, onde a vida, a cultura e o lazer voltem aos becos e ruas da capital velha. Para isso, precisamos da colaboração de todos os entes, buscando soluções conjuntas e mais agilidade nos processos para garantir as intervenções necessárias”, afirmou.

Casarão restaurado integra ações de revitalização

A edificação entregue, localizada na Praça do Rosário, nº 65, havia sido atingida por um incêndio em 2018, que destruiu a cobertura e comprometeu a estrutura interna. Desde então, o imóvel entrou em processo de deterioração, com perda de paredes e agravamento das condições de habitabilidade.

A reconstrução foi viabilizada por meio do Canteiro Modelo de Conservação de Cuiabá (CMCC), projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com o Iphan, dentro do Programa Conviver.

As obras ocorreram entre agosto de 2025 e abril de 2026 e envolveram oficinas, mutirões e atividades práticas que mobilizaram mais de 100 participantes, entre estudantes, profissionais e membros da comunidade. A iniciativa integra ações de assistência técnica voltadas a habitações de interesse social em áreas urbanas tombadas.

Coordenadora do Canteiro Modelo de Conservação, a professora doutora Luciana Pelaes Mascaro destacou que o projeto busca atender famílias de baixa renda que enfrentam dificuldades para manter imóveis históricos, além de contribuir para a permanência da população no centro da cidade.

“Conseguimos recurso para fazer a recuperação de habitações para pessoas com renda de até três salários mínimos, que têm dificuldade de manter esses imóveis tombados. A principal importância é ajudar essas famílias e fixar moradores no centro, o que contribui para uma cidade mais compacta, dinâmica e segura, fortalecendo o comércio e as relações urbanas”, informou.

O secretário municipal José Afonso Portocarrero ressaltou o apoio da Prefeitura de Cuiabá à iniciativa e a expectativa de ampliação do projeto para outros imóveis do centro histórico.

“A prefeitura tem conhecimento do projeto e fica muito contente com essa iniciativa do Iphan com a Universidade Federal. Estamos apoiando no que for necessário. A gente espera que essa proposta se expanda, porque há uma área grande do centro histórico com casarões em processo de abandono, e a ideia é ampliar a quantidade de imóveis atendidos”, contextualizou.

Já o presidente do Iphan, Deyvesson Israel Alves Gusmão, enfatizou o papel da participação social na preservação do patrimônio e os impactos do programa na revitalização dos centros históricos.

“O programa Conviver nasce da necessidade de interlocução do poder público com a sociedade na conservação de áreas históricas. A preservação só é efetiva com participação social, e o principal resultado é um centro histórico vivo, com pessoas morando e vivendo nesses espaços. A recuperação desses imóveis é voltada para famílias de baixa renda e contribui para o desenvolvimento social, econômico, estimula o turismo e fortalece a cidadania”, pontuou.

Além de devolver o imóvel à família, a entrega reforça a importância da preservação do patrimônio cultural e das relações comunitárias no entorno da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e Capela de São Benedito, um dos principais marcos históricos e religiosos de Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora