Connect with us

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá atende 375 pacientes em Dia D Novembro Azul

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu neste sábado (29) o Dia D do Novembro Azul, mobilização dedicada ao cuidado integral da saúde do homem, prevenção e diagnóstico precoce de doenças crônicas e urológicas. As ações envolveram todas as 68 Unidades de Saúde da Família (USFs) e o Centro de Especialidades Médicas (CEM) do Centro, além de um mutirão de cirurgias no Hospital Municipal São Benedito.

No CEM, o movimento foi intenso desde as primeiras horas da manhã, com a oferta de 11 especialidades médicas, entre elas mastologia, pneumologia, otorrinolaringologia, cardiologia adulta, geriatria, neurologia infantil e ortopedia. Ao longo do dia, 375 pacientes foram atendidos nas especialidades, todos previamente regulados pela Central de Regulação do Município.

“As consultas são agendadas pela regulação. Os pacientes que estavam na fila são contatados pela Central e vêm para atendimento no período diurno e vespertino. Hoje estamos ofertando especialidades com maior demanda e acelerando o acesso”, destacou a secretária de Saúde, Danielle Carmona.

Paralelamente aos atendimentos especializados, todas as Unidades de Saúde da Família realizaram atividades educativas e assistenciais voltadas ao público masculino, incluindo:

• Orientações individuais e em grupo
• Avaliação clínica
• Exames conforme indicação médica, como glicemia, hemoglobina glicada, lipidograma e urina
• Atualização vacinal
• Agendamento de consultas
• Testes rápidos

A SMS reforça que, conforme diretrizes do Ministério da Saúde, não há recomendação para rastreamento populacional do câncer de próstata em homens assintomáticos. No entanto, a decisão sobre PSA ou toque retal deve ocorrer de forma compartilhada entre profissional e usuário, após avaliação dos riscos e benefícios.

Além das ações nas USFs e do atendimento no CEM, o sábado também foi marcado por um mutirão de cirurgias urológicas no Hospital Municipal São Benedito, ampliando a capacidade de atendimento e contribuindo para reduzir o tempo de espera por procedimentos eletivos na especialidade.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que a realização simultânea dessas iniciativas reforça o compromisso da gestão municipal com a ampliação do acesso, redução de filas e fortalecimento da prevenção, garantindo que a população masculina tenha mais acolhimento e oportunidades de cuidado ao longo de todo o ano.

A população pode buscar mais informações diretamente na Unidade de Saúde da Família referente ao seu bairro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá inaugura praça no Jardim Passaredo

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), inaugura nesta quinta-feira (11), às 20h, a Praça Poliesportiva Cristiano Justino Feo Roza, conhecida como Praça do Passaredo. A solenidade contará com a presença do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, além de autoridades municipais e moradores da região.

Localizada na Rua F, no bairro Jardim Passaredo, região Sul da capital, a praça passou por uma revitalização completa executada pela Limpurb. O espaço agora conta com parque infantil, campo society, bancos, iluminação em LED, paisagismo renovado e acessibilidade total, incluindo rampas, escadas com guarda-corpo em inox e piso tátil.

Os investimentos em acessibilidade e na construção da praça foram viabilizados com recursos da 15ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, sob a condução da promotora Ana Luiza Avila Peterlini de Souza.

O projeto também inclui o plantio de 40 árvores frutíferas, tornando a Praça do Passaredo uma das áreas públicas com maior diversidade de espécies frutíferas implantadas pela Prefeitura — uma iniciativa que valoriza o bem-estar, a sombra, o conforto térmico e a relação da comunidade com o meio ambiente.

A entrega do novo espaço soma-se às ações realizadas pela Prefeitura de Cuiabá no bairro ao longo deste ano. Em junho, a Secretaria Municipal de Cultura promoveu o evento “Dia Passaredo”, marcando a reabertura oficial do Complexo Multiuso do Jardim Passaredo. O evento contou com uma ampla programação cultural, esportiva, de lazer e prestação de serviços essenciais.

O Complexo, que ficou cerca de seis meses fechado durante a transição de gestão, voltou a ser administrado pela Secretaria de Cultura após ter sido cedido temporariamente pela Secretaria Municipal de Educação. Moradores do Passaredo e de outros cinco bairros do entorno, São Francisco, Tijucal, Recanto do Sol, Jardim dos Ipês e Osmar Cabral, participaram gratuitamente das atividades.

Com a inauguração da Praça Poliesportiva Cristiano Justino Feo Roza, a Prefeitura reforça seu compromisso com a revitalização dos espaços públicos, sustentabilidade urbana, convivência comunitária e qualidade de vida na região Sul.

Serviço

Inauguração da Praça Poliesportiva Cristiano Justino Feo Roza (Praça do Passaredo)
Quando:
Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025
Horário: 20h
Local: Rua F, bairro Jardim Passaredo – Região Sul de Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora