Connect with us

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá inaugura praça no Jardim Passaredo

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), inaugura nesta quinta-feira (11), às 20h, a Praça Poliesportiva Cristiano Justino Feo Roza, conhecida como Praça do Passaredo. A solenidade contará com a presença do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, além de autoridades municipais e moradores da região.

Localizada na Rua F, no bairro Jardim Passaredo, região Sul da capital, a praça passou por uma revitalização completa executada pela Limpurb. O espaço agora conta com parque infantil, campo society, bancos, iluminação em LED, paisagismo renovado e acessibilidade total, incluindo rampas, escadas com guarda-corpo em inox e piso tátil.

Os investimentos em acessibilidade e na construção da praça foram viabilizados com recursos da 15ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, sob a condução da promotora Ana Luiza Avila Peterlini de Souza.

O projeto também inclui o plantio de 40 árvores frutíferas, tornando a Praça do Passaredo uma das áreas públicas com maior diversidade de espécies frutíferas implantadas pela Prefeitura — uma iniciativa que valoriza o bem-estar, a sombra, o conforto térmico e a relação da comunidade com o meio ambiente.

A entrega do novo espaço soma-se às ações realizadas pela Prefeitura de Cuiabá no bairro ao longo deste ano. Em junho, a Secretaria Municipal de Cultura promoveu o evento “Dia Passaredo”, marcando a reabertura oficial do Complexo Multiuso do Jardim Passaredo. O evento contou com uma ampla programação cultural, esportiva, de lazer e prestação de serviços essenciais.

O Complexo, que ficou cerca de seis meses fechado durante a transição de gestão, voltou a ser administrado pela Secretaria de Cultura após ter sido cedido temporariamente pela Secretaria Municipal de Educação. Moradores do Passaredo e de outros cinco bairros do entorno, São Francisco, Tijucal, Recanto do Sol, Jardim dos Ipês e Osmar Cabral, participaram gratuitamente das atividades.

Com a inauguração da Praça Poliesportiva Cristiano Justino Feo Roza, a Prefeitura reforça seu compromisso com a revitalização dos espaços públicos, sustentabilidade urbana, convivência comunitária e qualidade de vida na região Sul.

Serviço

Inauguração da Praça Poliesportiva Cristiano Justino Feo Roza (Praça do Passaredo)
Quando:
Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025
Horário: 20h
Local: Rua F, bairro Jardim Passaredo – Região Sul de Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Sorp mantém diálogo com ambulantes e reafirma fiscalização contra ocupação de calçadas

Publicado

em

Por

A secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, reuniu nesta segunda-feira (19) com representantes do comércio ambulante da região central de Cuiabá para reforçar a necessidade de manter as calçadas desobstruídas.

Durante o encontro, Juliana afirmou que o diálogo com a categoria seguirá aberto, desde que as normas municipais, especialmente a proibição da ocupação das calçadas, sejam respeitadas. Na oportunidade, reafirmou que a fiscalização continuará.

Palhares ouviu propostas apresentadas por representantes do Sindicato dos Camelôs, Augusto Ferreira da Silva, Wilson Oliveira, Mauro e Renan, além de Jean Bertho, representante dos ambulantes haitianos, que relataram dificuldades de vendas nos locais previamente definidos.

“Eles alegam que precisam voltar porque, na travessa onde escolheram se autorregular, não estão conseguindo vender. Compreendemos essa dificuldade, mas não é um problema exclusivo deles. Os lojistas também enfrentam desafios, especialmente nos calçadões. Isso faz parte da dinâmica do comércio, mas não justifica a ocupação das calçadas, que são inegociáveis”, destacou Juliana.

A secretária alertou para o risco de retrocesso nas conquistas já alcançadas diante da insistência de alguns ambulantes em ocupar irregularmente as calçadas. Os representantes da categoria apresentaram novas propostas que, segundo Juliana, só serão analisadas após o cumprimento das regras de ordenamento urbano. Além disso, as sugestões passarão por avaliação jurídica, pelo chefe do Poder Executivo e pela Câmara Municipal.

“As propostas apresentadas poderão ser analisadas e, desde que haja o cumprimento das regras de ordenamento urbano, serão levadas para avaliação do prefeito e discutidas também com a Câmara Municipal, sempre dentro das possibilidades jurídicas. O diálogo é a nossa principal ferramenta. Temos que entender que o coletivo sempre prevalecerá sobre o individual. Vamos continuar com a fiscalização, sem aviso prévio, para garantir o cumprimento das normas municipais”, concluiu.

Operação

A Secretaria Municipal de Ordem Pública realizou na semana passada uma operação de fiscalização na Rua 13 de Junho, em Cuiabá, apreendendo mercadorias de três ambulantes irregulares. A ação, que contou com o apoio da Polícia Militar, é resultado de ações orientativas realizadas entre sábado (10) e quarta-feira (14). A iniciativa levou à desocupação voluntária das calçadas por cerca de 30 ambulantes. Contudo, alguns persistiram na ocupação irregular.

Desde maio de 2025, a Secretaria Municipal de Ordem Pública já havia emitido notificações públicas aos comerciantes ambulantes da região central, seguindo recomendação do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), para a desocupação das calçadas. Paralelamente, a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico iniciou o processo de cadastramento dos comerciantes interessados na realocação para o Shopping da Orla. Contudo, diante da definição de um espaço provisório, a maioria optou por se estabelecer na Travessa Desembargador Lobo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora