Connect with us

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá mantém projeto de serviços de cidadania às famílias em situação de vulnerabilidade social

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias, realizou mais uma ação social que integra o projeto ‘Resgatando Dignidade’. Mais de 400 pessoas foram atendidas com serviços de  encaminhamento para emissões de segunda via do RG, certidões de casamento, divórcios, assessoria jurídica para pensão alimentícia, dentre outros. A O projeto criado em abril de 2021, foi realizado na semana passada no Espaço Cultural Silva Freire e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Pedra 90.

Além do acesso a documentos, são disponibilizados serviços com as equipes da Saúde (vacinação, consultas com oftalmologistas e saúde bucal). Além de vacinação para cães e gatos.

A ação é coordenada pela Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias e tem como objetivo ofertar serviços de cidadania de forma gratuita às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Os atendimentos acontecem sempre às  quintas-feiras, a partir das 13h30 até às 17 horas. Por enquanto, estão sendo contemplados os bairros da região Sul, Pedra 90 e São João Del Rey. Nesses locais, as ações de atendimento ocorrem no Espaço Cultural Silva Freire- Subprefeitura da Regional Sul e na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Pedra 90. “As demandas pelos serviços de cidadania vêm aumentando e a aceitação da população tem sido positiva. A partir do mês de abril, vamos colocar equipes volantes nas demais regiões da capital, a fim de ampliar o disse o idealizador e coordenador do Projeto, Sebastião Bareta.

“Esse é mais um projeto criado na nossa gestão a fim de oferecer mais qualidade de vida aos mais carentes, auxiliando em trâmites, muitas vezes, burocráticos. Esse é o nosso papel, facilitar a inclusão dessas famílias garantindo direitos e serviços”, declarou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

O coordenador do projeto lembra que a iniciativa é realizada desde o final de 2021, somando atendimentos a mais de cinco mil pessoas nas quatro regiões de Cuiabá.

Parcerias

São parceiros do projeto, Tribunal de Justiça por meio da Justiça Comunitária, Defensoria Pública, Instituto da Visão, Águas Cuiabá, Horto florestal, Centro de Controle de Zoonoses, Secretaria de Saúde e União Coxiponense das Associações de Moradores de Bairros (UCAM).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Feriado de Tiradentes tem opções de lazer e serviços essenciais mantidos em Cuiabá

Publicado

em

Por

Moradores e turistas que permanecerem em Cuiabá durante o feriado de Tiradentes, celebrado nesta terça-feira (21), terão diversas opções de lazer em família, como o Mercado do Porto, o Aquário Municipal, o Museu do Rio e o tradicional Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes, que chega à 7ª edição.

Para quem deseja aproveitar a culinária regional, o Mercado Antônio Moisés Nadaf, conhecido como Mercado do Porto, funcionará das 5h às 13h, com as lanchonetes abertas até as 16h. Já o Complexo Biocultural do Porto, que reúne o Aquário Municipal e o Museu do Rio, estará aberto das 9h às 18h, com entrada gratuita. O espaço é uma das principais atrações turísticas da capital e abriga espécies de peixes dos biomas Amazônia, Pantanal e Cerrado.

Outra alternativa é o 7º Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes, realizado às margens da MT 251, no km 23. O evento integra o calendário oficial de comemorações do aniversário de Cuiabá e reúne gastronomia típica e programação cultural.

Para atividades ao ar livre, o Parque Tia Nair funcionará das 5h às 22h, com pista de caminhada e mirante com vista para o lago. O Parque das Águas também estará aberto diariamente, das 5h às 23h, com acesso pelo Centro Político Administrativo, bairro Paiaguás, e Avenida Doutor Hélio Ribeiro.

Durante o feriado, os serviços essenciais de saúde seguem mantidos em regime de plantão 24 horas, incluindo as Unidades de Pronto Atendimento, a Policlínica do Pedra 90, o Centro Médico Infantil, o Hospital Municipal de Cuiabá, o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá e o Hospital São Benedito. Também serão mantidos serviços essenciais como coleta de lixo, abastecimento de água, Defesa Civil e fiscalização e orientação do trânsito, conforme o Decreto nº 11.584, publicado na Gazeta Municipal em 22 de dezembro de 2025.

Na Prefeitura de Cuiabá, assim como nos demais órgãos da administração municipal, não haverá expediente, com retorno das atividades na quarta-feira (22), a partir das 8h. Também estarão suspensos os atendimentos nas Unidades de Saúde da Família, nos Serviços de Atenção Especializada, no Centro de Especialidades Médicas, na Vigilância Sanitária e no Centro de Especialidades Odontológicas, que retomam o funcionamento na quarta-feira, a partir das 7h.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora