Connect with us

Sinop

Prefeitura de Sinop entrega amanhã (11) títulos do Escritura na Mão aos moradores da Chácara Tapajós

Publicado

em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, fará nesta quarta-feira (11), às 19h, a entrega de 73 títulos às famílias moradoras da Chácara Tapajós. O evento, que será realizado no Plenário Deputado Jorge Abreu, na Câmara de Vereadores, é resultado das ações do maior programa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) da história do município, o Escritura na Mão.

A Chácara Tapajós é o 15º bairro regularizado e, oficialmente, declarado bairro de Sinop contemplado pelo programa do Executivo Municipal. Nesta fase, 73 famílias receberão em mãos a escritura de seu imóvel. Além desse, ainda restam outras duas regularizações: a Rua Ayrton Senna, no bairro Menino Jesus (108 títulos), e a Comunidade Canarinho (119 títulos).

O programa, que foi lançado em 2022, já beneficiou 2.233 famílias sinopenses e já regularizou, ao menos, 14 bairros: Jardim do Ouro (294), Jardim Planalto (217), Chácaras de Lazer São Cristóvão I e II (438), Maria Carolina I e II (143), Residencial Adalgisa (133), Comunidade Águas Claras (181), Casa da Gente (130), Jardim Maria Carolina (203), Chácara Sílvia (91), Chácara de Lazer Comunidade Vitória (242), Chácara Monaliza (63) e Comunidade Belo Ramo (98).

Para conceder a escritura de maneira gratuita aos moradores e promover a regularização fundiária dos 16 bairros irregulares, a Prefeitura de Sinop concedeu a isenção do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) — valor que corresponde de 2% a 5% do valor venal do imóvel. A regularização, segundo a secretária de Planejamento Urbano e Habitação, Scheila Pedroso, representa “valorização do imóvel, segurança jurídica e, principalmente, a possibilidade de novos olhares, ampliações e financiamentos para melhoria desses locais. E aqui é mais um momento”, disse.

A empresa responsável pela gerência de todo o processo de regularização deve finalizar todo o processo de entrega até o mês de maio deste ano. Ao todo, serão 2.533 famílias beneficiadas.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue Lendo

Sinop

Infectologista da Prefeitura de Sinop explica o que é meningite, sintomas e forma de prevenção

Publicado

em

Por

A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por vírus, bactérias ou outros agentes infecciosos. Entre os tipos, a meningite bacteriana é considerada a forma mais grave da doença, com risco de complicações, sequelas e até óbito, especialmente quando não tratada de forma rápida.

De acordo com a médica infectologista Érica Moreira, a transmissão da meningite bacteriana exige contato próximo e prolongado com uma pessoa infectada. “O que consideramos contato próximo é uma distância inferior a um metro, geralmente por um período prolongado. Por isso, não há motivo para pânico, mas sim para cautela”, explica.

A especialista alerta que os sinais da doença podem surgir de forma repentina e evoluir rapidamente, principalmente em crianças. Entre os principais sintomas estão febre alta de início súbito, prostração e fraqueza intensa, náuseas e dor abdominal, dor de cabeça, sonolência excessiva ou irritabilidade e alteração no comportamento, como a criança ficar apática ou muito diferente do habitual.

“Uma criança que estava bem e, em poucas horas, passa a ficar muito debilitada, sonolenta ou irritada, precisa de avaliação médica imediata”, reforça a médica. A meningite atinge, principalmente, crianças, porém também pode acometer adultos.

Érica esclarece que a principal forma de prevenção da meningite é a vacinação. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece imunização gratuita conforme o calendário do Ministério da Saúde (MS) para crianças menores de 5 anos e adolescentes entre 11 e 13 anos. “A vacinação é extremamente segura, necessária e evita uma doença grave. Os pais devem conferir o cartão de vacina dos filhos e, em caso de atraso, procurar uma unidade de saúde”, orienta.

Outra medida que contribui para prevenir e conter a transmissão é evitar aglomerações em situações de risco, como em casos confirmados ou suspeitos, além de manter atenção aos sintomas.

Monitoramento e medidas de controle

Em Sinop, a situação mantém-se controlada e monitorada pela Vigilância Epidemiológica. Todas as pessoas que tiveram contato com a aluna de 5 anos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Tempo de Infância passaram por avaliação médica preventiva. Nenhum outro caso suspeito foi notificado.

Embora tenha sido constatado que a contaminação não ocorreu no ambiente escolar, mas sim no convívio familiar, a unidade passará por higienização, conforme orientação da vigilância, e as aulas permanecerão suspensas nesta quarta (22), quinta (23) e sexta-feira (24). “As famílias são orientadas sobre quais sinais observar, quando procurar reavaliação médica e quais medidas devem adotar. Isso é fundamental para evitar a propagação da doença”, explica a infectologista.

Situação em Sinop

Atualmente, o município de Sinop registra dois casos confirmados de meningite bacteriana, sendo um deles com evolução para óbito. As autoridades de saúde reforçam que os casos estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica, com adoção de todas as medidas de controle, e não há indicativo de surto no município.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora