Connect with us

Sinop

Prefeitura de Sinop promove Simpósio de Prevenção ao HIV na próxima segunda-feira (1º)

Publicado

em

A Prefeitura de Sinop promove na próxima segunda-feira (1º), Dia Mundial de Luta contra a Aids, o Simpósio de Prevenção ao HIV: Olhares e Avanços que Salvam Vidas. A ação é organizada pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE), em parceria com a Liga Acadêmica em Infecções Sexualmente Transmissíveis (Laist) e com a Unidade de Autoteste de HIV da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O encontro será realizado das 13h às 18h, no auditório da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
 
As inscrições estão abertas para profissionais e acadêmicos da área da saúde de Sinop e região e podem ser feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/simposio-de-prevencao-ao-hiv-olhares-e-avancos-que-salvam-vidas/3194737. A programação pretende aprofundar debates sobre estratégias de enfrentamento ao HIV, apresentar avanços na área e fortalecer o papel dos serviços públicos no acolhimento de pessoas que vivem com o vírus.
 
O HIV é o vírus causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) e compromete o funcionamento do sistema imunológico. Sem tratamento, o organismo se torna vulnerável a infecções graves. Atualmente, o tratamento antirretroviral assegura expectativa de vida elevada e impede a transmissão do vírus quando o paciente mantém o acompanhamento adequado e alcança carga viral indetectável.
 
O simpósio busca reunir estudantes, profissionais e instituições para fortalecer o debate sobre prevenção, ampliar o conhecimento técnico e incentivar a participação ativa na construção de estratégias de combate ao HIV. As inscrições seguem abertas até o início do evento.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue Lendo

Sinop

Prefeitura de Sinop divulga serviços que funcionarão no feriado prolongado de Tiradentes

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Sinop divulga os serviços essenciais que serão mantidos durante o ponto facultativo de segunda-feira (20) e o feriado nacional de Tiradentes, na terça-feira (21). Em decorrência disso, os serviços administrativos e atendimentos ao público no Paço Municipal Prefeito Geraldino Dal’Maso e nas secretarias municipais estarão suspensos. Esses serviços retornarão normalmente na quarta-feira (22). Entretanto, os serviços considerados essenciais serão mantidos integralmente.

Conforme os Decretos nº 002/2026 e nº 101/2026, publicados pelo Executivo Municipal no Diário Oficial do Estado, a manutenção dos serviços públicos municipais imprescindíveis visa garantir a atenção do poder público à população e os direitos à saúde e ao saneamento básico.

Segunda-feira (20) – Ponto Facultativo | O que funciona?

Saúde

Urgência e Emergência:

  • UPA 24 Horas – Avenida André Maggi, nº 7077, Jardim das Acácias
  • Policlínica Menino Jesus – Rua Colonizador Ênio Pipino, bairro Menino Jesus

Atenção Primária:

  • UBS Manoel Loretino dos Santos
  • UBS Família Menino Jesus
  • UBS Família Sabrina
  • UBS Sebastião de Matos
  • UBS São Cristóvão
  • UBS São Francisco
  • UBS Jardim América
  • UBS Gleba Mercedes
  • UBS Camping Club

Demais serviços essenciais: os trabalhos desenvolvidos pela Guarda Civil Municipal (GCM), o Cemitério Municipal Santo Antônio e os serviços de saneamento básico (água potável e esgoto), além da coleta de resíduos domésticos, serão mantidos regularmente.

Terça-feira (21) – Feriado | O que funciona?

Saúde

Urgência e Emergência:

  • UPA 24 Horas – Avenida André Maggi, nº 7077, Jardim das Acácias
  • Policlínica Menino Jesus – Rua Colonizador Ênio Pipino, bairro Menino Jesus

Demais serviços essenciais: os trabalhos desenvolvidos pela Guarda Civil Municipal (GCM), o Cemitério Municipal Santo Antônio e os serviços de urgência e emergência de saneamento básico (água potável e esgoto), além da coleta de resíduos domésticos, serão mantidos regularmente.

Em relação aos atendimentos de água potável e esgoto, estes serão realizados mediante acionamento pelo telefone 0800 647 6060.

Final de semana

Neste sábado (18) e domingo (19), a Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Imunização, segue com ação itinerante de vacinação. Das 14h às 20h, os atendimentos estarão concentrados no Shopping Center Sinop, próximo à loja C&A. Estarão disponíveis todas as vacinas inclusas no Plano Nacional de Imunização (PNI), inclusive a vacina contra a influenza.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora