Connect with us

Sorriso

Prefeitura divulga lista de feriados e pontos facultativos de 2024

Publicado

em

Para edição do decreto foram considerados os feriados de âmbito nacional, estadual e municipal

A Prefeitura de Sorriso divulgou ontem, 25 de janeiro, por meio do decreto nº 1.040/2024 os dias de feriados nacionais, estaduais e municipais, e ainda os pontos facultativos na Administração Pública Municipal para o ano de 2024.

Para edição do decreto, assinado pelo prefeito Ari Lafin, foram considerados os feriados civis e religiosos de âmbito nacional, estadual e municipal, que invariavelmente acabam afetando a rotina das repartições públicas de Sorriso. Vale sempre lembrar que o decreto não se aplica aos serviços considerados essenciais, como na saúde e limpeza urbana.

O secretário de Administração, Estevam Hungaro, frisa que os pontos facultativos se restringem ao Poder Público. “Importante salientar que os pontos facultativos se restringem exclusivamente aos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal direta, autárquica e fundacional, exceto para os serviços considerados imprescindíveis à comunidade”, destaca Estevam.

Cabe contextualizar que, desde a publicação da Lei da Liberdade Econômica, reforçada pela Lei Municipal 3.199 /2021, os empresários não precisam pagar taxas especiais para abrir seus estabelecimentos em horários alternativos, inclusive aos domingos e feriados, desde que seja respeitada a legislação trabalhista, como pagamento de horas-extras, por exemplo.

Confira a lista completa dos feriados e pontos facultativos de 2024:

I – 1º de janeiro (segunda-feira) Confraternização Universal – feriado nacional;

II – 12 de fevereiro (segunda-feira) Carnaval – ponto facultativo;

III – 13 de fevereiro (terça-feira) Carnaval – ponto facultativo;

IV – 14 de fevereiro (quarta-feira) de Cinzas – ponto facultativo até às 14 horas;

V – 29 de março (sexta-feira) Paixão de Cristo – feriado nacional;

VI – 21 de abril (domingo) Tiradentes – feriado nacional;

VII – 1º de maio (quarta-feira) Dia Mundial do Trabalho – feriado nacional;

VIII – 13 de maio (segunda-feira) Emancipação Político Administrativa de Sorriso/MT – feriado municipal;

IX – 30 de maio (quinta-feira) Corpus Christi – ponto facultativo;

X – 31 de maio (sexta-feira) – ponto facultativo;

XI – 29 de junho (sábado) São Pedro – Padroeiro de Sorriso – feriado municipal;

XII – 07 de setembro (sábado) Independência do Brasil – feriado nacional;

XIII – 12 de outubro (sábado) Nossa Senhora Aparecida – feriado nacional;

XIV – 28 de outubro (segunda-feira) dia do Servidor Público – ponto facultativo;

XV – 02 de novembro (sábado) dia de Finados – feriado nacional;

XVI – 15 de novembro (sexta-feira) Proclamação da República – feriado nacional;

XVII – 20 de novembro (quarta-feira) Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra – feriado nacional;

XVIII – 25 de dezembro (quarta-feira) Natal – feriado nacional.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Escritores locais participam de roda de conversa com Bráulio Bessa

Publicado

em

Por

Um momento recheado de delicadeza, acordes de violão e vida jorrando em poesia declamada. Assim foi a roda de conversa do escritor e poeta Bráulio Bessa com os pratas da casa de Sorriso – mais de 30 escritores locais e de municípios vizinhos como Cláudia, União do Sul, Ipiranga do Norte e Sinop ouviram os relatos recheados de cotidiano e de um viver poético de Bráulio e trocaram experiências.

“Fizemos questão desse momento único dos nosso escritores com o Bráulio que é uma referência além fronteiras na escrita, na declamação e no viver a literatura com alma”, destaca a secretária de Cultura, Marisa Netto. “Não conseguimos reunir todos os escritores sorrisenses, conseguimos catalogar mais de 60 escritores locais, mas ter parte deles vivenciando esse momento foi inspirador”, avalia a organizadora da roda de conversa, Carmem Welter.

Além de receber os escritores locais, Bráulio também ouviu e atendeu as 30 crianças finalistas do Festival Cultural de Poesia, 30 jovens poetas, como destacou o escritor.

“Para mim viver momentos de troca, ouvir escritores locais é de uma riqueza sem tamanho”, pontua o autor. “Digo sempre que é necessário valorizar a cultura local, ler o autor loca, o do estado, o brasileiro e ler de modo geral”, acrescentou o poeta que contou um pouco de sua jornada e confessou viver em estado poético. “Minha infância foi em uma cidade pequena onde a vida era em outro ritmo, contemplativa, vive uma infância e vivo uma vida mergulhada, dentro da poesia e quero trazer isso para o universo do outro, de alguma forma”, salientou.

Todas as ações integram o V Fórum Municipal de Cultura e a Feria do Livro de Sorriso em andamento na Praça da Juventude.

Clique aqui e confira a programação completa do evento.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora