Connect with us

MATO GROSSO

Primeira-dama de MT aciona programa SER Família Solidário para atender duas aldeias de Barão de Melgaço

Publicado

em

Neste sábado (04.03), as aldeias Pirigara (Bororos) e Guatós, localizadas no município de Barão de Melgaço, receberam em caráter emergencial alimentos e Kits de higiene e limpeza do programa SER Família Solidário, desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso.

A missão foi solicitada pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, assim que soube da necessidade das entregas devido a situação emergencial causada pelo alagamento que afeta as aldeias onde vivem 70 famílias indígenas, sendo 42 na aldeia Guatós e 28 na aldeia Pirigara.

Participaram da missão a Unidade de Apoio e Assistências às Famílias (UNAF), a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), a Governadoria e a Defesa Civil. 

“Devido o volume de chuvas, a população da região mais afetada onde estão localizadas as aldeias não conseguem, há dois meses, trafegar pelas estradas. Assim que soube da emergência dos meus irmãos indígenas solicitei à secretária-interina da Setasc, Grasielle Bugalho, para organizar as entregas do SER Família Solidário. Graças à união das equipes de trabalho da Setasc, Unaf, Ciopaer, Governadoria, ao proprietário da fazenda que liberou a pista de pouso, e todo o suporte do Governo do Estado, as 70 famílias que receberam os alimentos e os kits de higiene e limpeza terão um pouco mais de conforto por alguns dias. Essa é nossa missão: chegar onde a população mais precisa”, disse a primeira-dama Virginia Mendes.

O cacique Carlinhos, da aldeia Guatós, agradeceu a sensibilidade da primeira-dama em intervir na situação deles.

“De coração e ‘bom grado’ agradecemos dona Virginia por ter lembrado de nós. Nós mandamos um abraço e esperamos a vinda dela aqui em nossa aldeia para agradecer pessoalmente, porque isso é inédito pra nós. Um prazer estar com vocês aqui e com o Governo do Estado”, agradeceu o Cacique.

Fonte: GOV MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Estudantes podem se inscrever para 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil até 24 de abril

Publicado

em

Por

Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.

A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.

Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.

O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.

Inscrições

As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.

A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.

Premiação

A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.

A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.

As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.

18º Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Cronograma

Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril

Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026

Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026

Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026

Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026

Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026

Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026

Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026

Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026

Final Presencial – 29/08/2026

Cerimônia de Premiação – 30/08/2026

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora