Connect with us

MATO GROSSO

Produção do filme sobre Tereza de Benguela oferece oficinas a moradores de Vila Bela da Santíssima Trindade

Publicado

em

Estão abertas as inscrições para oficinas gratuitas de teatro, percussão, dança e outros minicursos para os moradores de Vila Bela da Santíssima Trindade (a 523 km de Cuiabá). A ação faz parte da produção do filme “Somos Tereza”, financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Ao todo, são ofertados cinco minicursos, sendo elas as oficinas de Teatro de Quilombo, de Tranças, de Iniciação ao Documentário, de Percussão e de Dança Afro. As atividades acontecerão entre 08 e 14 de fevereiro.

De acordo com Paula Torres, produtora executiva de “Somos Tereza”, o objetivo é fortalecer a identidade cultural da comunidade e incentivar a participação ativa de seus moradores na construção do filme. “É uma forma de deixar algo para a cidade, mesmo após o término das filmagens”, destacou.

Os interessados podem se inscrever presencialmente no Museu Histórico e Arqueológico Joaquim Marcelo Profeta da Cruz, em Vila Bela, ou pela internet – clique aqui para se inscrever. As vagas são limitadas.

Para mais informações, acesse o perfil da produtora, a Cumbaru Produções Artísticas, pelo perfil @cumbarufilmes.

Sobre o Filme

Com a participação da renomada atriz Zezé Mota, Somos Tereza contará a história de Tereza de Benguela, líder quilombola que viveu por volta do ano 1700, em Vila Bela da Santíssima Trindade, primeira capital de Mato Grosso.

Estão previstas filmagens nos principais pontos turísticos de Vila Bela, como o Cânion do Jatobá, as cachoeiras do Jatobá, Capivari, a ruína da Matriz, no centro da cidade, entre outros locais. A equipe do filme é formada majoritariamente por mulheres mato-grossenses e também de outros Estados, como São Paulo, Distrito Federal, Goiás e Bahia.

O filme é uma realização da Cumbaru Produções Artísticas e foi selecionado no edital Cinemotion de Produção Audiovisual promovido pela Secel com recursos da Lei Paulo Gustavo.

Programação:

Oficina Teatro de Quilombo
Data: 8/2 a 9/2
Horário: 7h00 às 11h00; tarde: 13h as 17h
Local: Secretaria de Cultura e Museu de Vila Bela da Santíssima Trindade

Oficina de Tranças
Data: 10/2 a 14/2
Horário: 9h as 11h
Local: Escola Estadual de Educação Quilombola Verena Leite de Brito

Oficina de audiovisual
Data: 10/2 a 14/2
Horário: 13:30h á 17h30
Local: Secretaria de Cultura

Oficina de Percussão
Data: 10/2 a 14/2
Horário: 17h30 às 19h
Local: Escola Estadual de Educação Quilombola Verena Leite de Brito

Oficina de Dança Africana
Data: 10/2 a 14/2
Horário: 19h30 as 21h
Local: Escola Estadual Verena Leite de Brito

*Sob supervisão de Cida Rodrigues

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Polícia Civil localiza e prende condenado por estupro de vulnerável em Pedra Preta

Publicado

em

Por

A Polícia Civil cumpriu, nesta quarta-feira (22.4), em Pedra Preta, um mandado de prisão em desfavor de um homem, de 26 anos, condenado pelo crime de estupro de vulnerável. A ação integra a Operação Regional Rondonópolis Segura, voltada ao cumprimento de ordens judiciais e intensificação do combate à criminalidade na região.

A ordem judicial, cumprida pela Delegacia de Pedra Preta, refere-se à regressão de regime, com pena remanescente de sete anos a ser cumprida inicialmente em regime fechado, expedida pela Vara Única da Comarca de Pedra Preta.

O caso ocorreu em 2017, quando a mãe da vítima procurou a Polícia Civil para relatar abusos praticados contra sua filha, que à época tinha 12 anos, enquanto o autor tinha 18 anos.

De posse do mandado judicial, a equipe policial deu início a diligências investigativas com o objetivo de localizar e prender o condenado, que se encontrava foragido. Após levantamento de informações, ele foi localizado na região da Vila Garça Branca, distrito de Pedra Preta.

Ele foi preso e não ofereceu resistência. Em seguida, foi conduzido à sede da Delegacia de Pedra Preta, onde foi apresentado à autoridade policial para as providências legais cabíveis.

“A ação evidencia o empenho investigativo da Polícia Civil no cumprimento de ordens judiciais e na responsabilização de autores de crimes graves, reforçando o compromisso institucional com a proteção de vítimas em situação de vulnerabilidade e a garantia da justiça”, destacou o delegado Fabricio Garcia Henriques.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora