Connect with us

Cuiabá

Projeto eMulti promove ‘Arraiá dos Idosos’ na UBS do Residencial Coxipó com direito a casamento caipira

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), por meio da Superintendência de Atenção Primária e a equipe do eMulti que atende a regional Sul, realizaram na manhã desta terça-feira (9), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Residencial Coxipó II, o ‘Arraiá dos Idosos’. O evento reuniu os participantes da melhor idade que fazem parte do projeto. Os servidores da unidade também se dedicaram à organização da ação, que teve uma quadrilha pra lá de animada e até o tradicional casamento caipira.

A educadora física Tanuzia Figueiredo explica que as atividades são realizadas em conjunto pelos servidores da unidade e pelos agentes de saúde de cada região. “Entre as ações de saúde previstas no cronograma, realizamos passeios, eventos de descontração e confraternizações de final de ano. Esta equipe também atende à região do Tijucal, Osmar Cabral, Santa Laura, Jardim Liberdade e Fortaleza”, explica a educadora.

O grupo, formado no início do ano, tem um recesso de 15 dias agora em julho e retorna com as atividades ainda no final do mês. Os pacientes são selecionados com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que atendem as regiões e fazem essa seleção direta com cada participante, sendo que a maioria deles são hipertensos, diabéticos e fumantes, e já recebem tratamento de saúde na unidade. O grupo trata também casos de pacientes com ansiedade.

“Cada integrante do projeto participa ainda de oficinas e atividades que fazem parte do tratamento conforme a necessidade de cada um. As reuniões acontecem semanalmente em cada unidade. Além de exercícios laborais, os pacientes participam de atividades físicas ao ar livre, o que também serve de incentivo para o convívio social”, enfatiza a educadora.

A grande atração do evento foi a noiva da quadrilha, que atua como agente de saúde na região há mais de 27 anos, Dona Carmem de Fátima Dias, de 63 anos, que liderou a dança e garantiu a diversão da festa. “A melhor parte da saúde é sorrir, brincar, e incentivar as pessoas. A alegria nos traz a cura, por isso nosso trabalho é tão importante, assim como o desenvolvimento de ações como essas. E uma coisa que me deixa feliz é ver as pessoas se divertindo. Todos são super participativos; além de agente, também sou paciente, e a gente se sente até com mais vitalidade depois de uma manhã como essa”, afirma Dona Carmem, que apesar da idade esbanja energia.

O secretário adjunto da Atenção Primária, Zé Ricardo, destacou o compromisso da gestão em humanizar e aperfeiçoar os atendimentos disponibilizados pela rede, tornando-os cada vez mais atrativos e acolhedores aos pacientes. “Ações como essas nos fazem ter certeza de que estamos realizando um trabalho eficiente, humano e eficaz em toda a rede de atenção primária, que trabalha para a prevenção de doenças e a promoção da saúde pública de nossa capital”, conclui.

O projeto eMulti consiste em equipes compostas por profissionais de saúde de diversas áreas do conhecimento e categorias profissionais. Elas operam de maneira complementar e integrada às outras equipes que atuam na Atenção Primária à Saúde. Essas equipes trabalham juntas e são responsáveis pela mesma população e território, fortalecendo as articulações com outros equipamentos de saúde e setores como educação, serviço social, cultura, lazer e esporte.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Aquece Cuiabá: ações de assistência à população em situação de rua durante o período de frio são intensificadas; mais de 600 cobertores distribuídos

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e do Núcleo da primeira-dama, Márcia Pinheiro, realizou na gelada tarde desta sexta-feira (12) a entrega de mais de 400 cobertores da campanha “Aquece Cuiabá” em locais de concentração da população em situação de rua e também aos residentes da região do Silvanópolis, onde foram destinados 150 cobertores aos moradores em situação de vulnerabilidade social. Débora Ramos, coordenadora do Núcleo de Apoio à Primeira-Dama, Márcia Pinheiro, realizou o atendimento às famílias do Silvanópolis. Com a queda na temperatura, em dois dias, mais de 600 cobertores já foram entregues.

As equipes da Secretaria, por meio da Coordenadoria de Proteção Social Especial, percorreram vários locais de concentração da população em situação de rua para realizar as entregas. O primeiro local atendido foi próximo ao ‘bosque’ próximo à rodoviária, seguido pelo Porto (região do Dutrinha), imediações do Morro da Luz, entre outros pontos da cidade. Além dos cobertores, também foi realizada a entrega de alimentação, com distribuição de sopa.

Atenta ao período de queda de temperaturas, a primeira-dama determinou que uma força-tarefa fosse às ruas para garantir a distribuição do material e, assim, proporcionar mais conforto e segurança àqueles que mais precisam. A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Cuiabá com o bem-estar e a dignidade da população em situação de rua, especialmente durante os períodos mais frios do ano.

“É fundamental que nossas ações reflitam sensibilidade e respeito à população, especialmente àqueles em situação de vulnerabilidade. A população em situação de rua merece nossa atenção e cuidado. Cada cobertor distribuído, cada refeição servida, e cada orientação oferecida são gestos que vão além de meras ações assistenciais; são demonstrações de dignidade e empatia. Nosso compromisso é garantir que todos tenham acesso aos recursos e aos serviços que necessitam. Continuaremos a percorrer os locais de maior concentração, não apenas para distribuir cobertores e alimentos, mas também para oferecer acolhimento e orientações. Queremos que essas pessoas saibam que não estão sozinhas, que há um esforço constante para assegurar que suas necessidades sejam atendidas”, explicou a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, lembrando que todos os dias mais de 450 refeições são distribuídas à população em situação de rua, além de outras mil que são disponibilizadas ao valor simbólico de R$ 2 no Restaurante Popular.

“Essas ações ocorrem sempre que há previsão de frente fria, como agora, cuja previsão se estende até segunda-feira. Estamos percorrendo os locais de maior concentração desse público. Mesmo que eles já tenham recebido cobertores, muitos acabam descartando-os, pois, como vivem na rua, muitas vezes saem e deixam os cobertores para trás. Por isso, realizamos as entregas todas as noites frias, juntamente com a distribuição de sopa, além do almoço”, disse a coordenadora de Proteção Social, Célia Andrade.

Ela ainda reforçou que “orientamos essas pessoas a procurarem o Centro POP para solicitar vagas de acolhimento e explicamos sobre a documentação necessária e como acessar os serviços de saúde e de acolhimento”. A capital também disponibiliza 250 vagas distribuídas em três albergues.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora