Connect with us

MATO GROSSO

Projeto Verde Novo realiza Oficina Ecológica de Plantio nesta sexta-feira

Publicado

em

O projeto Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, realiza mais uma ação em prol da conscientização ambiental e da arborização da Capital. Nesta sexta-feira (21 de julho), das 14h às 16h, a equipe do projeto estará no Museu de Arte Sacra (MAS-MT) com a ‘Oficina Ecológica de Plantio’. A ação faz parte da programação da colônia de férias promovida pelo Museu.
 
A engenheira do Verde Novo, Rosiani Carnaíba, e o 2º sargento Marcelo Campos, que interpreta o palhaço Lelé Picolé Curimpampam, vão ministrar a oficina para os participantes, de forma prática e lúdica.
 
A colônia de férias é voltada para crianças com idade entre 6 e 12 anos. Os pais podem inscrever seus filhos diretamente no link da bio do Instagram do MAS-MT ou pelo link:
 
 
Informações ou dúvidas: (65) 3056-1373/3052-6285.
 
As ações do Projeto Verde Novo ocorrem durante todo o ano, com diversos parceiros, com o objetivo de resgatar o título da Capital de Cidade Verde. São realizados plantios, distribuição de mudas, palestras e o jogo rebojando, voltado para crianças que integra atividades educativas e recreativas, como jogos de perguntas e respostas, e competições sobre educação ambiental.
 
O projeto – O Verde Novo é uma iniciativa do Juizado Especial Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam) em parceria com o Instituto Ação Verde, TV Centro América, Vanguard, Plaenge, Prefeitura de Cuiabá, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-MT), Associação Brasileira de Engenheiros Civis Departamento Mato Grosso (Abenc-MT), Rumo Logística.
 
Confira o site do Verde Novo e as várias ações já realizadas:
 
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Estudantes podem se inscrever para 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil até 24 de abril

Publicado

em

Por

Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.

A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.

Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.

O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.

Inscrições

As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.

A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.

Premiação

A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.

A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.

As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.

18º Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Cronograma

Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril

Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026

Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026

Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026

Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026

Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026

Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026

Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026

Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026

Final Presencial – 29/08/2026

Cerimônia de Premiação – 30/08/2026

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora