Connect with us

POLÍTICA

Proposta quer fortalecer saúde mental dos servidores públicos em Mato Grosso

Publicado

em

O aumento dos casos de ansiedade, depressão e esgotamento emocional entre servidores públicos acendeu um alerta em Mato Grosso. Diante desse cenário, o deputado estadual Alex Sandro (Republicanos) apresentou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei (PL) nº 581/2026, que propõe a criação de diretrizes para fortalecer a saúde mental, prevenir o adoecimento psicossocial e melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho dos servidores estaduais.

A proposta apresentada durante sessão ordinária do último dia 13, prevê a criação de ações permanentes voltadas ao bem-estar emocional dos profissionais que atuam na administração pública direta, autárquica e fundacional do Estado. O texto destaca a necessidade de combater problemas como ansiedade, depressão, síndrome de burnout e outros transtornos relacionados ao ambiente de trabalho.

Segundo o deputado, o PL busca fortalecer políticas preventivas e garantir melhores condições de trabalho aos servidores públicos estaduais, promovendo valorização humana, qualidade de vida e maior eficiência no serviço público.

“Esse projeto é uma maneira de resgatar e minimizar as tensões que existem diante do trabalho excessivo do servidor público. Se esse servidor tem problemas, sejam eles quais forem, esse problema afeta lá na frente, pois esse servidor vai ter dificuldade em prestar um melhor serviço, não vai ter um bom desempenho no trabalho, e tornar a administração pública que já tão engessada e burocrática, se torne ainda mais pesada. Esse projeto é um meio do Governo atender essa demanda”, defendeu Alex Sandro.

Entre as diretrizes previstas no projeto estão a promoção de ambientes laborais mais saudáveis e humanizados, prevenção de riscos psicossociais, fortalecimento de políticas de valorização do servidor e incentivo à criação de mecanismos de acolhimento e orientação psicossocial.

A proposição também prevê campanhas educativas, ações de conscientização sobre saúde mental no serviço público e iniciativas de prevenção ao assédio moral e à violência psicológica no ambiente de trabalho.

Semana da saúde mental – Outro ponto previsto no texto é a criação da Semana Estadual de Promoção da Saúde Mental do Servidor Público, a ser realizada anualmente na semana do dia 10 de outubro. Durante o período, poderão ser promovidas palestras, seminários, rodas de conversa e campanhas educativas sobre prevenção do adoecimento ocupacional.

O parlamentar destaca ainda o crescimento dos casos de afastamento por transtornos emocionais no serviço público brasileiro, especialmente entre profissionais das áreas da Educação, Saúde e Segurança Pública.

A proposta cita ainda um levantamentos do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), que apontam aumento significativo nos afastamentos relacionados à ansiedade, depressão e esgotamento emocional entre os servidores da educação estadual.

O projeto cumpre agora pauta de cinco sessões e depois segue para análise nas comissões da Assembleia Legislativa antes de ser votada em plenário.

Fonte: ALMT – MT

Continue Lendo

POLÍTICA

Chico Guarnieri leva Sala Multissensorial Inteligente para Barra do Bugres

Publicado

em

Por

O deputado Chico Guarnieri (PSDB) participou, na sexta-feira (15), da apresentação do projeto da Sala Multissensorial Inteligente, em Barra do Bugres, iniciativa que poderá transformar o atendimento de crianças atípicas no município.

A reunião foi realizada na Câmara Municipal e contou com a presença de autoridades, representantes de entidades e famílias atípicas. O projeto foi apresentado pelo presidente do Instituto Qualivida Brasil, Ivo Razzini, que procurou o deputado para apresentar a proposta e buscar apoio para levar a iniciativa à cidade.

Na quinta-feira (14), Chico Guarnieri esteve no Instituto Qualivida Brasil para conhecer de perto o funcionamento do atendimento e os resultados alcançados pela iniciativa, que oferece tratamento gratuito para crianças neurodivergentes e famílias que não possuem condições financeiras de arcar com atendimento particular.

A proposta da Sala Multissensorial Inteligente nasce com o propósito de acolher crianças neurodivergentes, estimular habilidades, apoiar profissionais e oferecer um atendimento mais humano, moderno e acessível para toda a comunidade. Segundo o instituto, o espaço contribui para o desenvolvimento sensorial e para a retomada de atividades do cotidiano, auxiliando não apenas a criança, mas toda a família.

De acordo com as informações apresentadas, a estrutura poderá ter até 50 metros quadrados e atender até quatro alunos por sessão, dependendo do nível de suporte da criança. A previsão é de que a sala fique pronta em aproximadamente 45 dias após a definição do local adequado para instalação.

Chico Guarnieri destacou que já destinou recursos para viabilizar a implantação da sala no município. Agora, a proposta entra na fase de definição de um espaço adequado, priorizando acessibilidade, acolhimento e facilidade de acesso para as famílias que necessitam do atendimento no dia a dia.

“Estamos construindo essa proposta ouvindo quem vive essa realidade todos os dias. Nosso objetivo é unir forças para levar mais acolhimento, desenvolvimento e qualidade de vida para as crianças atípicas e suas famílias”, destacou o parlamentar.

O professor doutorando Paulo Marques Ferreira e os demais participantes reforçaram a importância da implantação da sala em Barra do Bugres, destacando que, diante da demanda crescente, o município poderá necessitar de mais de uma unidade futuramente.

Também participaram da reunião a presidente da Câmara, vereadora Professora Cleide (Republicanos); o vice-prefeito Artuzão (PRD); o vereador Gustavo da Silva Ferreira (PRTB); o presidente da Associação Comercial e Industrial de Barra do Bugres (Acibb), Martinho; secretários das pastas de assistência social, saúde e educação do município; representantes da SOS Criança, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Sala de Autismo Prof.ª Julieta, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Letícia representando as mães atípicas do município.

Representando as famílias, Letícia relatou as dificuldades enfrentadas por mães de crianças autistas na busca por tratamentos especializados e destacou a importância da implantação da sala multissensorial para a cidade.

A pauta também esteve ligada ao futuro Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado e Formação Inclusiva, aprovado recentemente pela Câmara Municipal de Barra do Bugres. O espaço será implantado no antigo prédio do Fórum da cidade, que passará por reforma completa para atender crianças atípicas e receberá o nome de Moacir Sansão (in memoriam). Como a adequação do prédio ainda depende de etapas administrativas e estruturais, o grupo debate agora alternativas viáveis para que a Sala Multissensorial Inteligente possa começar a funcionar antes mesmo da conclusão definitiva do centro.

A atividade faz parte de um trabalho que o deputado Chico Guarnieri vem levando a diversos municípios de Mato Grosso, com foco na conscientização, inclusão e fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas com TEA.

No último dia 29 de abril, o parlamentar promoveu em Campo Novo do Parecis a palestra “Autismo e inclusão: um convite ao conhecimento e à empatia”. A programação também contou com o lançamento de um livro de colorir voltado aos direitos das pessoas autistas, desenvolvido pelo assessor jurídico do deputado, Dr. Iandro Almicci, transformando informações jurídicas em uma linguagem acessível e inclusiva. O assessor jurídico também esteve presente na reunião realizada em Barra do Bugres, acompanhando a apresentação do projeto da Sala Multissensorial Inteligente.

O evento teve ainda a participação da equipe do 3º Núcleo de Bombeiro Militar (NBM) de Campo Novo do Parecis, que realizou orientações sobre manobras de desengasgo em bebês, crianças e adultos, além de uma rodada interativa de perguntas com a população.

Entre os projetos apresentados pelo deputado e que vêm ganhando destaque em Mato Grosso estão o Projeto de Lei nº 257/2026, que cria o Programa de Proteção Sensorial para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (PROTEA-MT), com foco na acessibilidade e prevenção de crises causadas por excesso de estímulos sonoros, e o Projeto de Lei nº 194/2026, que institui o Programa Estadual NeuroMT.

O NeuroMT busca ampliar a identificação tardia, o suporte e a inclusão produtiva de pessoas com TEA, especialmente adultos que não tiveram diagnóstico durante a infância e enfrentaram dificuldades sociais e profissionais ao longo da vida.

Fonte: ALMT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora