Nesta quinta-feira (28), o presidente da Rússia Vladimir Putin e o vice-ministro da Defesa Iunus-Bek Ievkurov receberam Andrei Trochev, conhecido pelo nome de guerra Sedoi.
Em trecho gravado da reunião, Putin autorizou a execução de operações pelo grupo: “Unidades voluntárias podem executar várias tarefas de combate, acima de tudo, claro, na zona da operação militar especial”.
“Você mesmo [Trochev] esteve lutando numa unidade dessas por mais de um ano. Sabe como é, como deve ser feito”, disse o líder russo.
Reprodução/Redes sociais
Yevgeny Prigozhin foi o fundador do Grupo Wagner.
A decisão acontece pouco mais de um mês após a morte do chefe do grupo mercenário, Yevgeny Prigozhin. Em junho, ele liderou uma tentativa fracassada de golpe contra o presidente Vladimir Putin e se exilou na Bielorrússia.
No final de agosto, Prigozhin e seu primeiro comandante, Dmitri Utkin, morreram em uma queda de avião na Rússia.
O Grupo Wagner foi formado em 2014 durante o processo de anexação da Crimeia ao território russo. Naquele momento, o grupo se fortaleceu e acabou criando outros braços em mais de 8 países da região.
Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.