Connect with us

MATO GROSSO

Réu é condenado a 20 anos por tentar matar jovem em Rondonópolis

Publicado

em

O Tribunal do Júri condenou a 20 anos de prisão integrante do comando vermelho que tentou matar jovem que enviou mensagem a esposa de membro da facção, em Rondonópolis. O crime aconteceu no dia 12 de fevereiro do ano passado, na residência da vítima e na presença de sua mãe. Além da tentativa de homicídio qualificada, Luccas Ortega Nery também foi condenado por porte ilegal de arma de fogo e por integrar organização criminosa.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, após ter sido atingida por vários disparos de arma de fogo em sua própria residência, a vítima foi socorrida e encaminhada para atendimento médico. Foi constatado durante a investigação policial que o réu mapeou o trajeto que a vítima fazia, horários e locais por onde passava todos os dias para depois cumprir a ordem oriunda da facção criminosa.

Consta na denúncia, que antes da tentativa de homicídio, a vítima foi obrigada a participar de uma reunião com outros integrantes da organização. Durante o encontro, o jovem foi informado que a sua morte havia sido decretada pela facção e que para reverter o quadro ele teria que matar uma pessoa no município de Gaúcha do Norte, o que foi recusado pelo jovem.

Conforme a promotora de Justiça que atuou no plenário do júri, a condenação de Luccas Ortega Nery ocorreu nos termos da denúncia oferecida pelo Ministério Público. Os jurados acolheram a tese de que a tentativa de homicídio foi cometida por motivo torpe. O réu encontra-se preso e não poderá recorrer da decisão em liberdade.

O Júri foi realizado no dia 24 de setembro.
 

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Estudantes podem se inscrever para 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil até 24 de abril

Publicado

em

Por

Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.

A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.

Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.

O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.

Inscrições

As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.

A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.

Premiação

A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.

A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.

As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.

18º Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Cronograma

Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril

Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026

Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026

Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026

Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026

Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026

Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026

Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026

Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026

Final Presencial – 29/08/2026

Cerimônia de Premiação – 30/08/2026

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora