Connect with us

MATO GROSSO

Rotam e Força Tática prendem três pessoas por tráfico de drogas na Região Metropolitana

Publicado

em

Equipes do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) e Força Tática do 2º Comando Regional prenderam quatro homens em flagrante por tráfico de drogas, nesta sexta-feira (28.06), em Cuiabá e Várzea Grande. Nas ações, foram apreendidos 15 tabletes de maconha, porções de pasta base e um simulacro de arma de fogo.

Por volta de 19h, as equipes policiais receberam denúncias anônimas sobre um homem que estava com grande carregamento de drogas, na região do Cristo Rei, em Várzea Grande. No endereço informado, os militares encontraram o suspeito de 46 anos, que tentou fugir para o interior de uma casa e foi detido, não sendo encontrado nada de ilícito com ele.

Dentro do imóvel, os policiais encontraram uma mala contendo os 15 tabletes de maconha e deram voz de prisão ao criminoso, que foi conduzido para a Central de Flagrantes de Várzea Grande para registro da ocorrência e demais providências.

Horas antes, durante patrulhamento no bairro Pedra 90, por volta de 17h, as equipes da Rotam e Força Tática receberam denúncias sobre homens que ficavam na frente de uma casa fazendo o uso de drogas e exibindo armas de fogo para pessoas que passavam pelo local.

Diante da situação, os militares iniciaram diligências e encontraram um homem na frente da casa denunciada. Os policiais se aproximaram para abordagem, porém o suspeito fugiu. Já dentro da casa, foram encontrados dois irmãos, de 37 e 38 anos.

Questionados sobre a denúncia, um dos suspeitos afirmou ter um simulacro de arma de fogo e apresentou o objeto aos policiais. Ainda em buscas pela casa, os militares encontraram 32 pedras de pasta base de cocaína e uma balança de precisão.

Os suspeitos apresentaram versões desencontradas sobre a procedência das drogas e receberam voz de prisão, sendo encaminhados para a Central de Flagrantes de Cuiabá para registro da ocorrência, ficando à disposição da Polícia Judiciária Civil.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Estudantes podem se inscrever para 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil até 24 de abril

Publicado

em

Por

Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.

A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.

Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.

O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.

Inscrições

As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.

A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.

Premiação

A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.

A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.

As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.

18º Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Cronograma

Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril

Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026

Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026

Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026

Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026

Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026

Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026

Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026

Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026

Final Presencial – 29/08/2026

Cerimônia de Premiação – 30/08/2026

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora