Connect with us

MATO GROSSO

“Saímos de 20 para 120 municípios com acesso a editais de cultura”, destaca secretário adjunto durante evento

Publicado

em

O secretário adjunto de Cultura de Mato Grosso, Jan Moura, destacou o avanço do acesso à cultura no Estado, durante a abertura do Encontro de Gestores Municipais de Cultura, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), nesta quarta-feira (27.03), no Cine Teatro Cuiabá, e citou os resultados práticos das políticas desenvolvidas pelo Governo estadual. 

“Eu não tenho dúvida que por meio da cultura nós conseguimos transformar esse país, porque a gente fez isso na Secel. Saímos de 20 municípios que tinham acesso aos nossos editais para 120, fazendo exatamente o que estamos fazendo aqui hoje, dialogando com os nossos gestores municipais”, declarou.

O secretário ressaltou a importância do entendimento da democratização da cultura como uma política pública. “A política estadual cultural só vai melhorar se fortalecermos as políticas municipais. Se não municipalizarmos a cultura, não vamos conseguir mudar essa história. Porque o Estado e o município não fazem cultura, quem faz são as pessoas. E para chegar nessas pessoas a gente precisa de estratégia e a construção de muitas mãos”, pontuou. 

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Jefferson Carvalho Neves, reforçou a necessidade da parceria entre Estado e municípios e da boa aplicação dos recursos.

“É muito gratificante ter os municípios aqui com a gente. Com todos esses investimentos, hoje a cultura e esporte têm 51% dos investimentos em emenda de todo o Estado e tudo isso graças a vocês que conseguem entregar de forma brilhante os resultados que a gente espera. Estamos conseguindo o que nunca antes tinha sido feito que é fazer com o que recurso chegue na ponta”, enfatizou.

Na oportunidade, o deputado estadual Beto Dois a Um ressaltou o papel do Governo do Estado para que esses avanços do setor fossem alcançados. “Hoje a gente só busca ampliar tudo isso, então é muito importante essa interação entre os poderes e fazedores de cultura, assim como é fundamental ter uma Secretaria de Estado que dialoga e escuta a classe. Precisamos muito dar continuidade ao que está acontecendo nesse momento histórico da cultura de Mato Grosso”, frisou o parlamentar.

O 12º Encontro de Gestores reúne cerca de 300 agentes públicos, entre gestores, secretários e coordenadores de cultura de diversos municípios mato-grossenses.

O evento promovido pela Secel-MT e implementado pela atual gestão, tem o objetivo de apresentar as principais políticas culturais anuais do Governo do Estado, debater e construir propostas para mudanças sociais e marcos regulatórios do setor.

Também participaram da abertura do evento a secretária dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura (MinC), Roberta Martins, e autoridades locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Bombeiros atendem ocorrência de acidente de trânsito envolvendo moto e carro

Publicado

em

Por

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na noite desta quinta-feira (25.04), por volta das 23 horas, para atender uma ocorrência de colisão entre um carro e uma motocicleta. O acidente ocorreu na Avenida Mato Grosso, no bairro Belvedere, em Campo Verde (139 km de Cuiabá).

A equipe da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) prontamente se deslocou até o local para prestar atendimento às vitimas envolvidas no acidente.

O condutor da motocicleta, um homem de 22 anos, foi encontrado no chão e estava consciente e orientado, mas apresentava dores no pescoço, além de escoriações nas pernas. Após receber os primeiros cuidados no local, ele foi encaminhado ao hospital municipal para receber atendimento médico especializado.

Já o condutor do carro, um jovem de 20 anos, estava caminhando no local do acidente e não apresentava queixas de dor ou lesões visíveis, e não necessitou de atendimento médico.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora