Connect with us

Cuiabá

Secretaria de Saúde promove ação de saúde bucal para população em situação de rua nos próximos 3 sábados

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde – SMS realiza, nos próximos três sábados, um projeto voltado à saúde bucal da população em situação de rua e vulnerabilidade social. As ações acontecerão nos dias 30 de novembro, 7 e 14 de dezembro, com atendimento na Clínica Odontológica CPA III , por meio das equipes de saúde bucal e do programa Consultório na Rua (Luz e Novo Amanhecer).

“O trabalho com a população em situação de rua já é uma prática contínua realizada pela SMS por meio do programa Consultório na Rua. Esta ação, no entanto, é uma iniciativa especial, que amplia o atendimento odontológico e reforça o cuidado integral com esse público”, explicou a coordenadora de Saúde Bucal, Sueli Ribeiro.

O projeto busca oferecer atendimento odontológico emergencial e preventivo, promovendo bem-estar e qualidade de vida para um público que enfrenta inúmeros desafios no acesso à saúde. Além de tratamentos como extrações, restaurações e encaminhamentos, haverá palestras e oficinas sobre higiene bucal, prevenção de doenças e autocuidado.

Programação

– 30/11/2024: Clínica Odontológica CPA III

– Horário: das 7h às 15h

– Paralelamente, haverá ações do Novembro Azul, com palestras sobre a prevenção do câncer de próstata, triagens e consultas médicas, além de suporte psicológico e terapias integrativas.

07/12/2024 e 14/12/2024: Clínica Odontológica CPA III

– Horário: das 7h às 15h

– Atividades voltadas ao Dezembro Vermelho, com foco na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia, HIV e HPV. Serão oferecidos testes rápidos, consultas médicas, terapia integrativa e mobilização social.

Os participantes receberão kits de higiene bucal, contendo escova de dentes, pasta dental e outros itens essenciais. Além disso, o projeto contará com transporte para facilitar o acesso das pessoas do ATTAP (Centro de Acolhimento Social em Cuiabá) ao local de atendimento.

Espera-se atender até 300 pessoas, com a realização de 105 procedimentos odontológicos, além de palestras educativas. O projeto busca não apenas tratar, mas prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida dos beneficiados, contribuindo para mais saúde e dignidade.

“Essa ação é um marco para a nossa cidade, porque levar saúde bucal à população em situação de rua e vulnerabilidade social vai muito além de cuidar dos dentes. Estamos promovendo dignidade, autoestima e bem-estar. Muitas dessas pessoas enfrentam desafios enormes para acessar serviços básicos de saúde, e iniciativas como esta mostram que é possível fazer a diferença com empatia e compromisso. A saúde bucal impacta diretamente a qualidade de vida, e estamos aqui para oferecer cuidado, prevenção e uma oportunidade de mudança”, finalizou a coordenadora de Saúde Bucal.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

TCE emite parecer favorável à aprovação das contas da Prefeitura de Cuiabá 2023

Publicado

em

Por

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) emitiu, nesta terça-feira (10), parecer favorável às contas da Prefeitura de Cuiabá referentes ao exercício de 2023. O conselheiro relator, José Carlos Novelli, votou pela aprovação das contas, sendo acompanhado pelo presidente da Corte de Contas, Sérgio Ricardo, e pelos conselheiros Domingos Neto, Valter Albano e Guilherme Maluf.

Na análise global, o relator destacou que, embora o agravamento do déficit seja um ponto relevante, especialmente nos gastos com saúde pública, o Município apresentou uma melhora significativa na execução orçamentária em relação a 2022.

Ele citou um estudo técnico, com base em dados do Ministério da Saúde, usado pelo conselheiro Valter Albano, durante emissão de parecer também favorável às contas do exercício 2022.

“Entre 2020 e 2024, mais da metade dos atendimentos ambulatoriais e quase 40% dos atendimentos hospitalares foram destinados a pacientes de outros municípios, um fator relevante na avaliação das contas. Esse contexto reforça a necessidade de garantir segurança jurídica nas decisões da Corte”, ponderou o Novelli.

Ele também citou que outro ponto positivo foi o resultado primário superavitário de R$ 171.250.309,00, que superou a meta prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

“Adicionalmente, a dívida consolidada líquida manteve-se estável, passando de 40,61% em 2022 para 43% em 2023. Apesar do aumento, o índice permanece amplamente abaixo do limite de 120% estabelecido pela Resolução nº 40/2001 da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)”.

O conselheiro José Carlos Novelli destacou ainda o cumprimento dos gastos mínimos obrigatórios em educação e saúde, a observância dos limites de despesas com pessoal e os resultados primários superavitários como pontos de grande relevância.

“Esses fatores levaram à conclusão de que o déficit financeiro apurado e as demais irregularidades identificadas não possuem peso suficiente para embasar um parecer contrário à aprovação das contas”, ressaltou o relator.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora