Connect with us

Cuiabá

Secretaria de Saúde promove Dia D da campanha Novembro Azul nas UBS da regional Oeste, reforçando saúde sexual e reprodutiva dos homens

Publicado

em

O mês de novembro mais uma vez se destaca como o período dedicado à conscientização sobre a saúde masculina. Em Cuiabá, a campanha Novembro Azul ganhará um dia especial de ações nas unidades básicas de saúde da regional Oeste: no dia 23 de novembro, das 8h às 16h, as UBS abrirão suas portas para oferecer uma série de serviços e atividades direcionados ao público masculino. As demais UBS desenvolverão atividades ao longo do mês.

Com base nas orientações do Ministério da Saúde para o Novembro Azul de 2024, a campanha tem como foco a saúde sexual e reprodutiva masculina. Durante o Dia D, as UBS vão oferecer uma série de serviços e atividades, incluindo consultas médicas e odontológicas, testes rápidos de sífilis, hepatites B e C e HIV, além de aferição de pressão arterial e orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Profissionais da saúde estarão disponíveis para realizar rodas de conversa sobre qualidade de vida e cuidados específicos para a saúde reprodutiva dos homens.

Entre as ações previstas, está o incentivo para que os homens participem mais ativamente do planejamento familiar e do pré-natal de suas parceiras. A campanha reforça a importância de, pelo menos, duas consultas para os parceiros das gestantes, promovendo o engajamento masculino no acompanhamento da gestação e na paternidade ativa.

Para Elizete dos Santos, responsável técnica pela Saúde do Homem em Cuiabá, o envolvimento dos homens nessas discussões e ações preventivas é essencial. “Queremos que os homens cuidem mais da própria saúde e compreendam que eles também têm um papel importante na saúde da família. Muitas vezes, o homem acaba ficando de fora dessas conversas sobre saúde reprodutiva e familiar, mas o Novembro Azul é uma oportunidade para chamar a atenção para isso e incentivá-los a participar. Com o Dia D, esperamos que eles se sintam mais acolhidos e informados sobre temas fundamentais para o bem-estar deles e das suas famílias”, afirmou.

Confira as UBS que participarão do Dia D:

USF Cidade Alta

USF Cidade Verde

USF Jardim Independência

USF Novo Terceiro

USF Sucuri

USF Ribeirão da Ponte

USF Jardim Araçá / USF Santa Amália

USF Santa Isabel I e II

USF Santa Isabel III

USF Despraiado I e II

USF Novo Colorado I e II

USF Ribeirão do Lipa

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Acesso ao Distrito do Sucuri estará totalmente interditado para detonação de explosivos

Publicado

em

Por

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública informa que haverá interdição total do acesso ao Distrito do Sucuri nesta terça-feira (2), no período da tarde, em razão de uma operação de detonação de explosivos nas obras do Contorno Norte, conduzidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra). Trata-se da MT-400, prolongamento da Av. Antártica.

A interdição está prevista para ocorrer das 16h30 às 17h30, podendo haver pequenos ajustes conforme as condições operacionais e de segurança da atividade.

Durante esse período, o tráfego de veículos e a circulação de pessoas no local estarão totalmente bloqueados, como medida preventiva para garantir a segurança da população e das equipes que atuam na obra.

A orientação é que os moradores, trabalhadores e demais usuários da via programem seus deslocamentos com antecedência.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora