Connect with us

Cuiabá

Secretaria promove chá da tarde para moradoras do bairro 1º de Março e reforça ações do ‘Mês da Mulher’

Publicado

em

“Exemplos de luta, garra e superação. Sim, falamos das  mulheres. E no mês dedicado à elas não poderíamos deixar de homenageá-las”. A frase é da secretária Municipal da Mulher, Cely Almeida, durante um ‘chá da tarde’ especialmente elaborado para garantir carinho e informações às moradoras do bairro 1º de Março. A iniciativa reuniu cerca de 200 mulheres e foi realizada na tarde de quarta-feira (1).

A programação contou com palestra sobre o empoderamento feminino e o combate à violência doméstica. A palestra foi ministrada pela psicóloga Marialice Mundin, esposa do vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa.

Também foram ofertados diversos serviços de beleza, como massagem, manicure, corte de cabelo, escova.

Para a psicóloga Maralice, o evento mostra o trabalho de valorização da mulher desenvolvido pela gestão municipal que conta com a parceria e integração de diversas secretarias.

“Esse é um momento de troca de experiência, onde podemos contar nossas histórias, nossa motivação e mostrando a beleza da vida para cada uma delas”, afirmou.

De acordo com a dona de casa, Edna Patrícia, o evento evidencia o cuidado que a gestão Emanuel Pinheiro tem para garantir ainda mais qualidade de vida às  mulheres.

“Sabe quando você se sente amada e cuidada? Então, foi bem isso. Eu quero que chegue logo o ano que vem ou que seja marcado outro momento assim”, contou a moradora.

Segundo a secretária Municipal da Mulher, Cely Almeida, comemorar o mês da mulher é gratificante e o período serve para reafirmar e lembrar as histórias de superação e luta ao longo dos anos, assim como a conquista de muitos direitos.

Ela ainda reforçou que a ação como a programação de março foi planejadqa  e desenvolvida pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, que destacou a importância de homenagear e garantir o acesso a informações sobre a rede socioassistencial e direitos.

“Cuiabá desenvolve uma política pública com ações relevantes em prol das mulheres, garantindo capacitação profissional, autonomia financeira, atendimento social, psicológico e jurídico. Como tradicionalmente acontece anualmente, ao longo do mês da mulher, realizamos ações de promoção e ampliação dos serviços e estamos aqui para reforçar que nossa Secretaria está aberta para acolher todas as mulheres que necessitarem dos nossos serviços”, explica.

Uma das colaboradas do chá da tarde, foi Mara Evangelista, que também é coordenadora do ‘Projeto, Quero Viver’. Ela explica que a ação social auxilia mulheres que tiveram uma gravidez não planejada, oferecendo apoio psicológico, médico e também na oferta de doação do  enxoval, leite e fraldas.

“Nosso projeto acolhe, principalmente, mulheres que por algum motivo desejaram interromper a gravidez não planejada. Primeiro tentamos entender o motivo dessa insatisfação da gravidez e mostramos para elas a importância de uma vida. Nós as auxiliamos e para nós é uma alegria participar de ações em conjunto a Secretaria da Mulher, onde podemos divulgar nosso trabalho”, pontuou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá intensifica mutirão de tapa-buracos em 9 bairros e vias estruturantes

Publicado

em

Por

Nesta quarta-feira (22), as equipes de tapa-buracos realizam o serviço nos bairros Residencial Coxipó, Cohab São Gonçalo, Jardim Gramado, Nossa Senhora Aparecida, Jardim Comodoro, São José e Jardim Buriti, todos na região Sul da Capital. E ainda, no Pedregal, Renascer e demais obras emergenciais em pontos de maior fluxo na cidade, onde surgem demandas de reparo. A ação é desenvolvida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, e não parou nem mesmo no feriado do dia 21 de abril, quando quatro equipes mantiveram os trabalhos nos bairros Coophema e Jardim Gramado.

“O Jardim Gramado é um bairro grande, e graças a Deus os buracos são pontuais e a Prefeitura de Cuiabá está trabalhando no bairro. Na segunda-feira (20), estiveram na Rua Imburana, atuando nos reparos dos buracos, isso é muito bom”, explicou o presidente do bairro Valdenir Arruda de Faria, popularmente conhecido como Viola.

Outras quatro equipes que atuam no mutirão estão tapando buracos nos bairros Nossa Senhora Aparecida, Jardim Buriti e Jardim Comodoro. Enquanto algumas fazem trechos retos e começos de travessas, “as demais fazem a costura das travessas”, ou seja, seguem o mutirão nas vias transversais do bairro, conforme explicou um dos operadores da equipe. A Rua J-10 seria uma das vias com percurso direto. Mas outras ruas, como a H-8, entre outras, recebem a ação.

Márcio Ramos é morador do bairro São José, que faz divisa com o Jardim Comodoro e Nossa Senhora Aparecida. Ele conhece a realidade do local, mora desde o tempo de criança, época em que não havia asfalto e a região ainda era mato. Para ele, resolvidos os buracos, a preocupação será com a velocidade dos veículos.

“A avenida estava bem feia com tantos buracos e fazia bastante tempo que esperávamos essa benfeitoria. As pessoas se queixavam que estavam caindo com o carro dentro dos buracos, estragando o veículo, furando pneu, essas coisas. Agora, com o tapa-buraco, vai resolver tudo. Mas agora vão acelerar a velocidade, já faziam isso mesmo com buracos. Faltam quebra-molas para dar uma freada nos apressadinhos que gostam de correr”, pontuou.

Lidiane Almeida concorda com a declaração de Márcio, por ser uma avenida em que descem muitos carros e muitos caminhões, por conta da transportadora que tem nas proximidades, portanto, o fluxo é grande. “Aqui não passa ônibus, não é linha de ônibus, mas é uma rua de grande movimento, precisa de um redutor de velocidade”, explicou.

Lidiane revelou que fazia tempo que esperavam pela ação de tapa-buracos. “Faz um bom tempinho. A gente está precisando que deem uma olhada aqui para o nosso bairro, uma melhoria a mais, como o quebra-molas, por exemplo. Mas receber o mutirão de tapa-buracos é muito bom, muito satisfatório. Os moradores é que sabem o quanto faz a diferença”, pontuou.

Além do mutirão em andamento na região Sul, também há equipe executando serviços emergenciais em vias estruturantes, devido ao fluxo intenso de veículos que recebem diariamente.

No feriado

Quatro equipes que atuam no mutirão de tapa-buracos não pararam nem mesmo no dia 21 de abril, feriado nacional que homenageia Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), mártir da Inconfidência Mineira, e atuaram nos bairros Jardim Gramado e Coophema. Entre as ruas atendidas estão: Anápolis, Nova Iguaçu, Marajó, Blumenau, Joinville, Camamu, Barbacena, Tremembé, Maringá e Jundiaí, no Coophema. E as ruas Presidente Prudente, Angico, entre outras, no Jardim Gramado.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora