A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Paranatinga, com apoio da Polícia Militar, deflagrou na sexta-feira (01.03), a Operação Saturação, com foco em ações de fiscalização e abordagens de pessoas e estabelecimentos comerciais para apreensão de drogas, armas e outros objetos de origem ilícita.
A operação integra os trabalhos da Operação Erga Omnes, deflagrada dentro do planejamento da Polícia Civil de Mato Grosso para combate às ações de facções criminosas no estado.
A ação resultou na abordagem de oito estabelecimentos e na apreensão de dois veículos, diversas porções de entorpecentes, sendo 38 porções de maconha, 60 porções de pasta base e 32 porções de cocaína, além de aparelhos celulares, material para embalo da droga e aproximadamente R$ 480 em dinheiro.
Seis pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. A apreensão da droga e prisão dos suspeitos foram realizadas em um local conhecido como “Faixa de Gaza”, notoriamente conhecido no município como ponto de tráfico de drogas.
Segundo o delegado de Paranatinga, Gabriel Conrado, as ações com foco no combate ao tráfico, assim como à atuação de facções criminosas serão constante no município. “A Polícia Civil está intensificando as ações de combate à criminalidade no município, em especial ao tráfico de drogas, que fomenta outros tipos de crime”, disse o delegado.
Quinze policiais civis de Mato Grosso participaram do Curso Básico de Segurança de Autoridades, ministrado pela Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), entre os dias 13 a 17 de abril, em Cuiabá.
Com duração de cinco dias, carga horária de 40 horas, a capacitação é direcionada para a proteção de dignitários e conta com a supervisão pedagógica e certificação da Academia de Polícia Judiciária Civil (Acadepol).
Foram abordados temas como planejamento de segurança pessoal; avaliação de riscos e ameaças; rotinas seguras e prevenção; técnicas de escolta; técnicas de fuga; formação de equipe de segurança; procedimentos em eventos públicos; direção defensiva e evasiva; condução segura em situações de risco; dentre outros assuntos.
O treinamento faz parte do plano estratégico de formação continuada, visando aperfeiçoar e instruir servidores que exercem a função de assessores e condutores de viaturas dos diretores da instituição.
O principal objetivo do curso é habilitar e preparar os policiais civis para que possam acompanhar os diretores com mais técnica e de forma diferenciada de atuação profissional, proporcionando um grau maior de segurança para as autoridades.
O Curso Básico de Segurança de Autoridades trabalha a qualificação alinhada com procedimentos empregados pela Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), a qual possui a atribuição institucional dessa atividade.