Connect with us

MATO GROSSO

Seleção masculina de MT conquista o 3º lugar na etapa nacional da Taça das Favelas

Publicado

em

Pela primeira vez na história, a seleção masculina de Mato Grosso conquistou o 3° lugar na etapa nacional da Taça das Favelas 2023. A conquista aconteceu nesse domingo (17.12) pelas semifinais da competição, em São Paulo. No feminino, o estado ficou na 9ª colocação.

A seleção do Espírito Santo abriu o placar ainda no primeiro tempo, mas os atletas de Mato Grosso conseguiram o empate no segundo tempo. A disputa foi para os pênaltis e acabou em 5 a 3 para os capixabas, que vão disputar a final contra o Rio de Janeiro.

O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Carvalho Neves, parabenizou os 33 meninos e meninas que deram o melhor para representar com orgulho o Estado. “Todos estão de parabéns porque levaram o nome de Mato Grosso para o maior torneio de futebol entre favelas do mundo. É gratificante ver o quanto nossos jovens se esforçaram, fizeram bonito e conquistaram o melhor resultado da nossa seleção estadual na competição”, destacou.

Para o presidente da Central Única das Favelas de Mato Grosso (CUFA), Anderson Zanovello, os resultados obtidos pela seleção mato-grossense nas duas categorias revelam o alto nível na competição.

“A cada ano estamos ocupando espaço e melhorando o desempenho na etapa nacional. Conseguimos classificar, na fase de grupos, como cabeça de chave, no masculino, e alcançamos o terceiro lugar no campeonato nacional pela contagem de pontos. Já as meninas, na classificação do campeonato ficaram em nona posição. É uma performance melhor do que ano passado e vamos vir mais fortes em 2024”, disse Anderson.

A ida das seleções de Mato Grosso para São Paulo é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura e Lazer (Secel-MT), Cufa-MT e Associação de Desenvolvimento Social das Favelas, além das demais parcerias.

Cufa

A Cufa é uma organização brasileira reconhecida internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural. Existe há 20 anos. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas, principalmente negros, que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente a sua vontade de viver.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Estudantes podem se inscrever para 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil até 24 de abril

Publicado

em

Por

Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.

A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.

Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.

O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.

Inscrições

As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.

A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.

Premiação

A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.

A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.

As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.

18º Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Cronograma

Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril

Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026

Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026

Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026

Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026

Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026

Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026

Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026

Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026

Final Presencial – 29/08/2026

Cerimônia de Premiação – 30/08/2026

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora