Connect with us

MATO GROSSO

Sema apreende redes, cevas fixas, anzóis e pescado durante operação contra pesca predatória na baixada cuiabana

Publicado

em

Equipe de fiscalização de pesca da Secretaria de Estado Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) apreendeu 21 redes de empalhar, retirou 52 cevas fixas e 136 anzóis de galho em operação realizada nos rios Manso e Cuiabazinho. Todos os produtos apreendidos foram incinerados no local.

A fiscalização, que ocorreu ao longo da última semana e terminou no domingo (26.05), foi realizada em conjunto com policias da 3ª Companhia Independente da Polícia Militar. Durante a operação foram percorridos 73 quilômetros de rio. Ao todo, 52 pessoas foram abordadas e receberam orientações sobre a lei da pesca e 17 embarcações vistoriadas.

“A operação foi organizada devido a quantidade de denúncias de pesca predatória nos rio Nobres e Cuiabazinho, principalmente de uso de redes. O intuito é coibir estas infrações ambientais e orientar os pescadores e turistas para que obedeça a legislação da pesca em vigência e também a questão de caça por ser uma região com muitas chácaras”, explica o servidor da Coordenadoria de Fiscalização de Pesca da Sema, Rinaldo Wagner Almeida.

Além da ação embarcada, os fiscais também realizaram patrulhamento terrestre de rotina na região de Croará, em Barão de Melgaço, e apreenderam, durante vistoria a um veículo, 22 quilos de pescado com tamanho inferior ao permitido por lei e transporte de espécies que devem ser preservadas de acordo com a Legislação.

O responsável foi multado em R$ 52,9 mil e o pescado doado à casa de apoio aos idosos, em Santo Antônio de Leverger.

Foram apreendidos 14 exemplares de pacú, 7 piraputanga, 3 piavuçú, 3 bagre, 1 pacupeva e 1 barbado. O infrator foi encaminhado à delegacia, junto com os pescados e o veículo, para as medidas cabíveis.

Denúncias

A pesca ilegal e outros crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente pelo 0800 065 3838, pelo aplicativo MT Cidadão ou em uma das regionais da Sema.

Quem se deparar com algum crime ambiental também pode denunciar por meio do contato da Polícia Militar 190.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Com apoio da Sedec, corrida de aventura reúne atletas de sete estados em Cuiabá

Publicado

em

Por

Iniciativa esportiva apoiada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento de Econômico de Mato Grosso (Sedec), por meio da Adjunta de Turismo, o Ultramacho levou mais de mil atletas a Cuiabá neste sábado (22.06), para participar da corrida noturna Toroari.

O evento reuniu atletas de 7 estados brasileiros e 40 municípios de Mato Grosso, movimentando o turismo, a rede hoteleira e o comércio local.

Os corredores se dividiram em provas de corrida em trilha, com distâncias de 6 km, 11 km e 21 km, sob o céu noturno na saída de Cuiabá, no condomínio Cidade Jardim.

A Sedec participou do evento com o estande do projeto Descubra Mato Grosso, no qual foram realizadas ativações com sorteio de brindes. A equipe da Secretaria levou informações sobre o turismo mato-grossense e distribui materiais relacionados ao turismo do Estado.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, iniciativas como a Ultramacho fomentam a economia do locais que passam e estimulam o turismo de aventura.

“Os competidores vieram de Sergipe, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Santa Catarina e do interior do Estado, como Primavera do Leste, Rondonópolis e tantas outras cidades para participar da corrida, não sendo apenas os moradores locais. São atletas de todos os cantos, o que traz movimento em hotéis e restaurantes. Essa é uma das bandeiras do Governo do Estado, o desenvolvimento dos municípios e a economia girando de diversas maneiras”, afirmou o secretário.

A secretário adjunta de Turismo, Maria Letícia Arruda de Morais Costa, explicou que a competição faz parte do turismo de aventura e o Descubra Mato Grosso é parceiro levando o turismo local.

“O Ultramacho é turismo de aventura, onde diversos competidores viajam para correr em meio a natureza, seja durante o dia ou pela noite, como foi a Toroari. O Descubra Mato Grosso trabalha em parceria com os organizadores nesses eventos, para impulsionar o turismo mostrando as belezas e possibilidade locais. O Governo tem melhorado a infraestrutura turística e precisamos fazer o trabalho de promoção desses pontos para que os turistas acessem”, disse Maria Letícia.

O Ultramacho possui um calendário de provas anual voltado para o ciclismo e corrida de trilha, o qual é realizado em diversos destinos turísticos de Mato Grosso. Cuiabá recebeu a terceira prova do ano. A primeira foi realizada em Campo Verde e a segunda em Primavera do Leste.

Cristiano Ben Ayres, de Aracaju (SE), participou da prova de 6km. “Vim prestigiar esse evento, pois é uma referência de corrida aventura no Brasil. É uma prova desafiadora e os organizadores estão de parabéns”, pontua o atleta.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora