A agenda da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para a próxima semana será marcada por feriado nacional, discussões na área da saúde e sessões solenes. A Comissão de Saúde se reúne com o secretário Juliano Melo para tratar das 56 demissões no SAMU. A programação inclui ainda sessões ordinárias, e uma solenidade em comemoração aos 83 anos do IFMT – Campus São Vicente.
Segunda-feira (20)
Ponto Facultativo, de acordo com a Portaria da Mesa Diretora nº 67/2025.
Terça-feira (21)
Feriado Nacional, comemorado Dia de Tiradentes.
Quarta-feira (22)
Às 8 horas, reunião da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social com o secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo, para discutir as 56 demissões ocorridas de colaboradores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Cuiabá e região. Os cortes incluíram 10 condutores, 22 enfermeiros e 24 técnicos de enfermagem.
Às 9 e às 13 horas, acontecem duas sessões ordinárias no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.
Quinta-feira (23)
Às 19 horas, o deputado Faissal Calil (PL) realiza uma sessão especial para a entrega de Moção de aplausos, Títulos de Cidadão Mato-grossense e Comendas às personalidades que contribuíram de forma expressiva e relevante para o desenvolvimento e engrandecimento de nosso Estado. As homenagens acontecem no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.
Sexta-feira (24)
Sem Agenda até o fechamento desta edição.
Sábado (25)
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi (Podemos), realiza, às 10 horas, sessão especial para a comemoração dos 83 anos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus São Vicente/IFMT. O evento está marcado para acontecer na sede do Campus em São Vicente, que foi fundado no dia 14 de abril de 1943.
A Assembleia informa que a programação está sujeita a alterações ao longo da semana.
A deputada estadual em exercício, Eliane Xunakalo (PT), acompanhada por um grupo de mulheres, entregou oficialmente à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o relatório final da Câmara Setorial Temática sobre Feminicídio em Mato Grosso.
O documento, elaborado pelo grupo de trabalho liderado por Edna Sampaio, deputada em exercício na ocasião, identifica os gargalos na proteção da vida das mulheres e oferece, aos governos federal, estadual e municipais, um mapa de problemas e possíveis soluções institucionais para mudar a realidade imposta às mulheres. Mato Grosso tem liderado, proporcionalmente, o ranking nacional de feminicídios nos últimos anos.
“Espero que as recomendações apresentadas neste relatório sejam acolhidas pelos nobres deputados, porque os senhores também vieram de uma mulher. Têm filhas, sobrinhas e, com certeza, mães, tias e avós. Por isso, esperamos que nos ouçam, porque esta não é uma questão partidária, mas uma causa pela preservação da vida”, afirmou, acrescentando “também as mulheres indígenas, infelizmente, têm sofrido feminicídio e violências, que violam nosso corpo e nossa alma”, afirmou.
Eliane Xunakalo afirmou que todos os dias há relatos, nos noticiários, de mulheres sendo mortas, estupradas e sofrendo violências. “Mas, infelizmente, não temos visto nenhum tipo de ação concreta. Precisamos de mais delegacias, que a Politec funcione onde é necessária, além, claro, de recursos, investimentos e políticas públicas, para fortalecer os aparelhos estatais de combate à violência”, defendeu.
Foto: MARCOS LOPES/ALMT
A deputada alertou para existência de onda de lista de mulheres estupráveis nas universidades. “Acredito que, para mitigar essa situação, é preciso uma educação, voltada para esse tema, nas escolas e nos lares. Além disso, o que acontece com as mulheres, com os indígenas e com os negros não deve ser tratado como mimimi. Estamos morrendo todos os dias e não vemos nenhuma ação efetiva para pôr fim a esta situação, que inclui, inclusive, lista de pessoas que podem ser molestadas, como fosse normal”, lamentou. “Por isso, precisamos tomar atitudes contra esta lista de mulheres estupráveis” concluiu a parlamentar.