Connect with us

MATO GROSSO

SES inicia projeto para fortalecimento da função gestora no SUS de MT

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) concluiu, nesta sexta-feira (27.09), a primeira oficina do projeto FortaleceSES, que tem o objetivo de fortalecer a função gestora das Secretarias de Saúde de todo o país.

A iniciativa é fruto do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde.

O projeto é executado em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e mediado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O cronograma prevê que as oficinas iniciem em 2024 e sejam concluídas em 2026, com oito módulos no total.

Realizada nos dias 26 e 27 de setembro, a primeira oficina foi conduzida por uma facilitadora do Hospital Alemão, em conjunto com o Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados (Nger) da SES, e reuniu os representantes das áreas finalísticas da pasta.

Na ocasião, foi iniciado o debate sobre os pontos prioritários a serem trabalhados. Para o secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo, será possível estabelecer fluxos mais exitosos ao longo dos dois anos de projeto.

“O projeto FortaleceSES tem o propósito de trazer um olhar mais atento para a função gestora dos serviços. A ideia é focar na resolução de problemas estruturantes, justamente para que diversas áreas tenham uma parcela da solução estratégica que será desenhada. Queremos fazer acontecer e garantir o máximo de resultados”, avaliou o gestor.

De acordo com a facilitadora do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Renata Buarque, o objetivo do projeto é apoiar o desenvolvimento da cultura de planejamento, monitoramento e avaliação dos instrumentos do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O projeto busca aprimorar o processo de monitoramento e avaliação dos instrumentos de planejamento, sobretudo o Plano Estadual de Saúde e o Planejamento Regional Integrado, garantindo a descentralização e ascendência, com base territorial, como caminho para a otimização das políticas públicas de saúde”, acrescentou.

A gestora do Nger, Claudete de Souza, relatou o produto final da primeira oficina. “Além da definição do cronograma de trabalho, organizamos o levantamento de expectativas em relação ao projeto, o estímulo ao amadurecimento da prática interprofissional e do trabalho em equipe, a promoção de reflexões sobre a prática profissional e suas implicações para o planejamento em saúde, bem como o fornecimento de subsídios técnicos que favoreçam o aprimoramento da prática de planejamento na SES”, concluiu.

O grupo de trabalho do FortaleceSES terá como atribuições o planejamento e organização das oficinas, mobilização da participação dos técnicos da SES, participação das oficinas e apoiar tecnicamente o trabalho do grupo de trabalho ampliado,; realização dos cursos ofertados na modalidade de Ensino à Distância, análise e sistematização dos produtos das oficinas e monitoramento e avaliação do plano de intervenção e dos indicadores definidos pelo grupo de trabalho ampliado.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Estudantes podem se inscrever para 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil até 24 de abril

Publicado

em

Por

Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.

A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.

Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.

O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.

Inscrições

As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.

A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.

Premiação

A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.

A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.

As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.

18º Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Cronograma

Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril

Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026

Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026

Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026

Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026

Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026

Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026

Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026

Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026

Final Presencial – 29/08/2026

Cerimônia de Premiação – 30/08/2026

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora