Connect with us

MATO GROSSO

SES promove capacitação sobre hanseníase para profissionais de saúde

Publicado

em

O projeto “Ir Para Incluir”, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realiza, nesta segunda e terça-feira (03 e 04.06), uma capacitação em hanseníase e a análise de casos para profissionais de saúde do município de Confresa.

A capacitação em hanseníase é ofertada pelo Centro de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac), em parceria com o Secretária Municipal de Saúde, na Câmara Municipal, nesta segunda-feira. Já na terça-feira (04), o conteúdo prático será desenvolvido no Centro de Reabilitação do município de Confresa, anexo à Secretaria Municipal de Saúde.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, ressaltou que a atividade incentiva os atendimentos na região e beneficia os moradores ao ofertar profissionais mais preparados para atender as demandas relacionadas à doença.

“A iniciativa tem o objetivo de aprimorar o conhecimento e as práticas dos profissionais de saúde no diagnóstico e tratamento da hanseníase, oferecendo um melhor atendimento à população”, afirmou o secretário.

A capacitação faz parte do projeto ‘Ir para Incluir’, que leva serviços especializados para as cidades do interior do Estado.

O secretário adjunto de Unidades Especializadas da SES, Luiz Antônio Ferreira, destacou o número de capacitações e avaliações clinicas em hanseníase já realizadas por meio do projeto. Até o momento, 245 profissionais foram capacitados para o manejo da hanseníase e 80 pessoas atendidas nas cinco cidades em que o projeto realizou ações em 2024.

“Em 2023, percorremos sete municípios e atendemos cerca de 2,5 mil pessoas. Nossa proposta é ampliar esse número para incluir todos que precisam de atendimento especializado”, finalizou o secretário adjunto.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Grupo chinês avalia instalar usina para transformar lixo em energia em Mato Grosso

Publicado

em

Por

Uma comitiva do Grupo Zhongtuo, conglomerado chinês ligado a grandes estatais dos setores de infraestrutura e energia da Província de Sichuan, iniciou nesta segunda-feira (1º.6) uma agenda de reuniões em Mato Grosso para avaliar oportunidades de investimento no setor energético. Entre os projetos em análise está a implantação de uma usina de tratamento de resíduos sólidos com geração de energia, empreendimento estimado em cerca de R$ 2 milhões.

Os empresários foram recebidos pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Invest MT, onde apresentaram tecnologias voltadas à transição energética e ao aproveitamento econômico dos resíduos urbanos e industriais. A missão permanece no estado até o dia 4 de junho, quando participa da FIT Pantanal Business Meeting 2026, fórum de negócios que integra a programação da FIT Pantanal, que será realizada de 4 a 7 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal.

Durante a reunião, os investidores chineses discutiram com a equipe técnica do governo estadual a possibilidade de incentivos fiscais para viabilizar o empreendimento. Também foram debatidas alternativas para produção de biometano a partir do lixo urbano e sua posterior conversão em energia elétrica, ampliando o aproveitamento energético dos resíduos gerados nos municípios mato-grossenses.

O Grupo Zhongtuo demonstrou interesse em tecnologias conhecidas como Waste-to-Energy (WTE), utilizadas para transformar resíduos sólidos em energia limpa por meio de processos térmicos controlados. Além disso, a corporação também avalia oportunidades nas cadeias de biomassa, gás natural liquefeito (GNL) e biometano.

Segundo representantes da comitiva, Mato Grosso apresenta um ambiente favorável para investimentos em energia e sustentabilidade. Os empresários destacaram que as políticas de incentivo existentes no estado tornam o projeto mais atrativo, mas ressaltaram que a viabilidade da iniciativa dependerá do alinhamento com o poder público e da construção de parcerias institucionais.

Do lado do governo estadual, a avaliação é de que a proposta pode contribuir para enfrentar um dos principais desafios dos municípios: a destinação adequada dos resíduos sólidos urbanos.

Durante o encontro, integrantes da Sedec destacaram que a questão do lixo é um problema comum a praticamente todos os municípios mato-grossenses e que a chegada de novas tecnologias pode ajudar a reduzir impactos ambientais, ao mesmo tempo em que gera energia e oportunidades econômicas.

“Além dos resíduos urbanos, também foi discutido o potencial futuro de aproveitamento de resíduos oriundos das atividades agropecuárias, segmento em que Mato Grosso concentra uma das maiores produções do país”, comentou a secretária adjunta de Agronegócios, Crédito e Energia, Linacis Vogel Lisboa.

Após o encontro na Sedec, os chineses tiveram agenda na Prefeitura de Cuiabá.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora